Negócios em Pauta 23/12/2020

em Negócios em Pauta
terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A – Sustentáveis e Conscientes

A marca de beleza vegana Love Beauty and Planet carrega sustentabilidade em seu DNA e tem como missão inspirar novas e conscientes pequenas escolhas aos consumidores. A marca se responsabiliza em reduzir sua pegada ambiental em todas as etapas de produção de cada produto. Com frascos produzidos a partir de garrafas pet coletadas de cooperativas locais, tem embalagens com plástico 100% reciclado e que depois do uso podem ser 100% recicláveis. Já pensou o que você poderia fazer com as dos produtos após eles terminarem? Em @lovebeautyandplanet_br, a marca inspira suas consumidoras a darem novas funções para as embalagens, transformando-as em vasos, porta lápis ou até mesmo uma luminária. Saiba mais em: (www.lovebeautyandplanet.com/br).

B – Santos/Guarujá

O Departamento Hidroviário iniciou a Operação Verão+Seguro, com toda a frota disponível. Ao todo, o Sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista. A travessia Santos/Guarujá terá o reforço de duas balsas, ampliando a capacidade transportada por hora em 38% na comparação a temporada do ano passado. Mesmo com a operação, é reforçada a importância de evitar viagens desnecessárias e a exposição ao risco de contaminação por COVID-19. Já na Travessia São Sebastião/Ilhabela serão nove embarcações, sendo sete balsas e duas lanchas para passageiros, que foi adotada pela primeira vez em 2019 e trouxe mais agilidade e conforto aos usuários.

C – Produtores de Vinhos

Os produtores de uva e vinho têm até o dia 3 de maio para se cadastrarem no novo Sistema de Informação de Vinhos e Bebidas (Sivibe). O sistema vai otimizar a fiscalização e o gerenciamento das declarações de viticultores, vitivinicultores e vinicultores. O cadastro foi estabelecido por uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, publicada em novembro, que deu prazo de 180 dias para o registro. O sistema permite o envio pelos produtores das declarações sobre áreas cultivadas, quantidade produzida na safra por variedade e a destinação desta produção. Também permite a comprovação e análise desses dados por parte da fiscalização agropecuária, visando o controle da produção vinícola nacional. Para se cadastrar, o produtor deve acessar o módulo vitícola e informar alguns dados e endereço com coordenadas geográficas.

D – Gasto com Pets

Os brasileiros estão gastando mais com seus animais de estimação. De acordo com o Guiabolso, plataforma que facilita e melhora a gestão financeira das pessoas ao organizar seus orçamentos, o aumento foi de quase 10% na comparação de novembro de 2019 com novembro deste ano. Passou do valor médio de R$ 88,67 (para R$ 97,04, de acordo com pessoas cadastradas no Guiabolso que têm custos, por exemplo, com compra de ração e veterinário. Segundo o IBGE, 46,1% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro em 2019. Já os gatos eram parte de 19,3% dos lares brasileiros. Em números reais, são 47,9 milhões de domicílios com ao menos um cão ou gato. A expectativa para o setor pet no Brasil é de uma alta de 4,6% neste ano em relação aos valores do ano anterior, segundo a Euromonitor.

E – Programa de Estágio

Com atuação em diferentes segmentos do setor de infraestrutura do país, incluindo mineração, construção, petróleo e gás, energia, indústria, agronegócio, entre outros, o Grupo Sotreq está oferecendo 63 vagas em diferentes cidades de 11 estados brasileiros para recém-graduados de diversas áreas do conhecimento, como administração, contabilidade, comércio exterior, direito, economia, logística, ciência da computação, gestão de sistemas de informações, informática, relações internacionais, comunicação social, design instrucional, design gráfico, marketing, matemática, publicidade e engenharia. Os candidatos também devem ter conhecimento do pacote Office e inglês intermediário. inscrições até 22 de janeiro, por meio do link: (https://bit.ly/38dqxF0).

F – Recuperação e Expansão

A sexagenária companhia de mobilidade urbana Itapemirim sonha em retomar o rumo do crescimento. Depois de anunciar que está praticamente liquidando os seus encargos previstos na recuperação judicial (algo que deve acontecer no primeiro trimestre de 2021), o grupo está investindo pesado para decolar voo com a ITA Transportes Aéreos. Segundo Sidnei Piva, controlador da operação, o objetivo é disputar o mercado em pé de igualdade com as grandes do setor aéreo brasileiro. Para isso, a empresa deve anunciar, em breve, a abertura de 1.500 vagas de emprego para essa vertente. Os cargos vão desde perfil administrativo até a pilotos e comissários de bordo. O executivo garantiu, ainda, o lançamento de pelo menos 300 vagas para reforçar a frota rodoviária da Viação Itapemirim neste fim de ano. Fonte: Abifer.

G – Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de mestrado, com início no primeiro semestre de 2021. São 37 vagas disponíveis, distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: Aprendizado de Máquina e Processamento de Línguas Naturais; Sistemas de Automação e Robótica; Engenharia de Software; Banco de Dados; Interação Humano-Computador; Arquitetura de Computadores; Computação Ubíqua; Computação de Alto Desempenho e BigData; e Processamento de Imagens e Sinais. A inscrição e o envio dos documentos indicados no edital deverão ser realizados exclusivamente pela Internet, até o dia 3 de janeiro. Mais informações em: (http://ppgcc.dc.ufscar.br).

H – Startups e Corporações

O Bradesco está entre os 25 “Open Innovation Challengers” do Corporate Startup Stars Awards 2020, premiação global que reconhece as companhias mais ativas em iniciativas de inovação aberta, por meio de indicações de startups convidadas, com ambiente colaborativo entre startups e grandes corporações. A ação é organizada pela consultoria internacional Mind The Bridge em parceria com a Câmara de Comércio Internacional (ICC). Com sua primeira edição global, esta premiação já está em sua quinta edição e é umas das mais prestigiadas da Europa. O Bradesco atua desde 2014 com startups e fintechs por meio do ecossistema inovabra, composto por oito programas de ação complementares, sendo eles: habitat, lab, ventures, internacional, hub, startups, polos e pesquisa.

I – Montagem de Supercomputador

A Petrobras começou a receber os equipamentos que compõem o supercomputador denominado “Dragão”, computador de alto desempenho que proporcionará maior performance no processamento geofísico, reduzindo riscos geológicos e operacionais. A companhia vem reforçando o investimento em computadores de alto desempenho e, em menos de dois anos, colocou em produção nove supercomputadores, inclusive os dois maiores da América Latina (Atlas e Fenix), que também têm como função o processamento de dados geofísicos. O supercomputador Dragão terá a capacidade de processamento equivalente à soma de quatro milhões de telefones celulares ou de cem mil laptops modernos.

J – Mercados para Exportação

A JBS expandiu as exportações em 2020 para 11 novos países por meio de suas empresas controladas no Brasil: Seara e Friboi. Os novos mercados são Indonésia, Libéria, Antígua e Barbuda, Senegal, Ilhas Maurício, Casaquistão, Trindade e Tobago, Uzbequistão, Nigéria, Vietnã e Etiópia. A companhia exportou um mix de produtos de proteínas bovina, de frango, com destaque para um relevante crescimento de proteína suína. A Indonésia é um dos países que liderou a importação, superando 1.600 toneladas neste ano. Com os novos mercados, a JBS já ultrapassa a marca de exportação para mais de 150 países. A JBS é a segunda maior companhia de alimentos do mundo e a maior de proteína animal (https://jbs.com.br/).

K – Fusão FCA e PSA

A Comissão Europeia aprovou a fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA, dona de Peugeot e Citroën, desde que a operação respeite os compromissos assumidos pelas empresas para garantir a concorrência no mercado. Prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2021, a fusão criará o quarto maior grupo automotivo do mundo em volume de produção, atrás de Volkswagen, Toyota e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A companhia resultante da operação se chamará Stellantis e reunirá as marcas Fiat, Chrysler, Alfa Romeo, Dodge, Maserati, Jeep, Ram, Lancia, Abarth, Citroën, Opel, Peugeot, Vauxhall e DS Automobiles. A sede será nos Países Baixos, atual base legal da Fiat Chrysler, com ações cotadas em Milão, Paris e Nova York (ANSA).