Negócios em Pauta 23/12/2015

em Negócios em Pauta
terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A – Líderes Globais

Com uma proposta inovadora de ensino de excelência e alinhado com as expectativas da geração millennial, a Universidade Minerva está com processo seletivo aberto para a classe que inicia as aulas em setembro de 2016. O Brasil, com quatro alunos aprovados em anos anteriores, lidera o ranking de candidatos da América Latina para um dos processos seletivos. Esta fase da seleção, chamada regular application, vai até o dia 15 de janeiro. A regular application é a possibilidade de participar do programa chamado Ascent Weekend, no qual o estudante tem a possibilidade de conhecer os professores, os coordenadores dos cursos e os futuros colegas de classe. Outras informações em (https://www.minerva.kgi.edu/application/start/).

B – Atrativos Turísticos

O Complexo Turístico Itaipu foi o único vencedor do Brasil na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação da 12ª edição do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo. A premiação, concedida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), ligada à ONU, é a mais importante do planeta no setor. A entrega acontece no dia 20 de janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo de Madri. O reconhecimento ocorreu pela atuação do CTI como promotor do desenvolvimento territorial. Antes da cerimônia, no dia 18, o case de Itaipu será apresentado no fórum dos vencedores do prêmio, também em Madri.

C – Móveis e Acessórios

A Oppa, marca de móveis e acessórios de design para casa, é a primeira design shop brasileira a ser selecionada para a plataforma digital iF World Design Guide – um guia que dá acesso a oportunidades de cooperação e inspiração do bom design e forma uma forte rede para a promoção internacional do design. Os produtos que já foram premiados pelo iF Design Award foram inseridos automaticamente nessa rede como “design excellence”. Mais do que uma marca de móveis e acessórios para a casa, a Oppa é uma marca de lifestyle. Jovem, alto astral e acessível pra quem curte design e tem personalidade. Saiba mais em (www.oppa.com.br).

D – Ceia Pronta

Além dos tradicionais peru, lombo e tender, a rede de supermercados Hirota oferece opções de ceias como bacalhau à portuguesa, maminha recheada, tranche de salmão assado ao molho munier e combinado de sushi e sashimi, servido em uma bandeja colorida pronto para ir à mesa de Natal. O cardápio tem 50 itens, entre entradas, saladas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Sob o comando do chef Luís Antonio Cruz, de 48 anos e 32 anos de experiência, a cozinha do Hirota deverá produzir 12 toneladas de assados e acompanhamentos até o Natal. O segmento de alimentos prontos é um dos que mais crescem na empresa. Saiba mais em (www.hirota.com.br).

E – Setor de Vestuário

Entre os dias 26 e 28 de janeiro em Medellín, na Colômbia, acontece a Colombiatex 2016 que deve receber mais de 500 expositores e 11 mil compradores de 49 países. Nesta edição, entre as novidades estão botões resistentes ao fogo, tecidos antibacterianos, tecidos de couro falso e botões de madeira, além de placas, superabsorventes, pinos e tecidos. A plataforma destina-se à empresas na indústria da moda em busca de matérias-primas, insumos e máquinas para confecção de vestuário. Uma oportunidade dos empresários avaliarem as novas propostas, conquistarem novos compradores e tornarem o seu negócio mais competitivo. Informações (http://colombiatex.inexmoda.org.co/).

F – Veículos Comerciais

A Mercedes-Benz do Brasil alcança o maior volume de veículos comerciais vendidos no mercado brasileiro em 2015. A Empresa encerra o ano com o expressivo número de 33.000 unidades emplacadas entre caminhões, ônibus e comerciais leves. Isso representa cerca de 1/3 do volume de 110 mil unidades comercializadas no mercado, considerando os três segmentos. Mesmo diante de um mercado altamente retraído, devido a crise econômica no Pais, a Empresa projeta fechar 2015 com a comercialização de cerca de 18.000 caminhões (6 ton.), 8.200 mil ônibus (8 ton.) e 6.800 veículos das linhas Sprinter e Vito.

G – Campo da Educação

A Unicamp é a melhor universidade do Brasil segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no último dia 18 pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado é referente ao triênio 2012 a 2014, abrangendo instituições de ensino superior (entre universidades, faculdades e centros universitários e institutos federais) e de cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Foram avaliados 9.963 cursos de 2.042 Instituições de Ensino Superior do País, em 43 áreas. As notas vão de 1 a 5 e somente 24 instituições alcançaram o índice máximo. A Unicamp teve 43 cursos avaliados no triênio e foi a melhor colocada entre as universidades do País.

H – Consumo de Carne

O atual cenário econômico brasileiro não deve abalar a venda de carne bovina no fim de 2015. A Friboi, marca número 1 em carnes no Brasil, espera em dezembro um aumento de 35% no volume de vendas, em comparação com a média dos outros meses. Entre os cortes que devem puxar esse crescimento estão as tradicionais peças de picanha e maminha, indispensáveis em um churrasco de confraternização entre familiares e amigos. Outro fator importante para a boa expectativa é que tanto o Natal quanto o Ano Novo caem próximos do fim de semana, fazendo com que as festas se estendam por mais dias.

I – Estrelas do Portfólio

Seguindo as tradições da região de Champagne, na França, a vinícola a vinícola Casa Valduga dedica especial atenção à elaboração dos seus espumantes, utilizando exclusivamente o método Tradicional, também conhecido como Champenoise. O processo de maturação ocorre na cave subterrânea de espumantes da vinícola, considerada a maior da América Latina, com capacidade para mais de seis milhões de garrafas. Entre as estrelas do portfólio estão o RSV Brut, o RSV Blush e o Brut 130. Com 25 meses em cave, o RSV Brut apresenta notas marcantes de frutas tropicais, especiarias e amêndoas, resultado do equilíbrio entre o frescor do Chardonnay e a delicadeza do Pinot Noir. Mais informações (www.casavalduga.com.br).

J – Reforma & Conserto

Linha e Bainha é uma franquia de reforma, conserto e personalização de roupas, que possibilita que o cliente “esteja sempre na moda” e atualizado. Entre os serviços oferecidos estão: barra, bordados e monogramas, tingimentos, customização de peças, cerzido invisível, colocação de zíper, reprodução de peças e ajustes de todos os padrões em todos os tipos de tecidos e peças. Atualmente a marca possui 21 unidades. Todas as lojas apresentaram um aumento na procura por seus serviços. Antes da crise, os mais procurados eram ajuste da barra, colocação de zíper e pence. Agora, o tingimento, customização e ajustes de peças têm sido os serviços mais procurados. Saiba mais em (www.linhaebainha.com.br).

K – Exposição de Presépios

Até 10 de janeiro de 2016, os visitantes do Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500 – Portão 2) serão agraciados com a exibição de mais de 40 presépios pertencentes ao o Museu de Arte Sacra, ao Memorial da América Latina à Superintendência do Trabalho Artesanal e acervo dos palácios do governo. No percurso, térreo da sede do governo, as peças expostas sobre preciosas arcas, arcazes, oratórios e mesas dos séculos 17, 18 e 19. Produzidos de modo artesanal ou industrializado, os elementos da cena do Nascimento de Jesus são feitos com diversificados materiais e técnicas, bem como o estilo e a ornamentação, com características próprias de onde foram produzidos.

L – Consumo de Bebidas

O Programa da Ambev Na Responsa acaba de alcançar a marca de mais de 9 milhões de pessoas impactadas por meio de ações de comunicação que visam coibir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Desde a sua criação, em 2010, o projeto conseguiu impactar diretamente mais de 20 mil jovens, reunir mais de 140 mil pessoas em eventos e capacitar mais de seis mil educadores por meio de uma rede de 22 ONGs de quatro Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Outro importante resultado foi a arrecadação de mais de R$ 100 mil com o Convite de Responsa – pelo qual funcionários e parceiros da cervejaria podem ir a eventos patrocinados pela Ambev pagando um valor simbólico.

M – Líder na Europa

A Ford liderou o segmento de picapes no mercado europeu este ano, com a Ranger. Agora em 2016, a empresa prepara o lançamento da Nova Ranger naquele continente, assim como no Brasil e em outros mercados globais. A Ford também anunciou na Europa que sua nova picape recebeu a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, o mais rigoroso do gênero no mundo. A sua participação nos principais mercados europeus saltou de 11,7% em 2012 para 23,5% em 2015, ultrapassando tradicionais concorrentes e assumindo a liderança do segmento.

N – Conceito Inovador

À primeira vista pode parecer um concorrente das plataformas de aluguéis de curta duração, mas, na verdade, a start-up resgata o verdadeiro conceito da “economia colaborativa”: não há a ideia de lucrar graças ao outro, mas de colaborar. Assim, o turismo sob uma nova ótica é a proposta do NightSwapping (“troca de noites” na tradução do inglês). Quando hospeda um membro, ganha noites que pode usar para acomodar-se na casa de um outro membro. Por exemplo, se acolhe um viajante, oferecendo sua residência inteira ou um quarto de visita, durante 1 semana, ganha o equivalente a 7 noites que pode usar como quiser, hospedando-se na casa de um ou diferentes membros da comunidade NightSwapping. Mais informações em (www.NightSwapping.com).