Negócios em Pauta 23/06/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 22 de junho de 2021

A – Recorde na movimentação de cargas

O Porto de Santos estabeleceu em maio novo recorde de movimentação de cargas para o mês ao atingir 14 milhões de toneladas, alta de 7,3% sobre a maior marca anterior para maio, registrada em 2020. É o segundo melhor resultado mensal da história do Porto, atrás somente de março deste ano (15,2 milhões de toneladas). Maio marca também o quinto recorde consecutivo no ano – janeiro, fevereiro, março e abril de 2021 já tinham superado as próprias marcas. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o movimento atingiu 63 milhões de toneladas, 8,1% superior na comparação anual, o que caracteriza também recorde para o período. A soja em grãos a granel se manteve como a principal carga responsável pelo bom desempenho das exportações, atingindo um volume de 4,1 milhões de toneladas no movimento mensal e 17 milhões de toneladas no acumulado do ano.

B – Cursos de Graduação

A Fundação Getulio Vargas recebe inscrições para o processo seletivo de ingresso nos seus cursos de graduação, para preenchimento de vagas remanescentes, em duas modalidades: portadores de diploma e transferência externa. As informações completas sobre os editais e inscrição estão disponíveis no site: (https://vestibular.fgv.br/graduacao/formas-de-ingresso/transferencia-externa). Em Brasília, a Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG) recebe inscrições até a próxima sexta-feira (25). Há vagas disponíveis para o curso de Administração Pública – 10 para o 2º semestre; e mais 10 para o 4º semestre. A seleção dos candidatos será feita por meio da análise do Histórico Escolar e entrevista virtual.

C – Recolocação Profissional

Com a proposta de capacitar mulheres para atuar em áreas relacionadas à Digitalização, aumentando as chances de empregabilidade e recolocação profissional, a Câmara Brasil-Alemanha promove a segunda edição do Women Going Digital, capacitação 100% online e gratuita, que neste ano tem 400 vagas disponíveis. O curso faz parte de um projeto cofinanciado pelo Governo Alemão por meio da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit e irá selecionar mulheres em situação de vulnerabilidade, desempregadas e/ou com baixa renda. É necessário ter, no mínimo, 18 anos, além de Ensino Médio completo, inglês básico e conhecimento básico do pacote office. Inscrições por meio do site: (https://www.ahkbrasilien.com.br/projetos/women-going-digital).

D – Soluções da Indústria 4.0

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) está com inscrições abertas para o Prêmio ABII 2021, reconhecido por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. O prêmio, que está em sua 4ª edição, está alinhado a missão da entidade, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas no Brasil. Neste ano, a grande novidade é que o prêmio é aberto para qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 e não apenas para as empresas. Inscrições neste link: (https://tinyurl.com/8padyb5u). Mais informações: (www.abii.com.br).

E – Marketing, TI e Administração

Fintech de crédito educacional, a Elleve, empresa jovem dedicada ao financiamento de cursos técnicos e na educação profissionalizante voltada ao mercado de trabalho, anuncia abertura de 8 vagas, dentre elas, para desenvolvedor back-end, desenvolvedor front-end, estagiário para área administrativa e marketing e atendimento ao cliente. Com sede em São Paulo, as vagas para tecnologia podem ser remotas e, as demais, necessitam ser presenciais. As vagas são para o regime CLT e PJ, e para envio de currículo o e-mail é: ([email protected]).

F – Educação Empreendedora

O Instituto Êxito de Empreendedorismo firmou parceria com a Prefeitura Municipal do Ipojuca, em Pernambuco, que objetiva estimular a educação empreendedora e contribuir ainda mais na formação profissional da população da cidade, que conta mais de 90 mil habitantes. A capacitação será através da plataforma de cursos online do Instituto, que possui mais de 600 conteúdos. Os cursos disponíveis são em áreas como empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, carreira, marketing, negócios, comércio, entre outras. Para acessar os mais de 600 conteúdos, incluindo os cursos gratuitos e as palestras da plataforma virtual, basta navegar no site da Instituição (exito.app.toolzz.com.br/IPOJUCA), inserir o código IPOJUCA, realizar o cadastro e, a partir daí, navegar em todo o conteúdo disponível. Saiba mais em (www.institutoexito.com.br).

G – Modelos Premium

A primeira fábrica do BMW Group em solo brasileiro apresenta motivos importantes para celebrar sua trajetória. A planta de Araquari, em Santa Catarina, acaba de atingir 70 mil veículos produzidos para os mercados do Brasil e de exportação aos países do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), desde a sua inauguração em 2014. Modelo mais produzido em Araquari e protagonista dessa celebração, o autêntico e versátil BMW X1 conquistou o importante marco de 35 mil unidades produzidas e é um dos modelos premium mais vendidos do país. A unidade 70 mil da fábrica é um BMW X1 sDrive20i X-Line na cor azul phytonic com interior oyster. O BMW Série 3, o BMW X3 e o BMW X4 também são produzidos no complexo fabril do município catarinense. Outras informações: (www.bmw.com.br).

H – Trabalho Remoto

A Invillia, multinacional brasileira reconhecida por desenvolver inovações para game-changers globais, que tem tido crescimento acelerado e gerado grandes oportunidades de emprego, está com 65 vagas para trabalho remoto para as posições de Android Pleno/ Sênior, Delivery Leader, QA Pleno/ Sênior, Java Pleno/ Sênior, Front End Sênior, UX/UI Sênior, Fullstack Senior Java/ React, Node Sênior, React Native Mobile e PHP Sênior. A empresa está investindo em programas de captação, retenção e preparação de profissionais. Atualmente, conta com três programas destinados ao processo seletivo de estagiários, a busca de talentos e preparação de mulheres que deram uma pausa na carreira e pretendem voltar a trabalhar com tecnologia. Saiba mais em (https://invillia.gupy.io/#section-jobs).

I – Carbono Verde

O 20º Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3, deverá reunir milhares de especialistas no dia 2 de agosto, das 9h00 às 13h30, para abordar o tema central ‘Nosso Carbono é Verde’. O agronegócio é um dos setores mais promissores para fomentar o mercado de carbono, uma vez que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, sequestrar esse elemento da atmosfera e armazená-lo no solo. Para tratar dos diferentes aspectos ligados ao mercado de carbono verde, o evento terá três painéis: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo, e O Futuro do Agro no Comércio Mundial. As inscrições para participar do evento online estão abertas e são gratuitas no site (www.congressoabag.com.br).

J – Gestão e Planejamento

A Associação Brasileira de Planejamento Financeiro oferece seis cursos gratuitos para interessados em aprender a lidar melhor com dinheiro e, principalmente, em melhorar o planejamento para o futuro. Com temas que vão desde gestão financeira a planejamento sucessório, os cursos têm por objetivo aumentar a educação financeira do brasileiro, principalmente, agora em tempos de pandemia, que ela se mostrou ainda mais fundamental. O planejamento financeiro transforma a vida das pessoas. Veja as opções de cursos: Gestão Financeira, Gestão de Ativos, Planejamento da Aposentadoria, Planejamento tributário, Planejamento Sucessório e Gestão de Riscos. O link de acesso para cadastramento nos cursos gratuitos é (https://educa.planejar.org.br/ofertas/).

K – Rochas Ornamentais

Quinto maior produtor do mundo, com mais de 150 milhões de toneladas produzidas todos os anos, o setor de rochas ornamentais brasileiro acaba de ganhar um impulso para o incremento das exportações. Trata-se de um projeto do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), que garante mais de R$ 26 milhões em investimentos para promoção de negócios no exterior. O projeto se destina às empresas do setor de rochas ornamentais, já exportadoras ou que tenham o objetivo de exportar. O projeto estará amparado em quatro pilares: estimular o desenvolvimento das empresas do setor, sensibilizar a demanda quanto à diversidade de rochas do Brasil, promover a ampliação de mercados e a desconcentração das exportações, e promover a imagem do setor junto a arquitetos e designers. Saiba mais em: (www.centrorochas.org.br).