Negócios em Pauta 23/01/2020

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A – Concurso no Senado

O certame autorizado para este ano abrirá 40 vagas para a Casa. Do total, 24 serão de nível médio para o cargo de técnico de policial legislativo, enquanto as demais exigirão nível superior para o cargo de analista legislativo nas especialidades de direito, administração, arquivologia, assistência social, contabilidade, enfermagem, informática legislativa, processo legislativo, registro e redação parlamentar, engenharia do trabalho e engenharia eletrônica e telecomunicações. A banca examinadora e o edital ainda não foram definidos, mas já há site com conteúdo gratuito e informações relevantes: (https://www.senado.leg.br/institucional/datasenado/STRANS/hotsite_concurso/).

B – Programa de Talentos

A C&A, empresa que oferece produtos e experiências para conectar as pessoas por meio da moda, inicia a edição 2020 do seu Programa de Talentos. Neste ano, as vagas são para Trainee Comercial, com atuação nas áreas de Planejamento, Supply Chain e Produto, e para Liderança Distrital de Loja, com atuação em Operações de Lojas. A busca é por profissionais com formações diversas, que possuam perfil criativo, que sejam hands on, protagonistas, que gostem de desafios e estejam dispostos a fazer parte de um ambiente em transformação. O candidato deve se identificar com a cultura da C&A — ousada, jovem, alegre, dinâmica. Inscrições podem ser feitas por meio do hotsite: (https://cea.grupociadetalentos.com.br/talentoscea2020/).

C – Preferida dos Investidores

A Órama foi eleita a instituição financeira mais bem avaliada em 2019 pelos usuários do Yubb, buscador de serviços financeiros, no primeiro ranking anual da casa. Ao todo, a Órama conquistou a nota geral mais alta entre corretoras, fintechs e bancos de médio e grande portes, somando 4,64, em uma escala de 0 a 5. O ranking foi feito a partir de uma média das avaliações dos usuários do guia “Melhores Empresas de Investimentos”. Dentre os critérios avaliados pelos usuários para a votação, estavam a facilidade em usar as plataformas online, o atendimento ao cliente, os custos e as taxas praticadas pelas empresas.

D – Artistas e Bandas

O Ministério do Turismo está com cadastro aberto para apoiar artistas e bandas de consagração nacional e regional em eventos, custeados pela Pasta, através da plataforma (http://turismocommusica.turismo.
gov.br/cadban-web/#/home). O sistema tem o objetivo de dar transparência à contratação desses profissionais por gestores públicos de estados e municípios, além de apoiar os eventos que geram grande fluxo de turistas. Artistas como Luan Santana, Fafá de Belém e Bruno e Marrone são alguns dos aprovados para contratação e que possuem informações disponíveis no site. A verba é restrita a eventos gratuitos, comprovadamente tradicionais e de notório conhecimento popular.

E – Fusões e Aquisições

De acordo com levantamento exclusivo realizado pela KPMG, registrou-se em 2019 o novo recorde de fusões e aquisições no Brasil, com 1.231 transações concretizadas. O número representa crescimento de 27,3% em comparação com 2018, quando foram realizadas 967. Pela terceira vez consecutiva essas operações quebram recordes, considerando 830 em 2017. Houve aumento considerável nas transações domésticas, que saltaram de 550 em 2018 para 782 em 2019. Trata-se de um crescimento de 42,2%. As aquisições pelas empresas estrangeiras também apresentaram expansão relevante, de 19%, totalizando 374 transações em comparação às 315 de 2018.

F – Verão em Química

De 10 a 14 de fevereiro, a UFSCar realiza a 40ª edição de sua Escola de Verão em Química “Prof. Dr. José Tércio Ferreira”, com palestras, minicursos e mesa-redonda e a participação de convidados internacionais. As vagas nos minicursos são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O público do evento é formado por estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área. São quatro os minicursos que serão oferecidos, ministrados por pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. As inscrições estão abertas no site do evento (www.evqdq.ufscar.br) até 7 de fevereiro.

G – Programas de Capacitação

Senac acaba de firmar parceria com a ONG Generation Brasil para sediar as aulas do Programa Desenvolvedor Júnior. A metodologia desenvolvida pela Generation combina o treinamento em habilidades técnicas, comportamentais e de mentalidades, preparando os jovens para os desafios reais do mercado de trabalho. Com formato Bootcamp, é gratuito para o participante e tem duração de três meses, de segunda a sexta, das 8 às 18h (carga horária de 480 horas). Para participar do processo seletivo, é necessário que os jovens tenham de 18 a 29 anos de idade, Ensino médio completo e interesse em ingressar na área de tecnologia. Aulas na unidade Senac Lapa Tito. Mais informações: (www.corporativo.sp.senac.br).

H – Sorvete de Plantas

Esqueça tudo o que você imagina sobre sorvetes veganos e lembre dos sorvetes à base de leite de vaca, que são cremosos e saborosos. Agora imagine essa mesma textura, com um sabor delicioso e feito somente com o uso de ingredientes à base de plantas. Essa é a proposta da Nice Foods, que chega ao mercado com a missão de reinventar a forma como são feitos os alimentos que estão presentes no nosso dia a dia, porém utilizando matérias-primas orgânicas e naturais, sem carne, lactose e o mínimo de industrializados possível. Em Curitiba a empresa já está em mais de 30 pontos de venda. Para 2020 os planos incluem a expansão para os estados do Sul e Sudeste.

I – Transformação do Negócio

A Philip Morris International foi reconhecida como uma das 50 líderes globais em sustentabilidade dentro da comunidade empresarial internacional, em um projeto documental intitulado “50 Sustainability & Climate Leaders”. A inclusão da empresa, juntamente com outras lideranças empresariais, destaca a forma como a Philip Morris enxerga a ambiciosa transformação de seus negócios através da lente da sustentabilidade, ao gerenciar a transição e o impacto na sociedade e no meio ambiente. A ambição da empresa é que pelo menos 30% de seus clientes, que de outra forma continuariam a fumar, mudem para seus produtos sem fumaça até 2025. Saiba mais em (www.50climateleaders.com).

J – Bússola para Empreendedores

Voltar para o passado com um bilhete premiado, apostar na loteria, ganhar uma bolada e nunca mais se preocupar com dinheiro na vida: ficção científica pura. Não quer dizer, entretanto, que não seja possível “enxergar” o futuro e – por que não? – empreender com base nas tendências. Com base em pesquisas, números e vertentes, o Sebrae/PR lançou o Guia de Tendências para Pequenos Negócios – 2020/2021. São 35 páginas com as principais apostas de especialistas para os próximos anos, pautadas pela análise de diversos relatórios de empresas internacionais especializadas em estudos de tendências. É gratuito e está em (https://apihml.pr.sebrae.com.br/storage/caderno_tendencias/home/2020/conteudo.pdf).

K – Uvas & Vinhos

Foto: Viagensemenus.com/reprodução

Prestes a completar nove décadas de atuação, a Cooperativa Vinícola Garibaldi está comemorando seu 89º aniversário de fundação, passando por um dos melhores momentos de sua história. Os bons resultados somam-se de forma impressionante: em 2019, registrou recorde de faturamento, com valores na casa dos R$ 175 milhões. A venda de seus espumantes cresceu 30%, e a comercialização de sucos de uva, 12%. No enoturismo, recebeu o maior volume de turistas já registrado: 144 mil pessoas passaram pela vinícola em 2019, experimentando atrações como a Degustação às Cegas, o Taça & Trufa, o Winebar e conhecendo os produtos disponíveis no complexo enoturístico. Saiba mais em: (www.vinicolagaribaldi.com.br).