Negócios em Pauta 22 a 24/01/2022

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sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

A – USP criam luva que detecta pesticidas em alimentos

Cientistas da USP criaram um dispositivo sensor vestível embutido em uma luva de borracha sintética capaz de detectar resíduos de pesticidas em alimentos. O trabalho, apoiado pela Fapesp, foi idealizado e liderado pelo químico Paulo Augusto Raymundo-Pereira, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). O dispositivo tem três eletrodos, localizados nos dedos indicador, médio e anelar. Eles foram impressos na luva por meio de serigrafia, com uma tinta condutora de carbono, e permitem a detecção das substâncias carbendazim, diuron, paraquate e fenitrotiona. Essas substâncias são empregadas em cultivos de cereais, frutas cítricas, café, algodão, cacau, banana, abacaxi, maçã e cana-de-açúcar. A análise pode ser feita diretamente em líquidos, apenas mergulhando a ponta do dedo contendo o sensor na amostra, e também em frutas, verduras e legumes, bastando tocar na superfície da amostra (Agência Fapesp).

B – Novas Lojas

Os Correios acabaram de lançar edital de licitação da Loja de Correios Franqueada que traz oportunidades de negócios com a instalação de unidades nas principais cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Trata-se de um novo modelo de franquia que oferece soluções nos segmentos de encomendas, mensagem, marketing e internacional, por meio de produtos e serviços como: Sedex, PAC, Cartas, Marketing Direto, Encomenda Expressa – EMS, entre outros. A chegada da Loja de Correios ao mercado aquece a economia e aumenta as chances de investimento, com a credibilidade e a confiança da marca da estatal. Líder no segmento de encomendas e maior empresa de logística da América Latina. Mais informações podem ser encontradas no site (www.correios.com.br).

C – Profissionais do Paisagismo

Com a carência em encontrar espécies nativas brasileiras no mercado, o paisagista e artista plástico Roberto Carneiro criou o portal Legado Verde, que incentiva a produção e a utilização de plantas nativas no paisagismo, bem como difundir a conscientização de exploração sustentável e a preservação dos ricos biomas brasileiros. O portal é ilustrado com informações sobre a flora brasileira, fotos de exemplares nativos do Brasil, projetos de paisagismo, além de um blog, que traz temas abordados pelo poprtal e por seus colaboradores. Conta também com um diferencial importante na área para assinantes: ferramentas exclusivas para facilitar a vida de profissionais do setor na busca por produtores e fornecedores de produtos voltados ao paisagismo. Saiba mais em: (www.legadoverde.com.br).

D – Criação de Jogos

A Global Game Jam acontece entre os próximos dias 28 a 30, de forma remota, no ICMC da USP, em São Carlos. Mais de 6,3 mil jogos foram criados por 28,8 mil pessoas de 104 países em uma das 585 sedes da Global Game Jam, a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. Esses números alcançados na última edição do evento devem se ampliar este ano, e qualquer pessoa, com ou sem experiência na área, pode participar da iniciativa, que será realizada de forma presencial ou remota em vários lugares ao redor do globo. O objetivo é estimular os participantes a trabalharem em grupo e desenvolverem o protótipo de um jogo em apenas 48 horas a partir de um único tema. Para participar, basta se inscrever no link: (https://globalgamejam.org/2022/jam-sites/usp-são-carlos-fellowship-game).

E – Comércio Eletrônico

Mesmo com a queda nas medidas restritivas adotadas pelos governos estaduais e municipais, o número de microempreendedores individuais (MEI) e de micro e pequenas empresas que comercializam seus produtos pela internet continua apresentando incremento. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV em novembro do ano passado, 74% dos pequenos negócios atuam no comércio eletrônico. Esse é o maior patamar da série histórica, que começou a ser realizada em maio de 2020. Na época, 59% dos donos de pequenos negócios atuavam com o comércio eletrônico. As mulheres são as que mais digitalizaram seus negócios. Segundo a pesquisa, oito a cada dez empreendedoras estão no comércio eletrônico, entre os homes, essa proporção para cai para sete a cada dez.

F – LGPD Retroativa

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) assegura que, em breve, serão divulgadas as regras aplicáveis para penalidades administrativas em casos de descumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo, ainda, a possibilidade de efeito retroativo. Isso significa que as empresas podem ser multadas por violações à lei praticadas desde o dia 1º de agosto do ano passado, quando passou a valer a aplicação de sanções. Desta forma, pouco importa que a empresa esteja regular no momento de uma fiscalização ou incidente, pois a falta de regularidade prévia, se ligada ao fato, será usada como medida punitiva. Um bom ponto de partida para as empresas é revisitar e atualizar a Política de Privacidade diante dessa nova realidade. Para saber mais, acesse (http://lbzadvocacia.com.br/).

G – Startup de Orgânicos

O Grupo Supernosso está investindo em uma nova frente do mercado alimentício. A rede acaba de adquirir o controle da empresa mineira “Orgânico do Chico”, um e-commerce especializado em produtos orgânicos. O objetivo é potencializar o mercado de orgânicos e fazer com que esses alimentos sejam bem mais acessíveis para toda a população. Hoje, o Brasil possui um crescimento de quase 10% no mercado de alimentos orgânicos, tendo registrado um acréscimo de 2,3 mil novos produtores no último ano, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae. O grupo está focado em oferecer aos clientes ingredientes sustentáveis vindos de pequenos produtores locais. Será da fazenda para a sua mesa (farm to table), um conceito que teve origem nos EUA e que aproxima o produtor do cliente. Isso traz inúmeras vantagens, entre elas conhecer profundamente a origem dos ingredientes. Outras informações: (www.supernossoemcasa.com.br).

H – Vinhos e Sucos

O ano de 2021 fechou com um aumento de 83,25% nas exportações de vinhos brasileiros se comparado a 2020. Os 8.132.342 litros, ou seja, 10,8 milhões de garrafas, que saíram do Brasil nos 12 meses chegaram a 53 países, com destaque para o Paraguai, Haiti, Rússia, China e Estados Unidos. Se somarmos o volume de vinho, espumante e suco de uva o total ultrapassa os 12.437.524 litros contra 6.586.262 do ano passado. O desempenho dos espumantes foi mais tímido, mesmo assim positivo com alta de 21,36%. O maior crescimento percentual foi na categoria de suco de uva com 144,59% de incremento, chegando a 3.369.939 litros. “Temos um portfólio de vinhos e espumantes que agradam aos mais variados paladares em todos os continentes”, destaca o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta (http://www.uvibra.com.br/).

I – BI e Analytics

A MicroStrategy, uma das maiores empresas de BI e Analytics do mundo, promove, nos próximos dias 1º e 2 de fevereiro o MicroWorld 2022, tradicional evento anual da companhia que reúne importantes nomes e autoridades em análise inteligente de dados. Totalmente virtual e gratuito, o evento transmitirá conteúdo e workshops. Destaques para as previsões e tendências de Business Intelligence e Analytics para este ano e os casos de sucesso de diversas companhias ao redor do globo que vão mostrar como usaram a tecnologia para se tornarem empresas orientadas a dados. O evento traz muito conteúdo sobre como a análise de dados melhora os resultados de negócios, facilitando melhores tomadas de decisão, além de maximizar os investimentos feitos pelas empresas em dados e pessoas. Inscrições: (https://www.microstrategy.com/en/world-2022?CID=7014W000001uVnwQAE).

J – Conservação de Estofados

A Doutor Sofá — rede especializada em limpeza e impermeabilização de estofados em geral — comemora os números positivos de 2021. No total foram inauguradas 47 novas unidades, das quais 20 delas são de franqueados que já estavam na rede, além do start na internacionalização da marca com contratos assinados nos EUA (New Jersey City e Orlando) e início da operação na Espanha com a Doctor Sofá España, na cidade de Pamplona. O projeto de expansão para 2022 segue também para o Uruguai, Paraguai, Chile e Portugal. Com mais de 200 franquias, a rede atende atualmente mais de mil cidades e o número de clientes chega a um milhão. Para 2022 este ano a meta é de 50 novas unidades no Brasil e 15 unidades internacionais. Saiba mais: (https://www.doutorsofa.com.br/).

K – Informações Atualizadas

Já está disponível no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Carta de Serviços ao Cidadão 2021. A publicação permite o acesso de maneira fácil à lista de serviços prestados pelo Iphan e como acessá-los, além de ser um instrumento de transparência. É possível obter esclarecimentos sobre as autorizações, permissões e cadastros feitos pelo Iphan. O documento também reúne informações sobre as pesquisas, exposições e acervos existentes no campo da educação patrimonial, os processos de reconhecimento e identificação do Patrimônio Cultural Brasileiro e os prêmios, concursos e campanhas institucionais.
Confira em: (http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/carta_de_servicos_iphan_2021_vr.digital_02__2_.pdf).