Negócios em Pauta 22/10/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 21 de outubro de 2021

A – Primeiro motorhome autônomo do Brasil

A Estrella Mobil, fabricante de veículos recreativos personalizados, criou o primeiro e único motorhome 100% autônomo do país. O veículo tem capacidade para oferecer muito conforto com energia elétrica, ar-condicionado, água quente de forma ininterrupta — sem depender de nenhuma fonte de energia externa. O Kit Starlight pode ser instalado em qualquer modelo de motorhome. Esta solução foi criada a partir de sugestões de clientes que precisavam de autonomia completa aliada à praticidade e ao conforto durante longas viagens, principalmente em certas regiões do norte e do nordeste, em que o acesso à energia elétrica é precário. Depois de muita pesquisa, estudos e testes, a empresa consegiu criar o kit ideal. Saiba mais: (www.estrella-mobil.com.br).

B – Livros Infantís

O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital Leia para uma Criança, que selecionará os livros infantis de literatura que farão parte da campanha nacional de incentivo à leitura em 2022. Como na última edição, o programa selecionará exclusivamente livros que representem questões dos universos culturais negros e indígenas. Editoras de todo o país, exceto as contempladas no último edital, podem submeter até cinco títulos, até o dia 29 de outubro, pelo site (www.itausocial.org.br/editais).

C – Packaging Awards

As inscrições para 33ª edição do Packaging Innovation Awards foram prorrogadas para até o próximo dia 28. A premiação, realizada pela Dow, reúne anualmente as principais novidades na indústria de embalagens com foco no avanço tecnológico, na sustentabilidade e na melhoria da experiência do usuário. O prêmio destaca os projetos, novos pontos de vista e ideias que estão ampliando os horizontes da indústria para apresentar verdadeiras inovações que podem simplificar o comércio, impactar a sociedade e impulsionar a economia circular do plástico. A participação no prêmio é gratuita e os projetos inscritos podem envolver os diferentes tipos de embalagem, desenvolvidas em qualquer material. Mais informações: (www.dow.
com/en-us/market/mkt-packaging/packaging-innovation-award.html
).

D – Supermercados em Expansão

Levantamento realizado pela Geofusion, líder no segmento de inteligência geográfica, aponta que o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superou o índice registrado no período pré-pandemia. Enquanto o primeiro semestre de 2020 teve 8,4% de novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%. O setor, considerado essencial para o comércio varejista, foi um dos poucos que manteve-se a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis. Saiba mais em: (www.geofusion.com.br).

E – Resiliência contra Ransomware

A Veritas Technologies anuncia o lançamento do Veritas NetBackup Recovery Vault, novo serviço de armazenamento na nuvem, que oferece processos ainda mais simplificados, totalmente gerenciado como um repositório de dados de serviço para o Veritas NetBackup. O Recovery Vault fornece resiliência a ataques de ransomware de missão crítica como um nível de armazenamento com lacuna de ar para backups, ao mesmo tempo que proporciona redução de custos e diminui a complexidade do uso de armazenamento em nuvem de uma seleção de provedores líderes para retenção de longo prazo, com confiabilidade ainda maior para a recuperação de dados de backup. Mais informações em: (www.veritas.com/recoveryvault)

F – Mercado Ferroviário

As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV) – a primeira fábrica de vagões do Brasil, estão completando 78 anos de atividades neste mês. Com tradição, expertise, alta tecnologia e inovação, as empresas estão preparadas para atender os avanços do transporte de carga por ferrovias, previstos para acontecer nos próximos anos, provendo às operadoras. Usuários finais e autorizatários vagões de alta performance para o transporte de todos os tipos de carga, truques, serviços, componentes e rodas ferroviárias, além de componentes para os setores de mineração e de máquinas para construção através das peças produzidas com aço especial. O desenvolvimento mais recente é o vagão total sider FTT para transporte de celulose, que já está em operação desde fevereiro. Saiba mais em: (www.gbmx.com.br).

G – Black Friday e Natal

A Fecomércio RJ e o Senac RJ promovem na quarta-feira (27), às 19h, palestra gratuita voltada para pequenos e médios empresários impulsionarem suas vendas na Black Friday e no Natal. Luiz Antonio Secco, diretor da Azov Consultoria e Educação, e Pedro Scripilliti, especialista em montagem e gestão de e-commerce, irão abordar as melhores práticas de vendas e de fortalecimento de marca neste momento de retomada econômica do comércio. Com vacinação avançada, queda nos índices de internações e óbitos, retorno de atividades presenciais e a retomada do crescimento do varejo nos últimos meses, os participantes que ainda não viram seus negócios avançarem serão levados à reflexão: o problema é realmente o mercado ou a marca? Mais informações e inscrições: (https://www.rdmdpelointe
rior.com.br/especialblackfriday
).

H – Cafés Especiais

Os cafés especiais brasileiros darão cheiro e sabor ao Pavilhão do Brasil na Expo Dubai. Ao todo, a Apex-Brasil levou sete diferentes marcas de alto padrão, com paladares e acentos únicos. Desses, três são originários de produtores que participam do projeto setorial ‘Brazil: The Coffee Nation’, cujo objetivo é promover os cafés especiais brasileiros no exterior. As marcas escolhidas para serem servidas no Pavilhão do Brasil — Santa Lúcia, Espírito Santo, Lady Marmalade, Crazy Coffee, Rancho Grande, Santa Edwirges e Bom Jardim –, são comercializadas pela Gold Box, grãos torrados, cultivados a mais de 900 metros acima do nível do mar, em condições para garantir a excelência na produção. Outras informações: (www.expo2020dubai.com) e (www.brasilexpodubai2020.com).

I – Proteção ao Pix

O Santander lançou o Seguro Transações, modalidade criada para proteger o cliente pessoa física que realiza, sob coação, transferências via Pix, DOC, TED e TEF. Os crimes envolvendo operações online migram o tempo todo e, atualmente, estão mais expostas as pessoas que possuem aplicativos bancários habilitados no celular. O cliente contará com a proteção do seguro quando ele for coagido a realizar um Pix ou uma transferência a partir de sua conta corrente no Santander, respeitando um período de carência. No caso de fraudes e golpes, a orientação é que o cliente se certifique, antes de realizar suas movimentações, sobre a idoneidade do destinatário dos recursos, já que este tipo de transação não será coberta pelo novo seguro.

J – Instituições de Ensino

A Fundacred, fundação sem fins lucrativos com atuação nacional no segmento de crédito educacional, é patrocinadora do 23° FNESP, o maior fórum de ensino superior do Brasil. O evento acontece de forma híbrida, na quarta (27) e quinta-feira (29), a partir das 9h. Estarão presentes diversos especialistas de educação em debates, palestras e workshops para refletir, especialmente, o panorama da crise e os novos caminhos a serem adotados pelas Instituições de Ensino Superior (IES). O tema é “Educação Superior além da crise: Por que as IES não vão desaparecer?”, com o objetivo de abordar os prognósticos e soluções gerados pela crise educacional. Mais informações: (https://www.semesp.org.br/fnesp/inscricoes/).

K – Aplicativo de Mobilidade

O inDriver, aplicativo de mobilidade russo, acaba de conquistar um importante espaço dentre a categoria ao atingir o marco de 100 milhões de downloads no mundo. No Brasil, há apenas três anos e presente em todos os estados, o inDriver passa agora a ser um dos três aplicativos mais utilizados, tanto em número de downloads quanto em alcance geográfico, de acordo com a Sensor Tower e AppAnnie. Com modelo diferenciado e único em relação aos outros aplicativos de mobilidade, é pioneiro em proporcionar que passageiros e motoristas negociem os termos da viagem de modo independente, especialmente sobre os valores das corridas. Ao longo do último ano, a inDriver diversificou seus serviços, oferecendo serviços intermunicipais, entregas e transporte de cargas. Mais informações em: (www.indriver.com).