Negócios em Pauta 12/04/2024

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 11 de abril de 2024

A – Itália ganha exposição em homenagem a Ayrton Senna

Em celebração aos 30 anos da morte de Ayrton Senna, a Itália realizará uma exposição dedicada ao ex-piloto de F1 brasileiro em um espaço de 1,5 mil m² no Museu Nacional do Automóvel, em Turim, entre 24 de abril e 13 de outubro. A mostra “Ayrton Senna Forever” foi apresentada ontem (11) em um evento na embaixada do Brasil em Roma, na presença do diplomata brasileiro na Itália, Renato Mosca, e do presidente do Mauto, Benedetto Camerana. A exposição, que tem uma arquitetura que brinca entre metais e vidros para contar a história de Senna, exibirá 253 objetos ligados ao ex-piloto. Entre os itens há trajes e capacetes do piloto até os carros que ele dirigiu ao longo de sua carreira, começando no kart e passando pela McLaren Honda MP4/4 de 1988. De acordo com Camerana, foi levada “para a exposição a vontade de dar uma interpretação que vai além do aspecto desportivo e humano, tem um profundo impacto cultural porque merece”. Na exposição, porém, não haverá apenas um retrato do “beatificado” Senna, mas também do perfil humano, do homem com sofrimento no rosto” (ANSA).

B – Centenário da Soja

Santa Rosa (RS), considerada o “berço da soja” no país e cidade natal de empresas como a Luft Logistics, celebra este ano o centenário do cultivo da soja no Brasil. A história começa em 1924, quando Albert Lehenbauer, pastor norte-americano, distribuiu algumas sementes para famílias locais. Hoje, 100 anos depois, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial. O destaque da celebração do centenário do plantio da soja na cidade será a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) 2024 que acontece na cidade de 17 a 26 de maio, com projeção de receber 350 mil visitantes e gerar R$ 2 bilhões de negócios. Mais informações: (https://www.fenasoja.com.br/).

C – Advocacia Criminal

Com a previsão de reunir mais de mil participantes, Vitória vai sediar o congresso mais importante do Direito Criminal do Brasil, entre os dias 5 e 7 de junho. A capital capixaba receberá delegações de todos os estados para palestras e debates com os profissionais mais renomados da academia e do mercado nacional. O XIII Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (EBAC) é promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, que há mais de 30 anos atua em defesa do estado democrático de direito e do pleno exercício da profissão. Serão três dias de conteúdo e discussões sobre temas atuais da advocacia criminal. Inscrições: (https://doity.com.br/xiii-ebac).

D – Fluxos de Trabalho

A Selbetti Tecnologia passa a disponibilizar sua plataforma de iBPMS (Inteligent Business Process Management Suites) de forma gratuita. A solução é 100% na nuvem e oferece recursos para que gestores possam criar, gerenciar e automatizar diferentes fluxos de trabalho. A disponibilidade será no formato freemium, na qual o usuário terá acesso às principais funcionalidades da plataforma por tempo indeterminado. O iBPMS é uma solução tecnológica que objetiva gerar ganhos de eficiência ao mapear, aperfeiçoar e controlar processos. Na área de RH, pode trazer eficiência para demandas como recrutamento e seleção, gestão de benefícios, gerenciamento de férias e de licenças, integração e padronização de tarefas. Saiba mais: (https://selbetti.com.br/).

E – Licitações e Contratos

Brasília irá sediar de 20 a 23 de maio a quarta edição do Congresso Nacional de Licitações e Contratos, que será realizado de modo híbrido (presencial e on-line em real time), e que objetiva discutir os pontos polêmicos da Lei 14.133/2021, bem como as experiências observadas em sua aplicação e esclarecer dúvidas, tendo em vista a difusão do uso da nova lei por toda a administração direta, autárquica e fundacional das três esferas de governo e em vigência há três anos. Estarão reunidos gestores e fiscais de contratos; membros de comissões de licitação; procuradores e advogados públicos; pregoeiros; comissões de apoio ao pregoeiro; auditores e servidores dos Tribunais de Contas e do Controle Interno, entre outros. Saiba mais em: (www.contreinamentos.com.br).

F – Pintura de Obras

O Grupo Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil, infraestrutura e cuidado com a água, acaba de abrir as inscrições para o curso de pintura de obras em São Paulo. A iniciativa busca capacitar interessados em atuar na área, além de ser uma oportunidade para profissionais que já exercem a função aprofundarem seus conhecimentos. Em parceria com o SENAI Tatuapé, os participantes que concluírem o curso receberão certificado e carteirinha de pintor Tigre. O treinamento será realizado entre 7 e 24 de maio e tem carga horária de 40 horas. As aulas serão presenciais e realizadas quatro vezes por semana das 18h30 às 22h de terça à sexta-feira. Inscrições pelo link: (https://forms.office.com/r/GM2CmagtK1).

G – Astronomia e Astronáutica

A 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas. A participação é gratuita e voltada a estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país. Aplicada por meio de uma prova única, a OBA é dividida em quatro níveis. O primeiro abrange estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2, do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano. Já o nível 4 é direcionado ao ensino médio. O exame presencial acontecerá em 17 de maio. A prova terá dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. Os estudantes mais bem classificados no nível 4 serão convidados para participar de seletivas que escolhem os alunos que representarão o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Saiba mais: (http://www.oba.org.br/site/).

H – Estágio da Ambev

Estão na reta final as inscrições para o Programa de Estágio da Ambev. Os interessados têm até a próxima terça-feira (16), para acessarem o site e se candidatarem. Com vagas disponíveis para várias regiões do País, a companhia busca talentos que tenham sede de aprender, trabalhar com marcas fortes, e de liderar grandes projetos, times e desafios. É importante que os candidatos se identifiquem com a cultura da empresa e que tenham as habilidades não só para colocar a mão na massa, mas também para impulsionar a transformação do negócio. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar (https://programasambev.gupy.io/jobs/6832406?jobBoardSource=gupy_public_page)
conferir os detalhes e os benefícios oferecidos.

I – Ferrari Elétrico

O presidente da Ferrari, John Elkann, garantiu que o primeiro carro 100% elétrico da marca, que será lançado no mercado em 2025, “permanecerá fiel à história” da fabricante italiana. A Ferrari introduziu as primeiras iniciativas de eletrificação em seus veículos em meados de 2009. Nos últimos cinco anos, a marca de Maranello já lançou quatro esportivos com motores híbridos. Faltando apenas um ano para a chegada do primeiro carro da Ferrari totalmente elétrico, o empresário ítalo-americano celebrou os “resultados excepcionais” obtidos pela fabricante fora das pistas. “A receita líquida cresceu 17% para 6 bilhões de euros, com um Ebitda ajustado de 2,3 bilhões e, pela primeira vez, o lucro líquido ultrapassou 1 bilhão”, comentou (Ansa).

J – Meeting Beer

Dono do segundo lugar no país entre os Estados com o maior número de microcervejarias, o Rio Grande do Sul não é só um polo produtor com seus 285 estabelecimentos como também é ponto de encontro para apresentar cenários e tendências do setor. A pauta será um dos destaques da programação paralela da Envase Brasil, que ocorre entre os próximos dias 23 e 25, em Bento Gonçalves. O Meeting Beer Experience, no último dia do evento, às 14h30min, reunirá expressivos nomes do setor, brasileiros e estrangeiros, para falar sobre perspectivas para as microcervejarias, em meio àquela que é uma das maiores feiras latino-americanas destinadas à apresentação de soluções e tecnologias para a indústria de bebidas e alimentos. Saiba mais em: (https://envasebrasil.com.br/).

K – Maiores Construtoras

Os principais líderes e especialistas das 100 maiores construtoras do país estarão reunidos no dia 8 de maio, em São Paulo, para celebrar e trocar experiências sobre o mercado da construção civil. CEOs, presidentes, diretores e especialistas das 100 maiores construtoras do Brasil participarão da cerimônia de premiação do Ranking INTEC. Reconhecida como um dos mais concorridos eventos do setor, a cerimônia de premiação vai homenagear os vencedores anunciados em março. A lista está disponível para consulta no site (https://100maioresconstrutoras.com.br). “É um momento muito aguardado pelas lideranças das 100 maiores construtoras. Com o aquecimento do mercado e as expectativas positivas para o futuro, temos ainda mais motivos para celebrar”, destaca Bruno Silva, CEO da INTEC Brasil.