Negócios em Pauta 21 a 23/05/2016

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 20 de maio de 2016

A – Festival Árabe de Rua

O Festival Árabe do Brás, que acontece desde abril no bairro do Brás, anuncia mudança de endereço. A partir de agora, o festival será realizado na Rua Henrique Dias – paralela a Rua Oriente e a Rua Elisa Witacker, onde o público encontra diversos acessórios, artesanatos, roupas, caligrafia em árabe, tatuagem em henna, maquiagens e ainda prova da gastronomia de países como Líbano, Síria, Iraque, entre outros, com pratos como falafel, esfihas, tabule, kebab (feitos no saj), café e doces. A programação ainda conta com apresentações de danças típicas e muita música durante o evento. Acontece aos sábados e domingos, com entrada gratuita. Realizado pela União Nacional Islâmica, o festival objetiva difundir a cultura árabe, suas origens, seus costumes e suas tradições, aproximando cada vez mais o público brasileiro da cultura árabe. Saiba mais (www.festivalarabe.com.br).

B – Jogos Eletrônicos

Nos dias 4 e 5 de junho, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, será realizado o Electronic Sports Challenge. É possível desenvolver jogos eletrônicos profissionalmente e empreender no mundo de E-sports? Responder a essa e a outras questões é o objetivo do evento que terá palestras, workshops e diversas atividades sobre empreendedorismo e atuação profissional no ramo de games.´O evento é organizado pela Secretaria Acadêmica de Engenharia de Computação da USP em São Carlos, pelo Centro de Estudos de Física de São Carlos, pelo grupo de extensão universitária Fellowship of the Game e pela Secretaria Acadêmica da Computação, Informática, Matemática e Estatística. Voltado a jovens universitários em geral, as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 27. Mais informações: (www.icmc.usp.br).

C – Premiações Internacionais

A Casa Perini vive uma semana histórica por meio de um dos seus mais representativos rótulos. O espumante Casa Perini Moscatel conquistou duas medalhas de ouro em concursos internacionais. Entre os prêmios estão o Tasters Guild International Wine Judging, nos Estados Unidos e o Citadelles Du Vin, na França. Além disso, o espumante recebeu medalha de prata no Decante World Wine Awards e Menção Honrosa no International Wine Challenge, no Reino Unido. Em um ano no qual a Casa Perini pretende expandir seus mercados de exportação, premiações como estas ganham ainda mais importância. Uma das cinco principais vinícolas do País, está situada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, com capacidade física para 16 milhões de litros. Outras informações no site (www.casaperini.com.br).

D – Monitores de Lazer

Já estão abertas as inscrições do processo seletivo para o curso gratuito de monitores de lazer no Acampamento de Férias Peraltas. O treinamento será realizado na sede, em Brotas, entre os dias 1 e 3 de julho, com alimentação e hospedagem inclusos. Poderão participar profissionais e universitários dos cursos de humanas em geral, mas preferencialmente das áreas de turismo, hotelaria, educação física. As pessoas que não estão estudando em curso superior também podem participar, desde que gostem de atuar no segmento de lazer e tenham vocação para trabalhar com crianças e jovens. Aqueles que se destacarem serão contratados para trabalhar integralmente no Acampamento Peraltas. Inscrições até 20 de junho em (www.temporada.peraltas.com.br/monitores), na opção seja nosso monitor.

E – Fábrica das Cervejas

Quem for visitar a estância de Socorro no segundo semestre poderá incluir no roteiro a fábrica das cervejas “A Outra” e “Ecobier”, do Grupo Ecobier. A empresa está reestruturando sua planta para receber os turistas com um showroom, onde haverá degustações, além de um tour pelas instalações. A cidade faz parte do Circuito das Águas Paulistas e fica a 138 km de São Paulo. Com capacidade instalada para a produção de 20 mil hectolitros de cerveja e chope, a fábrica reformulada poderá receber os visitantes com um passeio guiado que mostrará os detalhes de sua produção. Além disso, haverá uma loja com showroom das marcas para vender tanto as cervejas quanto camisetas, canecas e outros produtos. O local também contará com um bar onde os turistas poderão provar “A Outra” e “Ecobier” em suas diversas versões. Informações (www.ecobier.com.br).

F – Alimentação e Convivência

Para quem tem o interesse de saber como funciona a gestão profissional de um estabelecimento de alimentação, a Fispal Food Service 2016, contará com o Espaço Gestão Cozinha Profissional, um minicomplexo de alimentação em operação, que mostrará os procedimentos mais indicados em restaurantes, bares, cafés e pizzarias. Também o Seminário Gestão Cozinha Profissional, que apresentará uma grade de palestras sobre a gestão de estabelecimentos gastronômicos. Outro destaque da feira é o Espaço Cheiro do Pão, que apresentará conteúdos diferenciados e as últimas tendências do setor, para que os empresários do mercado de panificação possam transformar seus estabelecimentos em verdadeiros centros de alimentação e convivência. A Fispal Food Service, feira internacional de alimentação fora do lar, acontecerá de 14 a 17 de junho, no Expo Center Norte. Outras informações no site (www.fispalfoodservice.com.br).

G – Segmento de Varejo

Os estudantes interessados em iniciar sua carreira profissional em uma grande empresa no segmento de varejo precisam correr, já que as inscrições de estágio para a BRMALLS se encerram na próxima terça-feira (24). Universitários com previsão de formatura entre julho e dezembro de 2017 podem candidatar-se as vagas de estágio com início imediato. As oportunidades são para alunos dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Marketing), Direito, Economia e Engenharias. As vagas abertas se destinam a São Paulo e Rio de Janeiro, e os estudantes poderão ser alocados nas áreas Comercial, Financeira, Jurídica, Operações, Marketing, Mídia e Contabilidade. Inscrições por meio do link (http://www.across.com.br/estagiobrmalls).

H – Pesquisa de Vazamentos

Para dar dicas de como identificar vazamentos nas residências e adotar o consumo consciente da água, a Sabesp ministra cursos para a população. As aulas acontecem nas diversas unidades da empresa. Apesar da recente recuperação dos sistemas de abastecimento, o Curso de Pesquisa de Vazamentos reforça a importância dos clientes continuarem economizando água. As salas de aula apresentam infraestrutura que simula as instalações de um imóvel, com hidrômetro, caixa-d’água, vaso sanitário e torneiras. Os vazamentos mais comuns são observados nas torneiras, válvulas ou caixas de descarga e caixas-d’água. Quando os vazamentos são eliminados, o cliente também evita pagar uma conta mais cara no fim do mês. Inscrições gratuitas pelo tels.: 195 ou 0800-0119911 ou pelo site (http://site.sabesp.com.br/site/interna/formulario_inscricao.aspx?secaoId=426).

I – Técnico em Metalurgia

O Colégio Termomecanica, escola gratuita mantida pela Fundação Salvador Arena na cidade de São Bernardo do Campo, oferece 40 bolsas integrais para o curso técnico em metalurgia. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio e não ter curso superior. O curso tem duração de três semestres e é oferecido no período noturno, de segundo a sexta-feira, das 18h25 às 22h35, no Centro Educacional da Fundação. A inscrição deve ser feita até o próximo dia 30, no site (www.funesp.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 40. A prova será aplicada em 26 de junho e o resultado será divulgado em 15 de julho. As aulas têm início em agosto. Mais informações em (www.fundacaosalvadorarena.org.br).

J – Helicóptero Compartilhado

Visando facilitar o acesso à aviação executiva, a FlyEdge dá o ponta pé inicial para a era do fretamento de voos compartilhados na capital. Além de desburocratizar todo o processo de fretamento utilizando a tecnologia móvel, a plataforma irá oferecer preços inferiores aos praticados pelo mercado de aviação executiva devido à possibilidade de adquirir assentos individuais. Com a nossa solução, o cliente pode economizar até 75% em sua viagem. A empresa inicia suas operações na cidade de São Paulo e conta com voos para o litoral paulista e fluminense, assim como para alguns destinos em cidades do interior, devendo expandir o número de destinos e chegar a outras capitais ainda este ano. Saiba mais em (www.flyedge.com.br/).

K – Centro de Convenções

A prefeitura de Palmas acaba de inaugurar o Centro de Convenções e Eventos Parque do Povo Arnaud Rodrigues, obra que contou com R$ 7,5 milhões do Ministério do Turismo. O centro, voltado à realização de eventos de grande porte, ajudará a cidade movimentar o turismo de negócios da capital do Tocantins. O espaço multifuncional tem aproximadamente 10 mil m² de área construída e contam com camarotes, camarins, palco, dois mezaninos e dois auditórios com capacidade de 700 e 400 lugares cada. Antes mesmo de ser inaugurado, o Parque do Povo – como é conhecido na cidade – já recebeu dois grandes eventos: a 1ª Feira de Calçados Palmas Shoes, realizada em fevereiro de 2016, e a Feira Literária Internacional do Tocantins, em setembro de 2015.

L – Mercado de Franquias

A Associação Brasileira de Franchising lança a ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias. Realizada de 13 a 18 de junho, no Expo Center Norte, a reunirá um conjunto de seminários, simpósios e congresso com a participação de renomados palestrantes, empresários e profissionais do setor para tratar de temas atuais e estratégicos. Além de aprofundar seu conhecimento, os participantes terão uma excelente oportunidade de ampliar seu networking e trocar experiências. Os negócios também têm parte fundamental nesta semana com a 25ª ABF Franchising Expo. A feira que irá reunir, de 15 a 18/6, franqueadores e potenciais candidatos a franqueados, passa, a par tir desta edição, a integrar a ABF Franchising Week. Mais informações (www.abffranchisingweek.com.br).

M – Conservação da Fauna

Está aberto, até o dia 27 de maio, o período de inscrições no processo seletivo especial para o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna, oferecido pela UFSCar em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Trata-se de uma seleção destinada exclusivamente para profissionais que exerçam atividades comprovadamente relacionadas à Conservação Biológica. As aulas são presenciais e ocorrem nos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino da UFSCar, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo e na USP. Mais informações em (www.ppgcfau.ufscar.br).

N – Rio Tapajós

Até o dia 12 de junho, o Shopping Campo Limpo cede espaço para o Greenpeace divulgar a campanha Tapajós Livre, que se opõe à construção do megaprojeto hidrelétrico na sua bacia, devido aos impactos irreversíveis na biodiversidade e no modo de vida dos povos da região. O Greenpeace promove uma exposição fotográfica sobre o Tapajós e também apresentará vídeos que esclarecem as ações realizadas pela instituição nos últimos anos. O Tapajós, um dos últimos grandes rios da Amazônia a correr livremente, é o local escolhido para a instalação de 43 hidrelétricas, o que poderia causar diversos impactos socioambientais. Entre eles, o aumento do desmatamento, a redução da biodiversidade e os deslocamentos forçados de comunidades indígenas e tradicionais. Informações (www.tapajos.org) e (www.shoppingcampolimpo.com.br).