Negócios em pauta 21/01/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A – Quadrinho Nacional

No sábado (30), a partir das 13h00, os fãs e admiradores das histórias em quadrinhos poderão acompanhar a entrega do 32º Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença do cartunista paraguaio Roberto Goiriz, convidado especial, vendas de HQs e debates. Além da premiação para os artistas nacionais que se destacaram em 2015 com votação aberta ao público, o evento marca a abertura da exposição “CHÁKE: Paraguai e Brasil unidos pelo Traço”, que reunirá trabalhos de artistas brasileiros e paraguaios. Outras informações em (www.aqcsp.blogspot.com.br/p/f.html/).

B – Consultoria Tributária

A Ernst & Young (EY) foi eleita uma das melhores consultorias tributárias do mundo pelo ranking World Tax 2016. Organizado pelo International Tax Review, a lista é resultado da análise dos serviços de consultoria tributária de escritórios de consultoria e advocacia. No Brasil, a EY também está entre as empresas melhor avaliadas ao lado de Deloitte, Mattos Filho, Pinheiro Neto Advogados e PwC. O ranking divide as empresas entrevistadas em categorias, reputação, diversidade na oferta de serviços e qualidade das operações. Ao todo, foram entrevistados cerca de 300 profissionais em 56 países. Mais informações em: (www.ey.com.br).

C – Alergia e Negócios

Em tempos de crise, as pessoas fazem muitos cortes nos gastos do dia a dia, mas saúde ainda está entre as necessidades básicas. Prova disso é a Alergoshop, marca pioneira no segmento de produtos hipoalergênicos, que registrou crescimento de 25% em 2015. No varejo, tanto em lojas próprias quanto em franquias, a marca teve uma média de crescimento de 73,80% no faturamento. A abertura de novas franquias é o principal fator de crescimento da Alergoshop, que espera abrir mais 11 unidades franqueadas neste ano. Mais informações (www.alergoshop.com.br).

D – Especializado em Risottos

O ano de 2016 inicia com novidades no Eataly São Paulo (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489). O espaço inaugura um novo restaurante a partir do próximo dia 26, a partir das 19h30, o La Risotteria di Eataly, que vai dividir o espaço com os já conhecidos Le Verdure e Il Crudo. Com um cardápio exclusivo de risottos, o La Risotteria terá 10 opções de pratos desenvolvidos pelo chef executivo da casa, José Barattino. Entre eles, o Risotto de lula ao pesto (R$42) e o Risotto de radicchio, linguiça e vinho tinto (R$46). Outras informações (www.eataly.com.br).

E – Negócios Imobiliários

MBA em Negócios Imobiliários da Universidade Secovi e da ESPM está com as inscrições abertas. Com início previsto para 29/2, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30. Em três semestres, os alunos cursam disciplinas comuns a todos os MBAs da escola, voltadas para gestão, como Finanças e Liderança de Equipes, além de Fundamentos de Marketing. As matérias seguintes serão específicas do mercado imobiliário, com forte abordagem em Marketing; Direito Imobiliário; Arquitetura; Engenharia, Montagem de Empreendimentos; e Marketing Imobiliário são exemplos de alguns módulos. Mais informações (www2.espm.br).

F – Fábrica Própria

Seis meses depois do lançamento dos primeiros rótulos, a Cerveja Blumenau prepara o próximo e fundamental passo para a conquista de novos mercados: a abertura da fábrica própria. A marca, hoje produzida como “cigana” (jargão cervejeiro para quando uma receita é produzida numa estrutura terceirizada) será fabricada num espaço de 1,5 mil m² localizado no bairro Itoupavazinha, em Blumenau. Inicialmente, a capacidade produtiva da fábrica será de 60 mil litros ao mês. A inauguração está marcada para o fim de junho. A repercussão da medalha de ouro no Brussels Beer Challenge 2015, um dos concursos mais importantes do mundo, foi um grande estímulo a esse passo. Veja no Facebook (fb.com/cervejablumenau).

G – Válvulas Especiais

A AZ Armaturen do Brasil, fabricante de válvulas especiais, está abrindo uma unidade de negócios no Chile, que deve entrar em operação já neste trimestre. É a segunda unidade de negócios inaugurada na América do Sul: a primeira foi aberta no ano passado no Peru e já se encontra em plena atividade. A companhia está no País há 20 anos e produz em sua sede em Itatiba válvulas especiais para clientes de diversos segmentos, entre eles mineração, siderurgia, química, petroquímica e óleo e gás. A multinacional alemã também possui parques fabris na China, Singapura e África do Sul, bem como centros de serviços espalhados por toda a Europa. Mais informações em (www.az-armaturen.com.br).

H – Turbinas Eólicas

A Vestas, única empresa do mundo dedicada exclusivamente a energia eólica e líder do setor, acaba de inaugurar sua fábrica na cidade de Aquiraz (CE). A unidade produzirá hubs e nacelles V110-2.0MW e V110-2.2MW, sendo a primeira eleita pela revista inglesa Windpower Monthly como a melhor turbina eólica de 2015 em sua categoria. A nova fábrica vai gerar mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos. A empresa opera e mantém 13 parques eólicos no país, como o da cidade de Xangri-lá (RS), que produz energia para a fábrica de automóveis da Honda, localizada em Sumaré. Dinamarquesa, a Vestas atua no Brasil desde 2000, onde já instalou 364 turbinas. Saiba mais em (www.vestas.com).

I – Cenário Econômico

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira inicia seu calendário de palestras com uma apresentação de Zeina Abdel Latif, economista-chefe da XP Investimentos. No evento agendado para o próximo dia 28, na sede da entidade (Av. Paulista, 326, 11º andar), a partir das 9h30, a especialista traça perspectivas para o cenário econômico e político do País no ano de 2016. Na ocasião, também será apresentado o calendário de atividades e palestras da Câmara Árabe para o ano que se inicia. Latif acumulou uma sólida e longa carreira nas principais instituições financeiras do Brasil. Tem mestrado e doutorado pela USP e é colunista da Agência Estado, do Grupo Estado.

J – Pós e Capacitação

A Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP, está com inscrições abertas para turmas de 2016 em Pós-Graduação e Capacitação de média duração. Os cursos têm o objetivo de preparar, capacitar, qualificar e atualizar os profissionais para que eles possam enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mais informações sobre estes e demais cursos podem ser encontradas no site: (www.vanzolini.org.br) ou através dos telefones: 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo) ou (11) 3145-3717 (demais regiões).

K – Coisas de São Paulo

Nada melhor do que comemorar o aniversário de São Paulo, na próxima segunda-feira (25), do que conhecendo a sua própria história. Uma boa opção é visitar o Espaço Olavo Setubal e conhecer obras do século 19 referentes à criação da cidade, como a litografia Costumes de São Paulo, a tela Panorama da Cidade, um mapa que mostra a sua planta em 1891, o primeiro livro impresso no estado, moedas feitas na Casa Fundição de São Paulo, entre outras. Localizado no 4º e 5º andares do Itaú Cultural, o lugar reúne 1,3 mil obras selecionadas neste que é um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país desde o descobrimento, até o início do século XX. Mais informações em (www.itaucultural.org.br).

L – Magia da Disney

Princesas de todos os reinos e de todas as idades podem começar a se preparar para participar de um dia mágico na segunda edição da Princess Magical Run. O evento ocorre no dia 6 de março, na região do Obelisco do Parque Ibirapuera e oferece duas opções de percurso: corrida de 7K, para príncipes e princesas acima de 16 anos, e caminhada de 3K, para o reino todo. A largada da corrida acontece às 7h00 e da caminhada às 7h30. As princesas e seus familiares e amigos podem vivenciar a magia da Disney e aproveitar para tirar fotos, se divertir, usar sua fantasia preferida e ainda praticar uma atividade física. Mais informações em (www.disney.com.br/princessmr).

M – Futebol na Flórida

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno e Carlos Wizard Martins apresentaram o lançamento de cinco franquias na Flórida da Ronaldo Academy – rede de academias de futebol em parceria com o empresário, atual presidente do Mundo Verde e fundador do Grupo Multi Holding. Em abril de 2015, já haviam sido lançadas três unidades no Brasil (São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto). A marca agora se espalha para Orlando, Miami, Pompano e Heines City e também chegará à China com cerca de 30 unidades negociadas. É uma academia de futebol para crianças e jovens (entre 4 e 18 anos) que pretende espalhar o estilo de jogo Fenomenal para todos os países. Saiba mais em (http://ronaldo.academy/pt).

N – Jovens e as Oportunidades

Na percepção dos estudantes, a crise econômica do ano passado impactou diretamente sua colocação no mercado de trabalho. Pesquisa do CIEE revela que 78% dos jovens tiveram dificul­dades para encontrar oportunidades de estágio ou de trabalho. Outro levantamento mostra que 84% almejam conquistar um estágio ou um emprego efetivo em 2016. As duas pesquisas foram feitas pela internet e contaram com a participação de, respectivamente, 5,6 mil e 7 mil respondentes. O início do ano é um bom momento para que as metas dos jovens sejam atingidas. Mais informações: (www.ciee.org.br).