Negócios em Pauta 20/01/2017

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A – Nova Tecnologia

Um trator movido a biometano será uma das principais atrações do estande de Itaipu Binacional no Show Rural Coopavel, que ocorre de 2 a 17 de fevereiro, em Cascavel. O evento é considerado uma das mais importantes feiras de tecnologia do agronegócio brasileiro. O trator é um protótipo feito a partir do modelo T6.140, da New Holland, e foi apresentado pela primeira vez no Brasil no final de agosto, durante a Expointer 2016 de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. Desde dezembro, o veículo passa por uma fase de testes na Granja Haacke, em Santa Helena (a 100 km de Foz do Iguaçu). É dessa propriedade que sai o gás que abastece a frota de veículos a biometano da Itaipu Binacional.

B – Encontro Gastronômico

Entre os próximos dias 27 e 29, será realizada no Guarujá o Encontro Cozinha Viva La Marina, promovido pelo La Marina, restaurante da Marinas Nacionais, à beira do Canal de Bertioga. A localização dentro do Parque da Serra do Guararu, proporciona ambiente em total sintonia com o mote do encontro, focado em comida artesanal, mesclando rusticidade e refinamento gastronômico, com o uso de ingredientes de alta qualidade e hortifrutis orgânicos, de produção familiar e local. O público poderá saborear as criações dos chefs no salão climatizado do restaurante, no quiosque ao lado e no jardim à beira do canal, de frente para a Serra do Mar. Outras informações em: (www.marinasnacionais.com.br).

C – Base na Antártica

Uma equipe composta por pedreiros, técnicos e engenheiros deu início, neste mês de janeiro, à reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártica. Em dezembro último, os equipamentos para a realização das obras, vindos da China, desembarcam no continente mais frio e seco do planeta. Nessa primeira fase, serão instalados todos os blocos de sustentação dos módulos que irão abrigar os laboratórios, refeitórios, oficina e dormitórios. A meta é concluir no primeiro semestre de 2018. Com uma área de aproximadamente 4,5 mil m², a estação contará com 17 laboratórios, ultrafreezers para armazenamento de amostras e materiais usados nas atividades científicas, setor de saúde, biblioteca e sala de estar. Cerca de 300 pesquisadores realizam estudos na região a cada ano.

D – Higiene para os Pequenos

A marca de lenços Kleenex, da multinacional Kimberly-Clark e referência mundial na categoria, desenvolveu uma nova linha de produtos pensada para o público infantil. “Kleenex Kids” é voltado para crianças entre 4 e 6 anos e vem com uma proposta diferente: apostar na autonomia dos pequenos, ajudando os pais na difícil tarefa de educar e ensinar as crianças a desenvolverem seus próprios hábitos de higiene e limpeza dentro e fora de casa, evitando assim a proliferação de doenças. Apesar do foco da luta contra a gripe se concentrar nos meses mais frios, a doença pode acontecer em qualquer estação do ano, por isso a importância de as crianças terem conhecimento e liberdade com relação a sua higiene pessoal. Outras informações (www.kimberly-clark.com.br).

E – Captação de Recursos

Entre os dias 23/1 a 2/2, acontece no Cultura e Mercado o único curso específico de ‘Formação em Captação de Recursos’ disponível no Brasil. Comandado por Daniele Torres, os alunos terão contato com os melhores especialistas da área, captadores com longa prática de mercado e ótima didática. Serão duas semanas intensas, com o conteúdo essencial para quem precisa comercializar projetos e programas culturais. Dirigido aos profissionais da cultura com todas as informações necessárias. Mais informações e inscrições: (http://bit.ly/formacao_captacao).

F – Equipamentos e Serviços

A Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, acontece de 25 a 29 abril, no São Paulo Expo Center. Reserva aos visitantes uma série de atividades voltadas para a capacitação e conhecimento técnicos aos profissionais do setor e aos visitantes interessados. É o maior evento de equipamentos de reposição da América Latina que volta a reunir os setores da indústria de veículos pesados, leves e comerciais – as feiras eram realizadas separadamente. Um espaço que deverá ser bastante visitado é a terceira edição da Oficina Modelo, com a unificação das atividades em mecânicas leves e pesadas, com as novas tendências, demostrações de produtos e as mais novas tecnologias. Mais informações: (www.automecfeira.com.br).

G – Causa do Cão-guia

Neste domingo (22), na Av. Paulista 1159, acontece uma ação do Instituto Iris. A mobilização ‘Cão-Guia: quanto vale o seu olhar?’, cujo objetivo é chamar atenção para uma triste estatística: há uma estimativa de 100 cães-guia; em contrapartida, o país possui 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Liderando a mobilização, João Nicastro e Thays Martinez, presidente-mirim e presidente do Instituto Iris, participarão da iniciativa a partir das 15h00. Divulgarão uma campanha via crowdfunding para arrecadar fundos em prol da causa. A meta é buscar cães-guias treinados a serem doados aos brasileiros pelo Iris em parceria com a ONG norte-americana Leader Dogs for the Blind, instalada em Rochester (Michigan). Saiba mais em (https://iris.kickante.com.br/).

H – Pisa da Uva

A festa da Pisa da Uva da Quinta do Olivardo, em São Roque, continua nos próximos dois fins de semana (21 e 28), atraindo turistas que visitam a casa para fazer uma viagem no tempo. Logo na entrada, os visitantes recebem um chapéu de palha, uma cesta de vime e uma tesoura e são convidados a percorrer os caminhos entre as videiras para colher e, é claro, provar os frutos. Ao final, partem para o lagar para a atividade mais esperada do dia: a pisa. Os cestos recheados de frutos são despejados no lagar e o público é convidado para iniciar a pisa. Um grupo folclórico português anima o trabalho, relembrando os principais clássicos que agitavam a pisa no século passado. Uma experiência que mistura aromas, sabores e sensações. É no km 4 da Estrada do Vinho, com acesso pelo km 58,5 da Raposo Tavares. Informações tel. 4711-1100 ou (www.quintadoolivardo.com.br).

I – Ensino de Física

A 22ª edição do Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF) será realizada no Instituto de Física de São Carlos da USP, entre os próximos dias 23 e 27. Com o tema “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, o evento mantém a tradição de um espaço privilegiado de troca de experiências, análises e discussões sobre o ensino de Física para diferentes públicos e em diferentes espaços formativos. Serão realizadas dezenas de atividades, como conferências, palestras, comunicações orais, exibição de trabalhos, cursos, oficinas, mesas-redondas, lançamento de livros, encontros, mostras e exposições. Haverá ainda um programa cultural com teatro, cinema, ilusionismo e espetáculos musicais com blues e samba. Mais informações: (www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/programa).

J – Evitando Desperdícios

Alimentos prestes a vencer estão na prateleira. O dono parece não ter outra opção além de “queimar” o estoque, vendendo-os pelo preço de custo, apenas para não jogá-los fora. Mas e se houvesse uma forma de atingir outros potenciais clientes, que poderiam consumir o alimento naquela mesma semana ou no dia? Essa ligação pode ser agora feito pelo Ndays, plataforma que funciona como um e-commerce de produtos com data de vencimento ou prazo de utilização próximos. Comércios que tiverem produtos beirando a data limite para consumo podem se cadastrar no Ndays para expor a mercadoria pela loja online. Os clientes acessam o e-commerce em busca dos itens, reservam e realizam o pagamento, tudo de forma online. Saiba mais em: (www.ndays.com.br).