Negócios em Pauta 19/10/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 18 de outubro de 2022

A – Copa do Mundo de Tiramisù

Dois italianos foram os vencedores da Copa do Mundo de Tiramisù, realizada entre os últimos dias 7 e 9 na cidade de Treviso, na Itália. Giuseppe Salvador, de Martellago, do Vêneto, venceu a categoria “receita original”, e a jovem Marina Summa, de Cerano, no Piemonte, ganhou pela criatividade. Salvador, 50 anos, participava da competição internacional pela sexta vez e disse que os valores que ganhou na competição irão para uma fundação de caridade. Já a estudante Summa, a mais nova na competição com 18 anos, venceu por unanimidade ao criar a receita clássica com cannoli sicilianos, casca de laranja cristalizada e pistache. “O tiramisù é uma das receitas que melhor representam a Itália no mundo. Vamos assim acrescentar mais uma peça ao projeto da candidatura da cozinha italiana caseira como patrimônio da humanidade da Unesco”, afirmou a diretora da La Cucina Italiana, Maddalena Fossati (ANSA).

B – Mamografias Gratuitas

Até a próxima sexta-feira (21), estará disponível na região do Largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo, uma carreta do Hospital de Amor para a realização gratuita de mamografias de rastreamento. A iniciativa, articulada pelo Instituto Avon, faz parte das ações lideradas pelo braço social da Avon para o ‘Outubro Rosa’ e objetiva tornar o exame de detecção de câncer de mama para população em idade de rastreamento (de 50 a 69 anos) mais acessível para a população feminina e promover a conscientização sobre o assunto. Para fazer os exames, é necessário ter entre 50 e 69 anos e apresentar os documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. As vagas estarão sujeitas à ordem de chegada (para distribuição de senhas para o exame). Horário: 9h às 17h30.

C – Candidatos X Vagas

Mais de 83 mil pessoas se inscreveram no concurso do Senado Federal e vão disputar 22 vagas para 15 especialidades, além do cadastro de reserva para outras 22 especialidades. A concorrência média é de 379 candidatos por vaga. O cargo mais disputado é o de analista legislativo na especialidade processo legislativo. São 16.047 candidatos na disputa por uma única colocação. O cargo com mais vagas oferecidas é o de técnico legislativo na especialidade policial legislativo com 7 vagas e 25.037 inscritos, um total de 3.576 candidatos por posto. Para o cargo de advogado, tem 4.091 candidatos na disputa pela única vaga oferecida (Ag.Senado).

D – Experiências Inovadoras

Hoje, o Banco do Brasil possui cerca de 1 milhão de clientes ativos com até 18 anos e a expectativa é dobrar esse número nos próximos 2 anos. Para tanto, acaba de lançar a BB Cash, uma conta bancária desenvolvida com foco nesse público, aberta de forma totalmente digital e gratuita. O jovem que aderir à BB Cash terá um cartão para compras online, acesso ao Pix, investimentos e previdência, entre outras funções personalizadas. Na prática, o Banco está investindo em experiências inovadoras em realidade estendida, planejamento financeiro, produtos remodelados e novas soluções de meios de pagamento. Para abertura de conta, é necessário que o menor tenha CPF e RG e que seu vínculo esteja registrado no cadastro de seu pai ou mãe, cliente do BB.

E – Áreas Verdes

O Governo de São Paulo publicou no DOE, o edital de licitação para empresas interessadas em obter a permissão de uso de área das Estações Experimentais de Itapeva e Itirapina e das Florestas de Águas de Santa Barbara, Angatuba e Piraju. O documento, que já recebeu contribuições da sociedade por meio de consulta pública, prevê que o vencedor seja o responsável pelo manejo florestal, além de exercer atividade associada para gestão técnica e comercial, com foco em produtos e subprodutos florestais, para madeira ou resina de pinus e novos plantios comerciais de pinus e/ou eucaliptos. Os interessados poderão consultar o edital por meio do link: (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/editais/2022/10/concorrencia-01-2022-gs/).

F – Enem: Preparatórios Gratuitos

A Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino superior que oferece formação especializada para profissionais da área da língua inglesa, está com as inscrições abertas para a realização de seus cursos preparatórios gratuitos e de curta duração para as provas do Enem. Disponibilizados no formato 100% digital e de forma assíncrona (conteúdos gravados), com 36 horas de duração, aproveita a excelência do ensino de inglês da marca para preparar os alunos do ensino médio para a prova de língua estrangeira. Além do curso de inglês, a Faculdade Cultura Inglesa aproveita sua especialidade no ensino de Letras para oferecer também, gratuitamente, seu curso de extensão de Literatura. Saiba mais: (https://www.faculdadeculturainglesa.com.br/track/prepsenem/).

G – Rochas Ornamentais

Com o intuito de difundir a aplicação de rochas naturais do Brasil no setor de arquitetura e contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos novos profissionais, o Centrorochas, a World Natural Stone Association (Wonasa) e a Vitoria Stone Fair lançaram o Desafio Natural Stone – 1º Prêmio Acadêmico Brasileiro de Arquitetura. Podem participar alunos (a partir do 3º ano) e recém-formados (2º semestre/20 a 1º semestre/22) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O desafio é inscrever um projeto que especifique o uso de rochas ornamentais naturais brasileiras. Os trabalhos deverão ser enviados em formato digital pelo site (www.desafionaturalstone.com.br), onde também estão disponíveis o regulamento e o cronograma completo.

H – Materiais Sanitários

Estudo elaborado pela TCP Partners, boutique de investimentos e gestão, aponta que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de materiais sanitários, são 26 unidades fabris de louças sanitárias e 71 fábricas de produtos cerâmicos, que representam mais de 6% do PIB da Construção de 2021. No ano passado, a produção brasileira de louças sanitárias foi de aproximadamente 22 milhões de peças ao ano, apresentado um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior. Em relação ao mercado mundial de revestimentos cerâmicos, o Brasil ocupa a 3ª posição em produção, a 2ª posição em consumo o 7º do ranking nas exportações. Saiba mais: (http://tcp-partners.com/pt/).

I – Carretas Blindadas

Em um setor como o de transportes, que se depara constantemente com os problemas de segurança, a FSJ Logística, transportadora especializada em cargas fechadas com rotas fixas para todo o País, cresce tendo como um dos seus maiores diferenciais o número expressivo de carretas blindadas. Com uma atuação focada na qualidade e na segurança das transferências intermunicipais e interestaduais do e-commerce, a empresa é a que possui o maior número de carretas blindadas em operação em seu segmento, e segue expandindo a frota. Atualmente, a empresa opera com 102 carretas blindadas, e até o final do ano prevê a aquisição de mais 22 com este tipo de proteção. Desta forma, passará a contar com uma frota de 124 carretas blindadas. As blindagens fazem parte do plano de investimentos da empresa em 2022. Saiba mais: (http://fsjlogistica.com.br/).

J – Futuro do Viver

O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está abrindo uma nova chamada para seu programa de inovação aberta “Brain Open”. Nesta edição, batizada de “Conexões do Futuro”, o objetivo é selecionar startups com soluções tecnológicas acessíveis para o grande público, com foco em três frentes: bem-estar animal, casas sustentáveis e segurança. Podem participar startups brasileiras que estejam, no mínimo, em fase de tração, com clientes ativos e modelo de negócios validado, com renda recorrente e que apresentem alguma solução. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site (https://innovationlatam.com/ch/algar).

K – Valor de Revenda

Veículo mais vendido do Brasil, carro mais comercializado na América do Sul e líder do segmento praticamente desde que foi lançada, a Fiat Strada conquistou mais um título: o de automóvel que menos desvaloriza no mercado nacional (ou mais valorizado em função da situação atual do mercado de usados). Com índice de 9,8% de valorização após um ano de uso, o modelo foi a “Picape Pequena” e o automóvel mais bem avaliado de forma geral na 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, promovido em parceria com a Textofinal. O Mobi foi outro modelo da Fiat que também garantiu o título em seu segmento.