Negócios em Pauta 19/08/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A – Encontro de Kombis

No próximo dia 28, domingo, o São Bernardo Plaza Shopping receberá um encontro especial de Kombis a partir das 09h00. O principal objetivo da primeira edição do evento é unir a paixão dos colecionadores e admiradores pelo símbolo especial da cidade de São Bernardo do Campo, em homenagem ao aniversário de 463 anos da cidade. Para que seus frequentadores já entrem no clima do evento, o shopping contará ainda, dez dias antes, com cinco kombis distribuídas pelos pisos, contando um pouco de cada uma de suas histórias. O encontro acontece com curadoria do SampaKombiClube, com música do Kombi Jazz, alimentação sob comando da Kombi Bar do Bolinho e venda de suvenires e produtos para Kombis antigas (www.shoppingsaobernardoplaza.com.br).

B – Carros Antigos

Quem é fã de carros antigos não pode perder essa: a partir do próximo dia 28, a Panamericana Escola de Arte e Design (Rua Groenlândia, 77) recebe a exposição fotográfica Carros Antigos: Design & História, com curadoria de Alex Lipszyc e Élcio Ohnuma. A mostra é uma parceria entre a Escola e o Museu Eduardo André Matarazzo, que possui em seu acervo os carros antigos desta tradicional família paulistana. O objetivo da exposição é resgatar, através da fotografia, toda a história e o design dos automóveis que encantam até hoje os apaixonados pelo universo automobilístico. Beleza, extravagância e nostalgia estão presentes nas fotografias que compõe a Carros Antigos: Design & História.

C – Tutores para Indústria

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha abre as inscrições para o curso Formação de Tutores. A iniciativa, que possui origem alemã, tem o intuito de aprimorar as ações de instrutores dentro das indústrias e apresentar a importância do acompanhamento e orientação nas dinâmicas diárias de jovens aprendizes. Com isso, é imprescindível a capacitação profissional e pessoal do tutor. Conduzido pelo modelo de ensino dual alemão, a formação é dividida em teoria e prática, fazendo com que os participantes vivenciem todos os possíveis acontecimentos no acompanhamento do jovem aprendiz. Outras informações e inscrições em: (www.ahkbrasilien.com.br) ou tel. 5187-5113.

D – Conforto das Crianças

Há 26 anos inovando no mercado calçadista infantil, a Kidy se tornou referência nacional em tecnologia e conforto. A marca celebra mais um aniversário em plena sintonia com os desejos das famílias brasileiras, levando o que há de mais moderno para os pés das crianças. Fundada em agosto de 1990 em Birigui, a Kidy é um dos grandes motores do segmento calçadista, contabilizando três unidades fabris, mais de dois mil funcionários, capacidade produtiva de mais de 20 mil pares por dia e exportação para mais de 35 países, entre eles Alemanha, Estados Unidos, Espanha, França e Itália. Além disso, em 26 anos de história, a empresa já vendeu mais de 50 milhões de pares. Saiba mais em (www.kidy.com.br).

E – Indústria Química

Entre os dias 8 e 10 de novembro, no Riocentro, acontece a TeQ 2016 – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Química e de Processos. Inédita no Brasil, reúne grandes nomes da indústria química e novidades do setor. O evento será o principal ponto de encontro para debate e geração de novos negócios da indústria química brasileira neste ano. Temas atuais abrangendo todo o setor, com o objetivo de esclarecer e propor novos negócios para os envolvidos, serão os destaques. A expectativa é atrair uma média de 120 expositores e receber cerca de 10 mil visitantes no evento. Mais informações: (www.tecnologiaquimica.com.br).

F – Experiência Internacional

Uma das melhores formas de dar um up na carreira é, sem dúvidas, ter alguma vivência no exterior. Por isso, quem deseja fazer uma imersão em outra cultura e aproveitar para alavancar a carreira tem os programas da CI – Intercâmbio e Viagem. Um dos destaques para quem busca uma experiência em outro país é o programa YouCanada, que permite morar no país por até um ano, sem a exigência de fazer um curso para conseguir o visto. Para participar do processo seletivo – que vai até o próximo dia 31, é preciso ter entre 18 e 35 anos e inglês intermediário. Saiba mais em (www.ci.com.br).

G – Melhores Cooperativas

Com o objetivo de reconhecer as boas práticas das cooperativas e de estimular a troca de experiências, o Sistema OCB realiza a décima edição do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano. Desde 2004, o prêmio, que era chamado “Cooperativa do Ano”, já reconheceu 81 cooperativas em diferentes segmentos, contribuindo para o crescimento das regiões onde estão localizadas. As inscrições pelo site (www.premiosomoscoop.coop.br) vão até 9 de setembro. O Somoscoop é dividido em seis categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Desenvolvimento Sustentável, Fidelização, Inovação e Tecnologia e Intercooperação.

H – Cafés para o Inverno

A Freddo, rede argentina de sorvetes 100% artesanais, está lançando uma linha de cafés especiais para aquecer o inverno. A Freddo traz o Café Afogatto de Doce de Leite, feito com cinquenta gramas de sorvete de doce de leite, calda de chocolate e um shot de café medida ristretto. A sobremesa é ideal para saborear a combinação do delicioso doce de leite Argentino com café, além de ser do tamanho certo para degustar aquele cafezinho após o almoço. Outra novidade é o Amaretti Freddo, feito com uma medida de café espresso simples, leite espumado e uma colher de xapore de amaretto para completar o sabor. Ele é servido em um copo especial para cafés quentes. Saiba mais em (www.freddobrasil.com).

I – Cadeia da Energia

Os rumos do setor de energia serão o tema do encontro promovido pela Amcham, nesta sexta-feira (19), às 8h00, com o secretário executivo Paulo Pedrosa, do Ministério de Minas e Energia. O secretário detalhará perspectivas para a cadeia de Energia e questões como a contratação das distribuidoras, judicialização do setor e como construir uma agenda positiva com bases sólidas para o ano de 2017. O encontro, dentro da do comitê de Energia da Amcham, contará com a participação de executivos e empresas do setor no País. Acontece das 8h00 às 10h00 na sede da Amcham (Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio). Mais informações: (www.amcham.com.br).

J – Montanhismo e Excursionismo

Entre os dias 25 e 27 de novembro, a UFSCar promove o “IV Encontro de Montanhismo e Excursionismo de São Carlos”. O evento objetiva a promoção de um fórum para estudos e debates sobre os diferentes aspectos das atividades em ambiente natural. Contará com apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma de pôsteres, palestras e sessões de debate sobre a difusão e visibilidade da escalada e montanhismo, ecoturismo sustentável e mínimo impacto. Oficinas práticas de aberturas de vias de escalada esportiva, técnicas verticais de acesso a árvores e introdução à fotografia outdoor. Haverá um concurso de fotografias, que serão expostas durante o evento por meio de projetores digitais. As fotos podem ser enviadas até o dia 18 de novembro. Mais informações em: (http://cume.org/iv-emesc) e ([email protected]) ou tel. (16) 3351-9335.

K – Nichos de Mercado

Em 21 e 22 de setembro, na Unicamp, acontece o Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial, que traz mais de vinte palestras e debates sobre a utilização de frutos e plantas típicas brasileiras em diversos ramos da indústria. Com o tema “Espécies nativas do Brasil:Conhecimentos e Tecnologias”, o evento é voltado para profissionais da indústria, da produção rural, dos setores de alimentos, recursos florestais e cosméticos, pesquisadores e representantes do governo, visando fomentar a diversificação de produtos e insumos, promover o conhecimento e identificar oportunidades de negócios. Mais informações no link:(https://www.embrapa.br/workshopnichos2016/index.php).

L – Vintage & Inéditos

A exposição Raros Vintages & Inéditos traz o trabalho de 32 fotógrafos brasileiros, com um resgate histórico da construção da história da fotografia brasileira nas últimas cinco décadas. Uma mostra com diferentes olhares, técnicas e suportes diversos e algumas produções contemporâneas. As obras revelam o significado que as fotografias tiveram ao longo do tempo em que foram realizadas, e que trazidas para o presente, proporcionam uma reflexão sobre as imagens e os artistas que ajudaram a construir esta trajetória. Abre neste sábado (20) e vai até 15 de outubro na Galeria Virgilio (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros). Mais informações tel. 2373-2999.

M – Alimentos Orgânicos

Dinâmico, intuitivo e repleto de conhecimentos sobre a agricultura orgânica e o universo dos coletivos de consumo responsável, o novo site da Banca Orgânica (www.bancaorganica.eco.br) acaba de ser lançado pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental. O objetivo é ser um meio de divulgação de novas formas de acessar os alimentos orgânicos, diretamente do produtor local, com importantes benefícios no campo, sempre facilitando o entendimento sobre esse novo modelo e como se engajar para formar coletivos de consumo responsável. Objetiva ampliar a ponte entre o campo e os consumidores, por meio da formação de coletivos de consumo de apoio à agricultura orgânica e familiar que têm acesso a cestas de alimentos frescos e sem veneno (www.institutoaua.org.br).

N – Logística no Comércio

Empresários têm olhado com atenção para as deficiências internas de suas empresas em busca de diminuir seus custos. No caso do varejo, a logística se mostra uma das áreas mais sensíveis quando o assunto é desperdício. Atualmente uma parte importante da lucratividade é perdida por falta de controle. O desperdício ocorre em função de furtos e problemas com a operação e logística. Para diminuir essa sangria, o professor Anderson A. Osawa repassa dicas fundamentais sobre o assunto, abordadas com profundidade no curso “Logística no Comércio Varejista”, programado para os próximos dias 23, 24 e 25, das 19h00 às 22h00, no auditório do Sincomavi (Rua Boa Vista, 356 – 15º andar, centro). Informações telefone 3488-8200 ou ([email protected]).