Negócios em Pauta 19/07/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 18 de julho de 2022

A – Renovação de certificação e novos planos

A companhia boliviana Amaszonas by Nella acaba de receber, das autoridades bolivianas aeronáuticas, a renovação de seu certificado para voos regulares de passageiros e carga. A conquista representa um marco para a cia, que estava em processo pré-falimentar antes de ser adquirida pela Nella Airlines Group. Entre os novos planos: finalizar o processo de mudança de nome para Nella Airlines Bolivia, já em fase final; certificação do Boeing 737-800NG e, até o início de 2023, iniciar a mudança da frota, saindo dos Embraer 190 com capacidade para 110 passageiros para o Boeing com capacidade para 189 passageiros. A Amaszonas by Nella opera na Bolívia, Chile e Paraguai e planeja retomar voos regulares para Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu, além de Peru e Argentina – operações interrompidas pela pandemia.

B – Projetos Sociais

A Fundação Salvador Arena anuncia a abertura do edital Programa de Apoio a Projetos Sociais, destinando entre R$ 70 mil a R$ 380 mil para projetos sociais de OSCs de todo o Brasil. Para concorrer ao edital, as interessadas devem participar da consultoria gratuita “Elaboração de Projetos Sociais”, uma formação online que visa colaborar com os proponentes no seu processo de elaboração da proposta que será inscrita no edital. O programa contemplará propostas que demonstrem resultado social de impacto direto a crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos atendidos pela organização, nas áreas de assistência social, educação e saúde. As propostas devem ter um prazo para execução entre 12 e 14 meses. Mais informações e inscrições: (www.fundacaosalvadorarena.org.br).

C – Tecnologia e Software

A Stellantis, que detém as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot, Citroën e Abarth, entre outras, está com 75 oportunidades disponíveis nas áreas de tecnologia e software. No processo de transformação da empresa em uma Tech Car Company, a Stellantis busca atrair novos talentos nessas áreas e poderá expandir seu quadro em até 400 profissionais nos próximos dois anos. As vagas são para trabalho remoto, o que permite que os candidatos sejam de qualquer região brasileira. Os profissionais contratados vão trabalhar de modo integrado e de maneira virtual, em parceria com times globais no desenvolvimento de soluções de software a serem aplicadas às diversas marcas do grupo. Mais informações: (https://bit.ly/3zvBhMl).

D – Globes Awards

O Ampro Globes Awards, a maior premiação do Live Marketing no Brasil, já está com inscrições abertas. Agências de todo o país podem inscrever seus cases em 19 categorias, que estarão divididas em cinco verticais: Business, Consumer, Content, Responsible e Trade. O propósito do festival é cada vez mais reconhecer a criatividade do mercado, celebrando ideias ousadas, cativantes e, principalmente, relevantes. Os trabalhos serão avaliados nacionalmente e, se aprovados, poderão também concorrer à etapa internacional da premiação, que acontece sob a organização da MAA Worldwide. As inscrições do Ampro Globes Awards 2022 já podem ser feitas pelo site: (www.amproglobesawards.com.br).

E – Desenvolvimento Sustentável

O campeão nos campos, o Real Madrid fechou um acordo com a campeã premium das ruas. A BMW Espanha se tornou a mais nova patrocinadora do grande time. A aliança foi materializada no complexo esportivo do Club, na presença de Florentino Pérez, Presidente do Real Madrid Club de Fútbol e Manuel Terroba, Presidente Executivo do BMW Group Espanha e Portugal, bem como membros do comitê de direção de ambas as empresas. Superando os limites de uma parceria comum, a BMW Espanha e o Real Madrid criarão um centro de colaboração, um “hub para a sustentabilidade”, no qual, por meio de sessões de trabalho com outros colaboradores oficiais do clube, serão partilhadas boas práticas para alcançar uma aprendizagem comum. As marcas também realizarão trabalhos sobre iniciativas específicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do novo estádio Santiago Bernabéu: o ‘NEXT Sustainability Trophy’.

F – Jornalistas de Redação

O Centro Universitário FAAP abre as inscrições para o ‘UE Debriefing’, um curso gratuito voltado a jornalistas de redação que cobrem ou queiram entender mais sobre a União Europeia. Serão seis encontros presenciais, a cada 15 dias, a partir de 21/9. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas pelo link (https://lp.faap.br/uedebriefing). Após preencher o formulário, o jornalista deve enviar até 5 de agosto uma carta de recomendação assinada pelo seu superior direto e um currículo resumido para ([email protected]) e ([email protected]). A iniciativa é resultado de uma parceria da FAAP com o Centro Jean Monnet para Formação de Jornalistas e Decisores Políticos, cofinanciado pela União Europeia, por meio do Programa Erasmus+.

G – Mercado Adulto

Estima-se que, até 2026, o mercado adulto e erótico movimente algo em torno de 125 bilhões de dólares, segundo o relatório “(R)evolução Sexual”, da spark:off. E, para debater sobre os negócios, tecnologia, possibilidades e inovações no segmento, a maior rede social de sexo liberal da América Latina, o Sexlog, realiza, entre os dias 2 e 4 de agosto, a segunda edição do Sex Summit. O objetivo é fazer a ponte entre o conhecimento de empreendedores experientes e quem está começando ou quer faturar alto nesse segmento. De forma gratuita e 100% online, terá a presença de grandes nomes do mercado adulto entre empreendedores, jornalistas, cientistas de dados e experts em marketing digital, com alguns nomes como Mayumi Sato, Marcela Mc Gowan, Monique dos Anjos, Facundo Guerra e Camile Gentile. Inscrições e mais informações: (https://sexsummit.com.br/#).

H – Escriturações Contábeis

A Receita prorrogou até o dia 31 de agosto o prazo para que as empresas que estejam obrigadas a entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) apresentem sua declaração, referente ao ano-calendário de 2021. De acordo com o sócio-líder de Impostos Diretos da KPMG no Brasil, Fábio Maranesi, é fundamental que as empresas adotem os procedimentos adequados para o correto preenchimento das informações e sejam muito cuidadosas na apresentação de suas apurações tributárias. A Escrituração Contábil Fiscal refere-se a uma obrigação tributária acessória que abrange as informações relacionadas à apuração do IRPJ e da CSLL de todo o ano-calendário, além de outras informações contábeis e econômicas, e deve ser transmitida por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

I – Ecossistema de Tecnologia

O TDC Business, 16ª edição do The Developer’s Conference, maior evento de profissionais de tecnologia do Brasil, está confirmado para os dias 22 e 24 de agosto. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será híbrido ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, em São Paulo, e com transmissão simultânea pela plataforma Hopin. A expectativa da organização é receber cerca de 4500 mil pessoas presencialmente durante os três dias de evento e mais de 15000 participantes interagindo na plataforma digital. O evento terá cerca de 33 Trilhas Premium – cada uma composta por várias trilhas ainda mais especializadas, com foco em temas que impactam diretamente a carreira dos profissionais e podem gerar resultados diretos para as empresas. Mais informações: (https://thedevconf.com/tdc/2022/business/?).

J – Integração e Colaboração

A Camicado, rede de lojas especializada em casa e decoração da Lojas Renner S.A., reinaugurou sua sede administrativa, localizada na zona Sul de São Paulo. O prédio de 1.336 m² conta com três andares, além de subsolo, térreo e cobertura, e foi transformado em um grande coworking, com estações de trabalho volantes e espaços colaborativos para reuniões e atividades de brainstorm. Além disso, a sede ganhou uma loja interna e um novo estúdio para a produção de fotos e vídeos para as redes sociais da marca. Nesse processo de mudança, a Camicado realizou a doação de itens de casa e decoração, utilizados nas produções audiovisuais da marca, para a Tucca – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. A instituição realizará um bazar beneficente para comercializar as peças e arrecadar verba.

K – Aplicações Balísticas

A DuPont inaugurou o seu novo laboratório de proteção balística DuPont™ Kevlar® na América Latina. Localizado em Barueri/SP, figura entre os três centros de excelência em proteção balística pessoal e veicular da multinacional no mundo. Com um investimento da ordem de R$ 2,2 milhões, o novo laboratório, chamado de Kevlar® Experience, tem uma área de 306,2 m². Além de promover ensaios com equipamentos que simulam ataques balísticos, o centro de excelência também conta com uma área de prototipagem completa para suportar o desenvolvimento de blindagens flexíveis e rígidas. O Kevlar® é uma fibra de aramida descoberta pela DuPont na década de 60 e, desde então, vem recebendo inúmeras inovações, como uma tecnologia de vanguarda (https://www.dupont.com/).