Negócios em Pauta 19/03/2020

A – Movimentação de Cargas

A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou um crescimento de 5,4% em fevereiro, frente igual período de 2019, ao fechar o mês com 10,6 milhões de toneladas movimentadas, recorde para o período. Na comparação anual, os desembarques cresceram 16,2%, para 3,3 milhões de toneladas, e os embarques avançaram 1,1%, encerrando o mês em 7,3 milhões de toneladas. Também em tonelagem a movimentação conteinerizada subiu: alta de 16,6%, totalizando 3,8 milhões de toneladas. Esse desempenho foi impulsionado pelos embarques que apresentaram maior crescimento e volume, um salto de 19,7%, para 2,13 milhões de toneladas, respectivamente.

B – Profissionais Brasileiros de TI

A província de Quebec está em busca de profissionais na área de Tecnologia da Informação. A Québec International, agência de desenvolvimento econômico da região, é responsável pelo recrutamento online e presencial dos candidatos do mundo todo e está selecionando profissionais de TI no Brasil para participarem do processo, que é totalmente gratuito. As oportunidades são para analista web, desenvolver Stack, Scrum Master, programação, entre outras. Também apresentam algumas exigências, como diploma técnico ou universitário, experiência profissional relacionada ao cargo e nível de francês do básico ao avançado, dependendo da oportunidade. Inscrição e mais informações: (http://abre.ai/aOIo).

C – Influenciadores Digitais

A Squid, empresa especializada em marketing de influência, lançou o primeiro curso de capacitação de influenciadores digitais. Para produzir o conteúdo do Profissão Influenciador, a empresa convidou 10 creators para a cocriação do roteiro. Com base nas principais dores e dúvidas originadas nessa reunião, foram criadas treze aulas dividas que abordam desde o que é marketing de influência até emitir nota fiscal de serviços prestados. Além da apresentadora Valentina Pulgarín, as videoaulas contam com depoimentos de influenciadores que já atuam na área dando dicas para quem quer se profissionalizar nesse mercado. Mais informações: (https://squidit.com.br/).

D – Indústria de Armas

A Taurus possui um portfólio completo de produtos atendendo os mercados militar, policial e civil. Sediada em São Leopoldo/RS, emprega cerca de 2.000 pessoas e é responsável por 35% das exportações do município. Em 2019, a fabricante venceu a 47ª edição do Prêmio Exportação RS na categoria Trajetória Exportadora Master, figurando entre as empresas gaúchas que obtiveram os melhores resultados e desenvolveram estratégias para comercializar seus produtos no mercado internacional. Também recebeu o “Handgun of the Year”, considerado uma das premiações mais importantes da indústria de armas dos Estados Unidos, em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação. Saiba mais: (www.taurusarmas.com.br).

E – Melhores Sabores

Empresas de bebidas já podem realizar inscrições no concurso ‘Os Melhores Sabores do Brasil 2021’, a maior competição nacional do setor. Os prêmios são concedidos nas categorias guaraná, tubaína e refrigerante regional e podem concorrer somente indústrias associadas da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil). Realizado a cada dois anos, o concurso tem como finalidade promover as indústrias de refrigerantes e levar ao consumidor sabores regionais fabricados com qualidade. Uma novidades é que o público vai escolher apenas um grande vencedor na categoria refrigerante regional. Saiba mais em: (www.confrebras.org.br).

F – Internet das Coisas

Estão abertas as inscrições para a primeira rodada de cursos à distância do programa Code IoT em 2020. Por meio de plataforma online, a Samsung oferece seis cursos ligados a Internet das Coisas, o que inclui atividades voltadas para introdução ao tema, sobre programação, eletrônica básica, entre outros. Realizados em parceria com o LSI-TEC, Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, os treinamentos online são direcionados ao público que busca inserção neste novo cenário de integração entre software e hardware. Interessados já podem fazer inscrições por meio do site (www.codeiot.org.br).

G – Startups de Tecnologia

A Kaspersky Innovation Hub anuncia sua segunda rodada de inscrições para o programa Open Innovation, que fomenta a colaboração com empresas de tecnolologia inovadoras. Todas as startups ou projetos individuais que desenvolvam soluções de cibersegurança são convidados a participar. As melhores propostas serão convidadas a integrar projetos piloto e trabalharão de forma conjunta no desenvolvimento de soluções, que podem vir a ser promovidos mundialmente. Receberão também orientação técnica e comercial, sendo que aquelas que passarem da fase piloto terão acesso à rede de parceiros da Kaspersky, bem como aos atuais e potenciais clientes. Para mais informações, acesse: (www.kaspersky.com).

H – Inspeção Remota

A preocupação com a crescente disseminação do coronavírus está mudando a rotina de milhões de pessoas. Por conta dos riscos, a orientação dos órgãos governamentais é que a população reduza o contato social e muitas empresas, assim como a própria Planetun, já estão adotando o trabalho home office. Pensando em minimizar o impacto da pandemia no mercado automotivo e segurador, a insurtech Planetun decidiu liberar gratuitamente seus aplicativos web que permitem a vistoria ou inspeção remota para as empresas que ainda não possuem esta tecnologia, durante 30 dias. Para mais informações, acesse: (http://www.planetun.mobi/previna-se).

I – Destino para Cicloturistas

O cicloturismo vem crescendo de forma significativa no Brasil. Com a chegada de novos modelos e tecnologias de equipamentos e acessórios, além do aumento da procura por passeios em meio à natureza, a modalidade vem ganhando mais espaço. E Socorro, no interior paulista, é o destino ideal para essa prática, graças ao terreno montanhoso, às belas paisagens e a infraestrutura de trilhas. No final de 2019, a Prefeitura da cidade lançou o projeto “Socorro, Destino Duas Rodas”. Fazendas de café, hotéis, pousadas, agências de turismo receptivo e pontos turísticos passaram a oferecer ou se transformaram em locais para passeios. Há percursos de diferentes níveis de dificuldade e distâncias. Outras informações em: (www.socorro.tur.br).

J – Perdas de Água

A SmartAcqua, startup que desenvolveu uma solução inovadora para a gestão e combate de perdas de água, voltada para empresas de saneamento básico, acaba de lançar um aplicativo (app) que permite ao cidadão comum verificar qual é o volume de água retirado dos mananciais hídricos de sua cidade, quanto desse total é realmente bem utilizado e quais os benefícios que poderiam ser alcançados se fossem tomadas ações corretivas pelos gestores públicos e privados da área de saneamento. O App pode ser acessado por smartphones com sistemas iOS e Android (http://smartacqua.com/smartacqua-app), bastando ser baixado gratuitamente por meio das App Store e Google Play respectivamente, ou visualizado pelo computador (http://smartacqua.com/potencial-smartacqua/).

K – Cultura do Lúpulo

É na região do Sul do Brasil que está nascendo um projeto para incentivar a produção brasileira de lúpulo, ingrediente essencial para a produção da cerveja, com troca de conhecimento entre pequenos produtores locais, a comunidade e a Cervejaria Ambev. Produzido em pequenas quantidades no país por se desenvolver em climas frios, o cultivo já é feito em baixa escala em fazendas da Serra Catarinense. Para fomentar o aumento da produção e atender ao mercado nacional cervejeiro, a Ambev anunciou um projeto, em Lages, com iniciativas que vão desde auxílio técnico para os produtores até utilização de uma planta piloto e viveiro de mudas para a realização de testes de manejo e de variedades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap