Negócios em Pauta 19/02/2020

em Negócios em Pauta
terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A – FGTS 100% Digital

A Caixa já está disponibilizando a opção de Saque do FGTS 100% digital para todas as modalidades previstas em Lei. A novidade possibilita que o saque seja realizado integralmente pelo APP do FGTS. A atualização do aplicativo gratuito já está disponível para dispositivos Android. A nova versão para IOS será lançada nos próximos dias. “O Saque Digital é mais uma inovação da Caixa em busca da excelência dos serviços prestados ao trabalhador, que a partir de agora não necessita ir a um ponto de atendimento físico para sacar seu recurso do FGTS”, destaca o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

B – Vindima Uruguaia

Começou a época da colheita das uvas no Uruguai, mais conhecida como “Vendimia” ou Vindima. Nesse período o país se enche de atrações e comemorações à uma das etapas finais na produção do vinho. É aí, que acontece a etapa mais importante da vitivinicultura em várias localidades do país, com duração até o meados de março, que pode ser vivenciada pelos turistas em diversos estabelecimentos. Essa ciência é celebrada, compartilhada e exibida com muito orgulho nas festas, degustações e “asados” tradicionais. Os frutos são coletados no ponto perfeito da maturação e dão vida a inéditos sabores da bebida. Saiba mais: (http://www.bodegasdeluruguay.com.uy/agenda/).

C – Era do Antropoceno

Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV abre inscrições para as Iniciativas Empresariais. O objetivo é que empresas de diferentes setores e tamanhos possam compartilhar e produzir conhecimentos, refletir e co-construir caminhos comuns em torno do tema “como fazer negócios na Era do Antropoceno”. Neste novo ciclo, serão considerados os subtemas: cadeias de valor e acesso à matéria-prima; redução de desigualdades sociais e crise do sistema climático. As empresas terão a oportunidade de investigar o tema por meio de encontros presenciais com especialistas e atores-chave, webinars e experiências em campo. O início é em março. Informações sobre conceitos, atividades, valores e inscrições: ([email protected]) (11) 3799-3212.

D – Consulta Pública

A Santos Port Authority (SPA) estendeu até dia 28 próximo o prazo para consulta pública sobre a revisão procedida à Norma de Atracação de Navios no Porto de Santos. A SPA resolveu submeter a norma para consulta pública por iniciativa própria, com o objetivo de dar absoluta transparência às alterações e estabelecer uma harmonização dentre os usuários do Porto de Santos. A partir de sua oficialização, a norma será internalizada no Regulamento de Exploração do Porto (REP). Para contribuir com sugestões ou esclarecimentos, encaminhar e-mail para ([email protected]). O documento está disponível no site (www.portodesantos.com.br).

E – Carrefour e Ultragaz

32 hipermercados e supermercados Carrefour, da Grande São Paulo, passam a oferecer Vale Gás. Com a facilidade, originada pela parceria entre Carrefour e Ultragaz, o consumidor poderá ir diretamente no caixa de uma das lojas participantes do Carrefour, adquirir o Vale Gás (botijão de 13 kg) e quando precisar, pode solicitar a entrega via telefone ou Whatsapp. Em seguida, a Ultragaz realiza a entrega no endereço do cliente, com toda a praticidade e segurança. Essa nova união faz parte da estratégia de diversificação das operações do Carrefour que também firmou parceria com a Vult para comercializar a linha completa de maquiagem, acessórios e esmaltes da marca nas lojas da rede. Mais informações: (www.grupocarrefourbrasil.com.br).

F – Profissionais de Tecnologia

A Radix está com 50 vagas abertas na área de tecnologia e inovação para início imediato na sede, no Rio de Janeiro, e nas filiais de São Paulo e Belo Horizonte. No momento, o cargo que tem a maior demanda é o de Desenvolvedor Java. Para concorrer às vagas, o profissional deve ter experiência na área e em ferramentas como SpringBoot, Spring MVC, Hibernate e JPA. Também é necessário que o candidato tenha criado ao menos um microsserviço profissionalmente e conhecimento com os Bancos de dados SQL e NOSQL, além de outros requisitos. Todas as oportunidades estão detalhadas no site (https://radix.gupy.io/).

G – Universidades Italianas

O consórcio ICoN (Italian Culture on the Net) lançou um edital que oferece 20 bolsas de estudo parciais para o primeiro semestre de uma graduação trienal e online em língua e cultura italianas. O ICoN reúne universidades da Itália e promove o ensino do idioma do país por meio de cursos à distância, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Entre as instituições conveniadas estão a Universidade Ca’ Foscari (Veneza), a Universidade de Bolonha, a Universidade de Roma Tor Vergata, a Universidade dos Estudos de Turim e a Universidade para Estrangeiros de Siena. Outras informações: (https://www.uninsubria.eu/opportunity/call_scholarships).

H – Alimentos Orgânicos

Já pensou em receber alimentos livres de qualquer agrotóxico na porta da sua casa, tirados diretamente do pé no dia do pedido? Foi pensando nisso que o empreendedor Tomás Abrahão criou a Raízs, que conecta o consumidor interessado em alimentos orgânicos ao pequeno produtor. O estoque é atualizado todos dias e a colheita é feita somente a partir da confirmação da compra. Já a entrega é realizada no dia seguinte. São mais de 800 agricultores certificados e auditados pelos maiores selos da área, além de parcerias com cooperativas desde o Sul do país até a Amazônia. O serviço oferece uma opção de fornecimento dos alimentos orgânicos de maneira rápida a preços justos. Compras e mais informações no site (www.raizs.com.br).

I – Webinars Gratuitos

Com o objetivo de continuar capacitando profissionais de todo o Brasil, a Mitsubishi Electric abre as inscrições para os webinars gratuitos promovidos pela companhia. Serão 10 sessões, totalmente on-line e gratuitas, as apresentações ao vivo têm duração média de quarenta e cinco minutos e abordam temas atuais e tendências para o setor industrial. O objetivo é informar profissionais e estudantes sobre o universo da automação industrial de forma didática e objetiva. Para inscrição, basta acessar o site: (mitsubishielectric.com.br/webinars) e escolher o tema de interesse.

J – Desenvolvimento do Varejo

No dia 5 de março, acontece no Expo Center Norte o único evento pós-NRF desenvolvido especialmente para o varejo alimentar e de bens não duráveis, o 2º Super Fórum. Para isso, o corpo diretivo da DMCard, produtora do encontro e empresa especialista nesse segmento, esteve em Nova York participando do Retail’s Big Show 2020, com a missão de conhecer todas as novidades que vão guiar o desenvolvimento do varejo e multiplicar o que viram com empresários e executivos do Brasil. Para ajudá-los nessa tarefa, convidaram um time de célebres especialistas que se revezam no palco do Super Fórum para uma plateia de mil pessoas. Outras informações: (www.segundosuperforum.com.br).

K – Software e Gestão

O ERP Summit – maior evento da América Latina sobre software e gestão – tendo como tema central: “O software como agente da transformação humana e dos negócios” começa a revelar seus principais palestrantes para esta edição. Acontece no Expo Center Norte, nos dias 14 e 15 de abril. A palestra “Perspectivas da Política e Economia no Brasil para 2020”, será apresentada pelo jornalista Alexandre Garcia; a palestra “Superação, Competitividade e Acessibilidade Digital: A história de um supercampeão”, será ministrada pelo atleta paraolímpico Daniel Dias; e o Procurador da República, Deltan Dallagnol, fala ao público sobre “A tecnologia na luta contra a corrupção: A ética e o propósito dos negócios”. Mais informações:(www.erpsummit.com.br).