Negócios em Pauta 17/08/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 16 de agosto de 2022

A – Projeto para combater as mudanças climáticas

Com o objetivo de minimizar as emissões de carbono causadas pelos voos, a Turkish Airlines lançou um programa Co2mission. O projeto visa equilibrar as emissões causadas por viagens. O programa garantirá que a compensação de carbono torne-se viável e prática, para qualquer pessoa com consciência ambiental. Os passageiros que desejam minimizar a emissão de seu voo podem fazê-lo contribuindo com o valor desejado para projetos do portfólio de sua escolha, adquirindo assim a certificação de redução de emissões credenciada pelas Nações Unidas. As contribuições dos passageiros serão utilizadas para apoiar os projetos credenciados pela VCS e pelo Gold Standard e podem enviar suas avaliações e análises de terceiros sem cortes pela Turkish Airlines. Saiba mais em: (https://turkishairlines.co2mission.com/en).

B – Ampro Awards

A Associação de Marketing Promocional (Ampro) anuncia que as inscrições para o AMPRO Globes Awards 2022, a maior premiação do Live Marketing do Brasil, foram prorrogadas até o próximo dia 29. O processo de inscrição de cases ficou mais fácil e rápido neste ano, basta acessar o site da premiação, cadastrar e inserir os trabalhos – tudo num único lugar. Para eventuais dúvidas, a Ampro também disponibilizou um tutorial: (www.amproglobesawards.com.br/a-premiacao). No regulamento, há outras mudanças que facilitaram a participação para este ano, como a flexibilidade na apresentação das pranchas, no formato e envio dos video-cases, entre outros.

C – Ações Sociais

SIM é uma palavra tão simples, porém, com diversos significados. Um “sim” pode mudar um estado de ânimo, mudar planos, até mesmo atitudes, assim como pode transformar vidas de diferentes formas. E quanto àqueles que dependem de um “sim” para sobreviver? Quanto vale ter alguém que zela por nós? Enquanto pessoas anseiam ir bem nos negócios, na vida, nos estudos, nos relacionamentos, há aquelas que necessitam de um acolhimento, um ombro amigo, uma palavra de conforto, de razões para continuar a lutar e viver, mesmo diante das adversidades. Às vezes, tudo que precisa é de um apoio. A Legião da Boa Vontade convida para sua mobilização intitulada “Diga Sim!”. Outras informações: (www.lbv.org.br).

D – Benefícios Flexíveis

Apesar de ser uma novidade distante da realidade da maioria das organizações brasileiras, a ‘four-day week’, ou semana de trabalho de 4 dias, já foi implantada em várias empresas estrangeiras. A Eva Benefícios, RH Tech de benefícios flexíveis, iniciou no mês de julho a jornada de trabalho de 32 horas por semana. Segundo Marcelo Lopes, CEO na empresa, a mudança visa uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores, além de acompanhar também uma tendência que só cresce no exterior. Os funcionários irão contar com a sexta-feira livre para aproveitarem tempo com amigos, familiares, além de terem um dia útil livre para resolver pendências pessoais (https://evacard.com.br/).

E – Negócios Transformadores

Entre os próximos dias 22 e 24, no Pro Magno, acontece o TDC Business, 16ª edição do The Developer’s Conference em São Paulo, maior evento de profissionais de tecnologia do Brasil. Entre os temas: Arquitetura, API & Microservices, Cloud & DevOps; Design; Inovação & Transformação Digital; Inteligência Artificial & Dados, Web & Mobile, entre outros. Além disso, pela primeira vez, o TDC apresenta a trilha ESG e Negócios de Impacto Social, que pretende mostrar o que está sendo feito no mercado e como a inovação é um propulsor de novas oportunidades socioeconômicas. As trilhas de Engenharia de Dados e UX Writing, que estão em alta no segmento de tecnologia, também estreiam no evento. Saiba mais: (https://thedevconf.com/tdc/2022/business/).

F – Economia Digital

Nos próximos dias 24 e 25, acontece, no São Paulo Expo, o Digitalks Expo 2022, principal evento de negócios da economia digital e tecnologia, que traz uma programação rica e atual com as maiores referências do mercado no Brasil e no mundo. O evento abordará temas atuais e necessários para a economia digital, tais como Inteligência Artificial, Liderança, Marketing, ESG, Inovação, Criação de Conteúdo, Marketing e tendências. Vai ressaltar os impactos da tecnologia e inovação em diversas vertentes da economia digital, além de passar pelas principais tendências de cada setor nos mais de 12 palcos e 144 horas de conteúdo, dividindo conhecimentos específicos e agregando ainda mais valor às discussões. Outras informações: (https://digitalks.com.br/expo/).

G – Caminhão Não Tripulado

A Andrade Gutierrez, pioneira em inovação no setor de engenharia e construção, tem uma nova aposta: um caminhão não tripulado de alta precisão para obras de maior risco no mercado de mineração e construção pesada. O veículo, batizado de 4.Zero, em referência à engenharia do futuro, foi criado pela construtora, em parceria com a Volvo e a ACR. O caminhão é operado remotamente a partir de sete câmeras veiculares, que têm suas imagens transmitidas para dois televisores no cockpit, a cabine de operação. Lá, um profissional treinado controla o equipamento por controle remoto com sinal de rádio a até 2 km de distância, sendo o único do mercado que permite a imediata alternância entre os modos tripulado e não tripulado, sem necessidade de adequações mecânicas.

H – Área dos Fertilizantes

A cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), contará com a participação do ministro da Agricultura, Marcos Montes. O evento, o maior do segmento no Brasil, será realizado no próximo dia 23 (terça-feira), no Renaissance São Paulo Hotel. Contará com especialistas, empresários e formadores de opinião, que abordarão as melhores práticas de ESG, inovação e a importância da diplomacia brasileira para a área dos fertilizantes. Painéis: “Fertilizantes e segurança alimentar”; “Reflexos da crise internacional para o mercado brasileiro”; “Logística e infraestrutura: desafios para o agro Brasileiro”; “Investimentos e produção nacional de fertilizantes”; e a apresentação “Nutrientes para a vida”. Saiba mais em: (https://congressoanda.com.br/).

I – Mulheres Cientistas

O Ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou a primeira edição do prêmio “Science, she says”, que visa reconhecer mulheres cientistas internacionais que realizaram projetos de relevância em seus países. Todos os campos científicos e de tecnologia serão considerados para o prêmio e o requisito básico é que a profissional esteja atuando em sua nação há, ao menos, quatro anos. O prêmio será uma medalha e um diploma do ministério italiano que será entregue em cerimônia presencial em Pádua, no mês de outubro. Será escolhida uma candidata em cinco áreas geográficas: África e Oriente Médio; Ásia e Pacífico; Europa; América do Sul, América Central e Caribe; e América do Norte. Para mais informações, é só acessar o site da Embaixada da Itália no Brasil (ANSA).

J – Vulnerabilidade Social

Quase seis meses após as fortes chuvas que atingiram Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, no início do ano, a população ainda sente os impactos da calamidade, com a carência de cestas básicas e destruição de moradias. Com o objetivo de atenuar e repor as perdas das pessoas afetadas, a Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas –, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), realizou, na última quinzena de julho, a doação de 5 mil telhas de fibrocimento e cerca de 7 toneladas de alimentos. Cerca de 800 famílias foram beneficiadas.

K – Estruturas e Fundações

O Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e o Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP realizarão o 23º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações no próximo dia em 31, em formato híbrido. O tema dessa edição é novas tecnologias nas estruturas dos edifícios. Há mais de duas décadas, o Seminário vem identificando e tratando as necessidades das incorporadoras e construtoras em relação aos projetos e execuções de contenções, fundações e estruturas. As inscrições já estão disponíveis no formato presencial ou remoto no link (https://sindusconsp.com.br/eventos/23o-seminario-tecnologia-de-estruturas-e-fundacoes/).