Negócios em Pauta 19/01/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

A – Exportação de Veículos

A Volkswagen deu início à exportação do T-Cross, produzido em São José dos Pinhais/PR, para sete países do continente africano: Costa do Marfim, Gabão, Gana, Líbia, Madagascar, Ruanda e Sudão. No total, a marca soma 26 países nos quais já exporta o modelo líder no segmento SUV na região – tanto no Brasil quanto na Argentina onde acumula quase 70 mil unidades vendidas em 2020 – e contabiliza mais de 34 mil unidades exportadas. “A exportação para esse continente, o terceiro mais extenso do mundo com mais de 1,2 bilhão de habitantes, é uma grande oportunidade de conquistar novos mercados com um grande potencial de consumo. Fortalecemos também nossa posição de maior exportadora de automóveis do Brasil”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

B – Restauro de Obras

Para marcar o lançamento de sua linha de loções hidratantes corporais, Dove firmou uma parceria com o MASP para patrocinar a restauração de três obras do museu. O objetivo da ação é mostrar que, assim como cuida da pele das mulheres brasileiras, promovendo hidratação, a marca também se preocupa com um “tipo de pele” diferente: as telas das pinturas brasileiras. Com o mote #AArteDeSeCuidar, a campanha reforça a preocupação da marca com o cuidado, beleza e saúde da pele – tanto das mulheres reais quanto daquelas retratadas nas pinturas. As obras escolhidas para restauro foram “Vendedora de Flores” (1947), de Djanira da Motta e Silva, “Cinco moças de Guaratinguetá” (1930), de Emiliano Di Cavalcanti e “Autorretrato com vestido laranja” (1921), de Tarsila do Amaral.

C – Novos Negócios

O Sebrae, por meio do programa Catalisa ICT, está selecionando em torno de mil pesquisas acadêmicas com potencial de se transformarem em negócios inovadores para participar de capacitação gratuita e concorrer, na etapa seguinte do programa, a apoio técnico e financeiro de até R$ 150 mil, incluindo recursos de bolsas de pesquisa e custeio. O programa está com inscrições abertas até o próximo dia 24. Para participar, é necessário ser mestre ou doutor titulados, com diplomas reconhecidos no Brasil, bem como mestrandos e doutorandos em instituições brasileiras. A meta é selecionar 270 planos de inovação, que serão implementados em até 12 meses. Informações sobre o programa e como se inscrever podem ser encontradas em: (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa).

D – Vagas de Graduação

As pessoas que perderam os seus empregos devido a pandemia da Covid-19 terão a oportunidade de se qualificar para retornar ao mercado de trabalho. É que a Uninabuco Digital – Centro Universitário Joaquim Nabuco lança uma nova campanha de incentivo ao ensino superior. Intitulada “Seleção On-line”, a ação é voltada para essas pessoas que estão, hoje, desempregadas, dando a chance para que elas possam ingressar em uma graduação e só começar a pagar a mensalidade quando reingressar no mercado de trabalho ou quando concluir o curso. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário disponível no site: (https://selecaoonline.uninabuco.digital/).

E – Mercado de Arquitetura

A Archademy, maior Market Network de Arquitetura e Design de Interiores do Brasil, abriu inscrições para o Archademy Trends, com o tema “Fragmentos de um novo cotidiano: a relação do brasileiro com a casa”. O primeiro evento do ano acontece online amanhã (20), às 19h, e as inscrições podem ser feitas pelo site (https://archademy.com.br/trends/), de forma gratuita. A ideia é encontrar alternativas conjuntas para os dilemas de 2021 e entender como esse novo cenário influencia na decisão de compra e contratação de serviços como um projeto de arquitetura. Será preciso adaptar os espaços e a vida ao que se convencionou chamar ‘novo normal’.

F – Vagas Abertas

A CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, estendeu o trabalho remoto de suas mais de 2.800 pessoas no Brasil até junho de 2021. No Brasil, a CI&T possui sede em Campinas e escritórios nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Quando da retomada dos trabalhos ao fim da pandemia da covid-19, a CI&T vai adotar modelos de trabalho no formato híbrido, entre presencial e remoto. Mesmo com seus times atuando remotamente, a CI&T segue expandindo em número de pessoas. Atualmente a companhia tem cerca de 340 novas vagas abertas para profissionais que atuam com tecnologia para trabalhar no modelo remoto. As mesmas podem ser acessadas pelo link: (https://br.ciandt.com/carreiras).

G – CEO do Grupo

Estão abertas as inscrições para o CEO for One Month, programa do Grupo Adecco que seleciona um universitário em cada um dos 40 países participantes para concorrer a uma vaga de CEO global por um mês. Para participar, o candidato deve estar matriculado em qualquer curso universitário e ter inglês fluente, já que algumas etapas do processo seletivo são realizadas neste idioma. Os candidatos passam por uma fase de pré-seleção, seguindo critérios globais, seguida de testes e entrevistas on-line realizadas pelo time global da Adecco. Todos os participantes e processos da etapa do Brasil serão anunciadas em formato Reality Show e tudo poderá ser acompanhado no Instagram Oficial da Adecco Brasil. Inscrições e mais informações: (https://foeurope-adecco.secure.force.com/jobboard/JobRegister?JobId=a1h7R
00000Ti0hAQAR
).

H – Viagens ao Exterior

A cidade de Cancun, no México, foi o destino internacional preferido dos brasileiros que viajaram de avião ao longo de 2020. De acordo com o levantamento da agência virtual de turismo ViajaNet, que apurou o volume total de venda de passagens aéreas para o exterior entre janeiro de novembro do ano passado, o município mexicano foi responsável sozinho por quase 4% das viagens para fora do País. A cidade de Nova Iorque aparece logo na segunda posição, com 3,2% das vendas de viagens, seguida por Buenos Aires, na terceira posição com quase 2% do montante de bilhetes emitidos para destinos internacionais. Em seguida, surgem as cidades de Miami, Santiago e Los Angeles. A capital francesa Paris, tradicional destino dos brasileiros, não chegou a figurar no ranking do ViajaNet.

I – Economias Globais

Como as economias globais estão se reorganizando para atender às novas urgências para recuperação e desenvolvimento no pós-pandemia? Este é o foco da edição especial do relatório de competitividade global do Fórum Econômico Mundial, com análises brasileiras da Fundação Dom Cabral. O levantamento foca no potencial de recuperação pós pandemia analisando apenas quatro dos doze pilares analisados: ambiente propício, capital humano, mercados e ecossistema de inovação de 37 países. Os resultados indicam que nenhum país está preparado para se transformar de forma completamente sustentável e inclusiva, alguns estão mais do que outros. O Brasil encontra-se abaixo da média em quatro das cinco prioridades analisadas. “Como os países estão desempenhando no caminho para a recuperação?” pode ser acessada em: (http://cutt.ly/2jm3iay).

J – Comunicação Corporativa

A FirstCom , agência de relações públicas liderada pelo jornalista Luis Claudio Allan, promove, entre os dias 26 de janeiro e 4 de fevereiro, o workshop “PR Human2Human: Como Engajar Marcas e Consumidores por meio do Marketing Pessoal”. A iniciativa gratuita é destinada a profissionais que atuam na área de comunicação corporativa, como jornalistas e relações públicas, que estejam em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Traz práticas de comunicação corporativa com foco em estratégias e táticas baseadas no conceito Human2Human, especialidade da agência. Com carga horária de oito horas, o conteúdo será abordado em quatro aulas de duas horas cada e dividido nos módulos “O Homem é a Mensagem”, “Construindo sua Persona Digital”, “Assessoria de Imprensa não é (só) Press Release” e “Reflexões e Práticas”. Inscrições: (www.firstcom.com.br).

K – Tributação da Folha

O escritório Silveiro Advogados promove, no próximo dia 21 (quinta-feira), às 19h, o evento online “Bate-Papo sobre Tributação da Folha de Salários”, no qual se discutirão riscos e oportunidades criados para empresas em face das recentes decisões judiciais sobre o tema. O bate-papo contará com a presença de Larissa Garcia Salgado, sócia da área trabalhista de Silveiro Advogados, e de Cassiano Menke, sócio coordenador da área tributária do escritório. O tema tem gerado controvérsias no âmbito judicial e extrajudicial.De um lado, tem-se novas e recentes decisões emitidas pelo Poder Judiciário e pela Receita com relação ao assunto; de outro, as empresas submetidas ao pagamento de contribuições sociais sobre a folha de salários vêm enfrentando dificuldades no que diz respeito ao ajuste. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: (https://lnkd.in/e56TbxQ).