A – 1ª edição POW Festival
Com mais de 50 atrações imersivas, entre workshops, live art, exposições e experiências a entrada no festival é gratuita. Apenas as palestras serão cobradas à parte, com um ingresso ÚNICO que dá acesso aos dois dias de evento e a todas as apresentações. Tanto os ingressos gratuitos, quanto os convites das palestras já estão disponíveis no site do evento na aba de ingressos que disponibiliza o direcionamento para a plataforma Sympla. A 1ª edição POW Festival tem realização do Instituto SEB – A Fábrica e produção e curadoria da Zupi Live, empresa que organiza o Festival Pixel Show na capital paulista, um dos mais famosos do país. Confira a programação completa no site. Acompanhe, também, as redes sociais, sendo Instagram/@pow_festival e TikTok/@powfestival.
B – Profissão Repórter
Um programa sobre transplante de órgãos do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, venceu o prêmio de jornalismo de saúde organizado pela Fundação Gabo em conjunto com a Roche. O resultado do prêmio, que recebeu 698 inscritos este ano, foi anunciado na quinta-feira (16) em uma cerimônia na Cidade do Panamá. A melhor reportagem em mídia impressa foi “Nascimentos quebrados”, de Cuba, uma produção independente. A vencedora na categoria Cobertura Diária foi “A onda devastadora de distúrbios psicológicos em adolescentes”, publicada no La Nación, da Argentina. As reportagens vencedoras exploram questões cruciais para a saúde na América Latina, como a cultura dos transplantes de órgãos no Brasil (mediatalks).
C – Pesquisas Online
A Black Friday teve início nos Estados Unidos, e hoje já é um fenômeno global, com participação da grande maioria dos países. A data teve uma forte adoção pelos brasileiros, e atualmente o Brasil é o 3º país que mais realiza pesquisa online sobre o termo Black Friday no mundo – o que revela o forte interesse do público a esta data comemorativa. O Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha, primeiro e segundo do ranking, respectivamente. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de cupom de desconto CupomValido.com.br com dados da Statista e SEM Rush sobre a Black Friday no Brasil e no mundo.
D – Carne Sintética
O plenário da Câmara da Itália aprovou, com 159 votos a favor, 53 contra e 34 abstenções, o projeto de lei contra a carne sintética. O texto, apresentado pelo ministro da Agricultura, veta a produção e a venda de alimentos e rações constituídos, isolados ou produzidos a partir de culturas celulares ou tecidos derivados de animais vertebrados, bem como proíbe a denominação de carne para produtos processados contendo proteínas vegetais. Esse tipo de carne, também chamada de artificial, cultivada, carne de laboratório ou carne de cultura, é produzida pela reprodução in vitro de células de animais – o produto final, portanto, não requer criação e abate de gado (Ansa).
E – Presença no Chile
A ODATA, An Aligned Data Center Company, provedora de serviços de data center para a América Latina, anuncia a inauguração do seu segundo site no Chile, o DC ST02. A unidade está localizada na comuna de San Bernardo, em Santiago, cidade em que também está situado o primeiro data center da empresa no país. O novo site representa um marco importante na expansão contínua da empresa na região, expandindo a capacidade total de TI no Chile para aproximadamente 80MW e reafirmando a sua posição como um dos maiores players no mercado latino-americano. Para mais informações, visite (https://odatacolocation.com/).
F – Cultura Antirracista
O Grupo Casas Bahia registrou um aumento no número de lideranças negras da companhia como resultado de um programa de ações afirmativas para promover a igualdade racial. Hoje, a gigante varejista tem 33% de seu time de liderança composto por negros, frente 26% em 2021. A meta é chegar a 45% de pessoas negras em cargos de liderança até 2025. Neste Mês da Consciência Negra, a companhia realiza uma série de iniciativas para promover e engajar cerca de 40 mil colaboradores no tema da equidade racial e da luta antirracista. A varejista também promove ações para disseminar conhecimento por meio de sensibilizações e publicações sobre letramento racial, contribuindo para a construção de uma cultura antirracista.
G – Pratos Sustentáveis
O Brasil foi um dos vencedores da edição 2023 do Sustainable Chef Challenge (Desafio Chef Sustentável), uma competição culinária global organizada pela Sodexo e que aconteceu em Landsberg am Lech, Alemanha, em parceria com a Rational AG, Eaternity e o WWF. O chef brasileiro Ricardo Fontana conquistou os jurados do desafio com as receitas sustentáveis e integralmente à base de plantas: “Medalhão de Casca de Banana com Purê de Batata Doce” e “Paçoca de Banana com Caramelo Salgado de Coco”. Os chefs foram avaliados por sua capacidade de entregar dois pratos sustentáveis, baseados em quatro critérios: receitas sustentáveis à base de plantas; que proporcionam sabor, nutrição, saúde e bem-estar; utilização de produtos oriundos de fornecimento responsável; e combate ao desperdício de alimentos.
H – Atraindo Talentos
O programa de trainee é a porta de entrada de diversas empresas e é neste período do ano que vários processos de seleção são abertos. Na VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – o Programa de Trainee 2024 segue com inscrições por meio do site (https://www.vli-logistica.com.br/trainee-2024). O objetivo da companhia é atrair talentos que serão preparados para construir a carreira na empresa, que administra a Ferrovia Centro-Atlântica, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, nove terminais e cinco operações portuárias. Os selecionados atuarão nas unidades da VLI localizadas em Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Tocantins
I – Politicas para o Mercosul
Nesta terça-feira (28), 8h30 às 13h, organizado pelo Líderes TV, será realizado no Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera o 7º Seminário Internacional de Líderes, que comemora os 200 anos de relacionamento bilateral entre o Brasil e a Argentina. Nomes da política e do empresariado dos dois países já confirmaram presença para apresentar contribuições em diversos segmentos como economia, finanças, indústria, agronegócios, transição energética, sustentabilidade, inteligência artificial e serviços. O objetivo é o de promover as relações entre o Brasil, a Argentina e a América Latina nos principais setores de negócios e trabalhar no alinhamento de políticas para o Mercosul. (https://www.liderestv.com.br/).
J – Micros e Pequenas
De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas 736.977 empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022, bem como um crescimento de 34,7% sobre o mesmo período de 2022. Ao mesmo tempo, foram abertas 1.331.940 empresas, gerando saldo positivo de 594.963 empresas abertas, e um total de 21.020.285 companhias ativas no Brasil. Destas, pouco mais de 93,7% são micro ou pequenas, compostas por microempreendedores individuais: segundo o boletim, 57,9% de toos os negócios ativos no país são MEIs. E, de acordo com o Sebrae, este é o setor que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos.
K – Projetos de Educação
O Instituto Faber-Castell abriu inscrições para apoiar projetos sociais na educação, com foco no contraturno escolar por meio de leis de incentivo. O objetivo é receber propostas que promovam a educação para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, os projetos sociais de educação com foco para contraturno escolar de crianças em jovens em situação de vulnerabilidade social. Para participar é simples: pessoas jurídicas com e sem fins lucrativos precisam submeter o projeto por meio do formulário disponível no site (https://www.faber-castell.com.br/instituto-edital).