Negócios em Pauta 17/01/2024

em Negócios em Pauta
terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A – Jogar moedas: tradição na Fontana di Trevi

A tradicional ação de lançar moedas na Fontana di Trevi, um dos principais monumentos de Roma, vem sendo repetida por turistas no Fórum Romano. Diversas pessoas que passam pelo museu da capital italiana criaram o hábito de virar as costas, fechar os olhos e lançar uma pequena moeda para a zona arqueológica na esperança de que o gesto traga sorte. O local, que é acessível a todos e destino praticamente obrigatório para quem visita a capital italiana, possui uma vista deslumbrante. Inúmeras moedas das mais variadas nacionalidades vão parar na grama, mas muitas outras criam uma espécie de mosaico em uma estrutura que formava o Portico degli Dei Consenti. Diversas fontes apontam que a tradição de lançar moedas na Fontana di Trevi começou no século 19 e foi iniciada pelo arqueólogo alemão Wolfgang Helbig que, ao sair da cidade, arremessou uma moeda para desejar seu breve regresso. As moedas lançadas na famosa fonte são recolhidas para a realização de várias atividades assistenciais (ANSA).

B – Voluntários com Obesidade

Cientistas da Unicamp buscam voluntários com obesidade para uma pesquisa sobre o tecido adiposo marrom, aquele que favorece a queima de calorias para gerar calor (termogênese). A meta é promover a ativação do tecido adiposo marrom acompanhada de melhoras nas complicações clínicas presentes. Para participar, a pessoa deve ter entre 20 e 40 anos; não estar gestante ou lactante; não fumar; ter obesidade (IMC acima de 30 kg/m2) sem alterações de pressão arterial, glicemia, colesterol HDL ou triglicerídeos. Interessados devem se comunicar pelo e-mail ([email protected]). WhatsApp (19) 99696-0967 (Isabela Solar) e (11) 97819-7849 (Maria Eduarda Martelli).

C – Higiene Pessoal

A corrente de comércio internacional de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançou a cifra de US$ 1.74 bilhão no consolidado de janeiro a dezembro de 2023. O valor representa um aumento de 14,5% sobre 2022. O destaque foram as exportações que atingiram a maior marca da série histórica iniciada em 1997, com alta de 17,4% e um valor recorde de US$ 911,2 milhões. Em importações, o resultado total foi de US$ 830,4 milhões, aumento de 12,1%. A balança comercial do período fechou com superávit de US$ 80,8 milhões. Este é o quarto ano consecutivo que a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresenta superávit comercial, se destacando como o único segmento dentro do setor químico a manter este desempenho (https://abihpec.org.br).

D – Produtora de Aço

Ontem (16), a Gerdau celebrou 123 anos de uma história empreendedora que carrega a missão de moldar o futuro. Fundada como uma fábrica de pregos em Porto Alegre se tornou na maior empresa brasileira produtora de aço, uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Está presente em vários países das Américas e conta com mais de 36 mil colaboradores espalhados pelo mundo. Ao longo dessa jornada, a Gerdau se manteve conectada com a história da indústria brasileira, buscando estar cada vez mais próxima da sociedade, com a ambição de ser parte das soluções aos dilemas e desafios enfrentados. “Vamos continuar com nossa visão estratégica de longo prazo, unindo crescimento sustentável com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

E – Defensores Públicos

Levantamento apresentado pela Defensoria Pública da União revela que entre janeiro e novembro de 2023, mais de 1,59 milhão de atendimentos foram realizados em todo o país. Foram realizadas 12,2 mil tutelas coletivas, com uma média total de 596,1 mil pessoas assistidas. A média total de processos acompanhados foi de 451,2 mil e aproximadamente 250 mil processos foram abertos nos meses analisados. Para a presidente da Anadef, Luciana Bregolin, os índices revelam a importância da presença da Defensoria onde há justiça federal e são estímulos para o ano de 2024. “A Defensoria demonstrou sua força na defesa dos direitos do povo mesmo estando ainda em apenas 27 por cento dos locais onde há varas federais e espera que se amplie e se consolide o processo de interiorização e valorização da carreira” comentou.

F – Painéis nos Aeroportos

A marca ArcelorMittal estreia nos painéis das áreas de embarque e desembarque nos principais aeroportos do Brasil. A ação contempla os aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória. A estratégia da maior produtora de aço do Brasil e líder mundial é ampliar o conhecimento da marca pelos brasileiros e fortalecer o seu vínculo com a sociedade. Além de destacar as principais soluções e produtos da empresa, os painéis nos aeroportos vão dar destaque também para projetos sociais e ambientais, iniciativas de inovação e importantes parcerias e incentivos da ArcelorMittal a instituições, como Museu do Amanhã, Arena MRV, Stock Car, dentre outros.

G – Adeus Mourinho

A temporada abaixo do esperado da Roma fez o casamento com o técnico português José Mourinho chegar ao fim ontem (16). O multicampeão não resistiu aos recentes resultados ruins dos giallorossi e foi demitido com “efeito imediato”. O lusitano estava na capital italiana desde 2021. Eliminada da Copa da Itália pela rival Lazio e sem vencer há três rodadas no campeonato, o clube se afastou da zona da Champions League e corre sérios riscos de não disputar nenhum torneio continental na próxima época. Sob o poder do “Special One”, a Roma não passou de um sexto lugar nas duas temporadas completas em que Mourinho permaneceu no time. No entanto, os giallorossi venceram a Conference League e foram vice-campeões da Liga Europa (ANSA).

H – Redes Sociais

A Minancora é uma empresa brasileira com mais de 100 anos de história e tradição no mercado dermatológico e, recentemente, com cosméticos. Fundada em 1915, em Joinville, a empresa se destacou rapidamente com a produção da sua famosa pomada antisséptica. Entre janeiro e novembro de 2023, comparado ao mesmo período de 2022, registrou aumento de 77% nas suas vendas digitais entre janeiro e novembro de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. A Minancora deu passos significativos ao aproveitar as plataformas de redes sociais para se conectar com seu público. À medida que a marca continua a expandir sua presença no mundo digital, os consumidores podem esperar ver abordagens mais inovadoras para compras online e engajamento.

I – Ofertas de Carros

A Nissan reuniu as melhores ofertas de veículos existentes em suas concessionárias pelo Brasil em uma campanha especial, o “Outlet Nissan”, que vai até o dia 6 de fevereiro. Serão cerca de 2.000 unidades de Kicks, Frontier, Versa e Sentra com descontos diferenciados e pronta entrega – somente o 100% elétrico LEAF não está incluso na ação. Para facilitar a busca dos clientes pelos modelos com valores especiais, a campanha conta com um site específico (www.nissan.com.br/outlet), que inclui todas as informações e preços promocionais.

J – Energias Renováveis

Em uma ação inédita no Brasil, foi lançada a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (Faeti), em Natal. A iniciativa do Senai-RN une dois eixos estratégicos para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira: educação e transição para uma economia de baixo carbono. Nascida no estado que tem a maior capacidade instalada em energia renovável da fonte eólica, a Faeti objetiva atender a uma lacuna de mercado por profissionais qualificados para atuar no setor. Nesse sentido, o primeiro curso ofertado será o de engenharia mecânica, com duração de 5 anos. Segundo Rodrigo Mello, diretor regional do Senai-RN e da Faeti, a expectativa é de que a primeira turma seja bem plural, com perfis e níveis profissionais diversos. Saiba mais em: (https://faeti.rn.senai.br/).

K – Workshop de Neuroarquitetura

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado SP, por meio de seu Centro de Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para o Workshop online de Neuroarquitetura. Marcado, para ocorrer no próximo dia 30, o evento visa discutir o impacto que ambientes podem ter na vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Neuroarquitetura, ciência que analisa como a composição de um espaço físico pode influenciar positiva ou negativamente as experiências das pessoas, será o tema central do workshop. Serão abordadas questões como o design de ambientes, incluindo layout, iluminação, cores, texturas e acústica, explorando estratégias para criar espaços mais inclusivos e acolhedores para pessoas com TEA. As inscrições podem ser feitas por meio do link: (https://formularios.cti.org.br/workshop-neuroarquitetura-como-o-ambiente-pode-impactar-a-vida-das-pessoas-com-tea/).