Negócios em Pauta 31/05/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 30 de maio de 2016

A – Noite Beneficente

O Instituto de Tratamento de Câncer Infantil (mantido oela Fundação Criança) e o Centro Assistencial Cruz de Malta (dirigido por Ingo Plöger e Nina Teles) promovem neste domingo (5), a tradicional Noite Beneficente na Casa Charlô (Rua Tabapuã 1353). O evento, que reunirá centenas de parceiros e colaboradores das duas instituições, funciona como principal atividade para divulgar, assim como arrecadar fundos para o desenvolvimento dos trabalhos realizados ao longo do ano por ambos os institutos que prestam assistência aos necessitados nas áreas de saúde e educação, além de promover atividades esportivas, culturais e de capacitação profissional para jovens da região Sul e região Oeste da capital paulista. O objetivo do evento é, com valor arrecadado, fazer a adequação da área de fisioterapia, com a compra de novos equipamentos. Informações tel. 5581-0944.

B – Modais de Transporte

O primeiro Anuário CNT do Transporte, lançado ontem, disponibiliza os principais dados sobre os modais de transporte no Brasil (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário), tanto na área de cargas como na de passageiros. O documento reúne estatísticas brasileiras sobre movimentação, infraestrutura, produção e frota de veículos e composição do setor. O documento dá a dimensão da grandiosidade e da importância do transporte para o país. Os números mostram a diversidade da atuação dos transportadores, a evolução do setor e os desafios a serem superados. São mais de 800 tabelas disponibilizadas em planilhas eletrônicas, que podem ser consultadas no endereço (anuariodotransporte.cnt.org.br).

C – Governança Corporativa

Com o tema “Conselho: Ética, Inovação e Liderança”, o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa realiza nova edição do Encontro de Conselheiros no próximo dia 13. O evento é voltado para conselheiros de administração e fiscal e tem como objetivo atualizá-los sobre os desafios que as empresas podem enfrentar, principalmente neste momento atual de instabilidade econômica que o Brasil está vivendo. Experientes palestrantes permitirão uma análise sobre como o Conselho, seja de Administração ou Fiscal, pode influenciar na inovação e liderança nas diferentes formas de controle e aprimoramento dos conselheiros. O evento contará com a participação de Brenda Bowman, do IFC Corporate Governance Group, e Dr. Simon Longstaff, diretor executivo do The Ethics Centre, da Austrália. Saiba mais em (www.ibgc.org.br).

D – Especialistas em Educação

A Pearson, líder mundial em educação, realiza amanhã (1º) e depois (2), o Congresso Brasileiro de Educadores. O evento reune profissionais dos níveis de ensino Básico e Complementar que atuam tanto na docência quanto na pesquisa e/ou gestão escolar. O objetivo será discutir as principais tendências em educação, além de abrir espaço para temas relevantes como os Desafios do trabalho com educação no Brasil, Educação na Era Digital – Youtube Teachers, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), cenário paulista, bullying e Base Nacional Comum Curricular (BNC). Dentre os palestrantes estão Renato Janine (ex-ministro da Educação) e Mario Sergio Cortella (ex-secretário municipal de São Paulo), além de José Pacheco, Clóvis de Barros Filho e Silvio Meira, especialistas em diferentes áreas da educação. Os interessados em participar podem se inscrever através do site: (http://congressopearson.com.br/inscricao).

E – Nova Gigante

Desde o início do mês de maio uma mudança pode ser notada nos aeroportos brasileiros: aos poucos a identidade visual da TAM é substituída pela nova roupagem resultante da fusão entre a operadora brasileira e a chilena LAN. Originário de um acordo firmado em 2012, o grupo LATAM já nasce como o maior operador da categoria Airbus na América Latina. Além das mudanças visuais, a nova companhia trabalha para ajustar os detalhes da associação como a padronização de protocolos, serviços e programas de milhas. A princípio, a mudança pode causar estranheza nos passageiros habituados à antiga marca brasileira, porém, as novas medidas propostas com a integração dessas gigantes do setor aéreo podem beneficiar os passageiros, trazendo maior competitividade ao setor e ma is vantagens aos clientes fidelidade.

F – Beer & Run

Neste domingo (5), acontece o Beer Run – único evento de corrida que combina três ingredientes apaixonantes na medida certa: corrida, cerveja e música. O evento tem o patrocínio da Cerveja Madalena. A largada acontece na Rua das Pitangueiras, esquina com Rua das Figueiras – bairro jardim – em frente ao Old Town English Pub, em Santo André, às 16h00 e a chegada será na Rua Araçatuba, 137 – Bairro Santa Maria (Fábrica da Cerveja Madalena), onde terá uma arena do evento com banda de música ao vivo, degustação de cerveja e espaço para confraternização pós-prova, restrito aos participantes. Somente os maiores de idade poderão participar do evento. Para inscrição e regulamento, basta acessar (http://www.inscricaonacorrida.com.br/provas/34-corrida-beer-run-etapa-santo-andre).

G – Festival de Bicicleta

Em sua sétima edição, o Shimano Fest demonstra a vitalidade de um setor que, mesmo em um momento de dificuldade econômica do País, está crescendo. Entre os dias 22 a 25 de setembro, no Jockey Club de São Paulo, acontece o maior festival de bicicleta da América Latina. O evento reunirá 60 empresas e 100 marcas da área e receber um público de 25 mil pessoas durante os quatro dias. Com novo formato de comercialização, que ficará a cargo da agência ZDL Sports, o Shimano Fest já está no mercado em busca de parceiros e oferece cotas divididas em quatro categorias – Super Premium, Premium, Standard e Lojas. Fica a cargo da empresa de marketing esportivo ainda a captação de patrocínio e merchandising do Festival. Outras informaçõs em (www.shimanofest.com.br).

H – Seleção Pública

Até 3 de junho, a Fundação Paulistana recebe inscrições para as funções de coordenadores gerais, educadores, coordenadores pedagógicos e assistentes administrativos para atuarem como bolsistas nos cursos técnicos de Formação Inicial e Continuada de horticultor orgânico e agricultor orgânico, vinculados à modalidade Pronatec Campo; e reciclador e operador de produtor em unidade de tratamento de resíduos, vinculados à modalidade Pronatec Catadores. Inscrições através do e-mail ([email protected]), com o assunto: Inscrição + Vaga + Referência ao Programa (Campo ou Catadores) + Nome Completo. Os resultados serão divulgados no dia 17 de junho. O edital está em (http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/).

I – Parques e Festas

Entre os próximos dias 3 e 6 de junho, no Expo Center Norte, acontece a Expo Parques e Festas – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parques, Buffets e Festas. É o principal evento de negócios dos setores de festas, entretenimento e parques temáticos, a feira apresenta os últimos lançamentos de 160 expositores de produtos e serviços como brinquedos para parques temáticos, jogos eletrônicos, cenografia, infláveis e playgrounds, brindes, decorações, balões, brinquedos e equipamentos para buffets infantis, lembrancinhas e presentes, móveis, fantasias e muitos outros. Em paralelo, tambpem acontece o The Candy Show – 3º Salão e Oficinas de Doces, Confeitos e Snacks, trazendo as mais recentes novidades e tendências do setor de doces. Informações: (www.expoparquesefestas.com.br).

J – Cabos Submarinos

O desenvolvimento dos smartphones, aliados ao consumo de dados que não para de crescer, seja via streaming ou por meio de acesso à banda larga e à Internet, trouxe à tona a necessidade de modernizar os sistemas de tráfego de informações para que conteúdos espalhados pelo planeta cheguem mais rápido e com menores custos aos seus destinos finais. É com base nesse cenário que a Angola Cables traz seus grandes projetos ao Brasil — que inclui a vinda de dois novos cabos submarinos de fibra óptica — o Monet e South Atlantic Cable System (SACS), além da construção de um Data Center na Praia do Futuro, em Fortaleza. As novidades serão apresentadas na 8ª edição do Encontro Nacional de Provedores — ISP Abrint 2016, que começa amanhã (1º) e vai até sexta-feira (3). Mais informações em (www.abrint.com.br).

K – Clínica Médica

Com a crise econômica e o desaquecimento do mercado de trabalho, usuários de convênio médico estão perdendo o benefício. A tendência levou a um aumento da procura por clínicas populares. A rede de clínicas médicas Dr. Agora registrou, desde o início de 2016, um aumento de 30% na demanda por atendimentos. A rede, que já conta com 5 clínicas em funcionamento em São Paulo em um ano de operação, investirá cerca de R$ 35 milhões para um projeto de expansão em pontos de maior fluxo de pessoas, como estações do metrô e supermercados. A meta é triplicar o número de unidades na cidade até o primeiro trimestre de 2017. Saiba mais em (www.dragora.com.br).

L – Festas Juninas

O São João é o festejo popular mais comemorado pelos brasileiros depois do Carnaval. As celebrações em homenagem à Santo Antônio, São Pedro e o próprio São João movimentam o calendário a partir de maio e tem seu ápice no mês de junho, encerrando em agosto. O Nordeste é a região que concentra o maior número de festas e as maiores atrações do período. Entre os grandes eventos que abrangem praticamente todo o mês de junho – de 4 a 26 – estão as festas de Caruaru, Campina Grande e Mossoró. Do total de mil eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos Turísticos, do Ministério do Turismo, 54 são dedicados à festa que combina religiosidade popular, comidas típicas, danças típicas e muita música regional, movimentando o turismo brasileiro. Confira lista das festas de São João no link (http://www.turismo.gov.br/images/pdf/27_05_2016_tabela_sao_joao.pdf).

M – Semana da Concliação

O Comitê Gestor Nacional da Conciliação aprovou o período de realização da Semana Nacional da Conciliação de 2016, que será realizada entre os dias de 21 e 25 de novembro. Será a 11ª edição da mobilização nacional promovida anualmente pelo Poder Judiciário para buscar soluções alternativas aos conflitos apresentados à Justiça. Durante a preparação da Semana Nacional da Conciliação, os tribunais escolhem quais processos judiciais são passíveis de serem apresentados em audiência de conciliação e comunicam formalmente as partes que criaram o litígio. Se um cidadão quiser resolver seu caso via conciliação durante o mutirão, deve procurar o tribunal em que o caso estiver tramitando com antecedência.

N – Transfer por Helicópteros

A Global Aviation, empresa de taxi aéreo brasileira especializada no transporte executivo, acaba de lançar o “You First”, um serviço pioneiro na América Latina que oferece voos de helicópteros entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, com duração de apenas 10 minutos. O serviço pode ser contratado por meio do aplicativo disponível da Apple Store e Google Play, ou ainda pelo site específico (www.youfirst.voeglobal.com), e foi desenvolvido pela Airshuttle exclusivamente para a Global Aviation. O aplicativo permite ao cliente contratar assentos em aeronaves. O aplicativo também oferece a opção da indicação das bagagens a serem despachadas. O usuário informa ainda a companhia aérea e o número do voo que está chegando ou partindo.