Negócios em Pauta 07/02/2019

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

A – Go Green

A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, lança o ‘Go Green in the City 2019’, seu concurso universitário anual para encontrar grandes ideias e soluções inovadoras, capazes de tornar as cidades mais inteligentes, mais eficientes em energia e sustentáveis. O evento tem sido um acontecimento importante para estudantes principalmente de Engenharia e Negócios. Em 2018, mais de 24 mil jovens de mais de 3 mil universidades de 163 países participaram. Os competidores têm a chance de participar das finais durante o Innovation Summit 2019, a ser realizado nos dias 2 e 3 de outubro em Barcelona. Saiba mais em: (gogreeninthecity.se.com).

B – Sabores do Brasil

De 17 a 23 de março, os hóspedes do Rio Quente, complexo turístico localizado em meio ao cerrado brasileiro, terão a oportunidade de curtir uma programação voltada à gastronomia, com destaque para as comidas típicas da região. A semana ‘Sabores do Brasil’ terá aula show com participantes do programa Masterchef, palestras com nutricionistas, e workshops com chefs, e promete trazer um sabor a mais aos dias de descanso. E após um dia inteiro nas piscinas naturais e de água quente, a dica é aproveitar a Vila Gastronômica com culinária brasileira, que trará pratos diferentes todos os dias. Outras informações: (www.rioquente.com.br).

C – Vale do Silício

Alunos e ex-alunos brasileiros de Stanford estão organizando a primeira conferência anual sediada na universidade, com foco exclusivo no país: a ‘Brazil at Silicon Valley’. Acontece nos dias 8 e 9 de abril e nasce com um sonho grande: aumentar a competitividade do país, por meio de inovação e tecnologia, ao conectar o Brasil com o Vale do Silício. A conferência promoverá debates sobre quatro grandes áreas: FinTech, EdTech, HealthTech e GovTech, além de discutir a dinâmica dos Ecossistemas de Inovação, com palestrantes e moderadores brasileiros e internacionais que se destacam em suas áreas de atuação. Entre os apoiadores: Jorge Paulo Lemann, Luciano Huck, Hugo Barra, e Carlos Brito. Mais informações no site (www.brazilatsiliconvalley.com).

D – Aplicativo Sobre o Clima

O Prêmio Péter Murányi recebeu 140 trabalhos, vindos de toda a América Latina. O trabalho que resultou na criação de um aplicativo capaz de fornecer aos usuários de smartphones informações precisas sobre a ocorrência de chuvas intensas, foi o vencedor da edição Ciência & Tecnologia. Coordenado por Luiz Augusto Machado e Eduardo Guarino, o App “SOS Chuva” oferece aos usuários acesso a radares meteorológicos que monitoram todo o território brasileiro. Para a presidente da Fundação Péter Murányi, Vera Murányi Kiss, entidade organizadora do evento, o resultado da votação evidencia o poder da informação para a melhoria da qualidade de vida das populações.

E – Estudantes de Arquitetura

‘Fábrica de Ideias e Inovação’ é o tema que deve ser trabalhado pelos participantes da 12º edição do Concurso para Estudantes de Arquitetura, projeto promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço no Brasil. As equipes devem se inscrever tendo no mínimo dois e no máximo quatro alunos. Os estudantes devem desenvolver um projeto de um centro de desenvolvimento de ideias que acolha pesquisadores, empreendedores e acadêmicos. Deve ser concebido, pensado e estruturado em aço, considerando as inúmeras possibilidades desse sistema construtivo, dentro das bases técnicas especificadas pelo regulamento do Concurso. Mais informações (www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura).

F – Projetos de Exposições

Estão abertas as inscrições para a seleção de projetos de exposições temporárias a serem realizadas no MAC/USP no período 2019/2020. Objetiva incentivar a pesquisa contemporânea em artes visuais, apresentar trajetórias artísticas e promover a arte moderna e contemporânea com a intenção de torná-la acessível ao público. Serão selecionadas propostas de exposições individuais ou coletivas e projetos de curadoria de exposições. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas envolvidas com as artes visuais. As inscrições são gratuitas, devendo ser enviadas pelos Correios para o endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo, SP, CEP 04094-050. Informações: (www.mac.usp.br/mac/conteudo/institucional/edital/edital_20192020.asp)

G – Fashion Law

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em ‘Fashion Law’ da Faculdade Santa Marcelina. Primeira no país, a especialização foi criada em 2017 para tratar as especificidades dos aspectos jurídicos do setor. O curso visa a preparar o aluno para uma perspectiva ampla dos principais negócios e questões legais enfrentadas pelo setor da moda. A especialização tem 360 horas de aulas presenciais, divididas em núcleos de moda e direito, para uma perspectiva integrada do assunto. Voltado para pessoas interessadas em adquirir conhecimento global e especializado em Direito da Moda, o curso busca envolver graduados em Direito, Moda e profissionais de áreas correlatas. Mais informações (www.santamarcelina.org.br).

H – Redação de Patentes

Nos próximos dias 25 e 26, a UFSCar sediará o workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”, que objetiva capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a execução de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. O evento é aberto ao público, mas direcionado a pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre o tema. As pré-inscrições devem ser realizadas pelo site do workshop (www.axonal.com.br/capacitacao).

I – Prevenção ao HIV

Jovens com menos de 30 anos de idade, gays masculinos e mulheres transexuais podem participar do primeiro estudo para testar a nova medicação injetável chamada Cabotegravir. Uma injeção intramuscular da droga, aplicada a cada dois meses, é capaz de manter níveis adequados do medicamento no sangue e poderá revolucionar a prevenção contra o HIV. O Hospital das Clínicas (HC) compõe a rede de mais de 43 centros em sete países que testam a nova profilaxia. Os interessados em participar do estudo em São Paulo devem entrar em contato pelos tels. (11) 94996-6134 e (11) 2661-2275; pelo e-mail ([email protected]) ou pelo Twitter @pec.hcfmusp.

J – Estágio de Férias

A Itaipu Binacional abriu as inscrições para o Programa de Estágio de Férias na margem brasileira da empresa. Podem participar estudantes de nível técnico em edificações e de 18 cursos de nível universitário. A seleção será feita pela binacional, em parceria com a Agência de Integração Empresa Escola (Agiel). Os estagiários cumprirão jornada diária de seis horas, de 1º a 31 de julho. O estágio de férias visa a complementação acadêmica do estudante e, diferentemente do estágio regular oferecido pela empresa, não é remunerado. O cadastro deve ser feito na área de Processos Seletivos do site (www.agiel.com.br/site/processo-seletivo/itaipu-estagio-ferias-2019).