Negócios em Pauta 16/07/2020

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 15 de julho de 2020

A – Máscaras face-shield

A impressão 3D tem sido fundamental para salvar vidas durante a pandemia. A rapidez e, especialmente, o baixo custo dos processos produtivos, já estão ajudando na produção de itens como máscaras de proteção e protótipos de ventiladores pulmonares. Como referência, a Braskem doou 120 bobinas de filamentos plásticos que estão sendo utilizados para fabricação de hastes para cerca de cinco mil máscaras do tipo face-shield, que serão distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde que atuam em hospitais da rede pública nas respectivas regiões dos centros de pesquisa.

B – Guia da Construção

A 11ª edição do Guia Orientativo do SindusCon-SP “Coronavírus: como enfrentar esse gigantesco desafio” acaba de sair, atualizada com as últimas medidas do governo. O guia busca sistematizar todas as informações relevantes para as empresas do setor da construção e seus trabalhadores atravessarem o presente período decisivo de contenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus. As novidades são a transformação em lei da Medida Provisória que instituiu as possibilidades de redução de jornadas e salários e de suspensão de contratos de trabalho, a extensão para 120 dias do prazo máximo destas medidas, e novas diretrizes para o uso de máscaras de proteção facial no trabalho e nos trajetos. A íntegra do guia está em: (https://leads.etus.social/014jv/coronavirus-guia-orientativo-para-a-construcao-civil).

C – Aluguel de Carros

Depois de uma queda de 80% de um total de 200 mil carros que estavam dedicados a essa modalidade de negócio, as locadoras de automóveis voltaram a detectar um aumento na demanda por aluguel para motoristas de aplicativos de 25% no mês de julho. O movimento está longe de alcançar os níveis pré-pandemia, mas já é considerado satisfatório pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Segundo a entidade, o impacto da pandemia foi ainda maior no aluguel diário para turismo de lazer e de negócios, com retração de 90% na oferta de 480 mil veículos voltados para esse nicho, mas também neste segmento já pode ser observada uma recuperação de 15% a 20%.

D – Soluções e Inspirações

Para ajudar as startups brasileiras a conquistar networking comercial com grandes compradores e vencer também sua primeira grande crise, a Câmara Americana de Comércio abriu inscrições para o Amcham Arena, competição nacional que conecta multinacionais a soluções e inspirações que revolucionem seus negócios, mantendo assim o espírito de inovação vivo no mercado brasileiro. O isolamento potencializou a dificuldade de interação de ecossistemas, especialmente, para as startups que estão enfrentando sua primeira grande crise. A inscrição no Arena é gratuita e abrange startups de todo o território brasileiro. O formulário para participar está disponível no site (http://www.amcham.com.br/arena).

E – Destino Turístico

A República Dominicana estreia uma nova iniciativa para que os viajantes conheçam o país sem sair de casa: a plataforma interativa República Dominicana País Virtual, na qual os visitantes podem se inspirar para sua próxima viagem, além de encontrar informações sobre os principais destinos turísticos, excursões e atividades, receitas de pratos típicos da gastronomia dominicana, aulas de merengue e bachata e muitas outras experiências que fazem do destino turístico um líder da região do Caribe. A plataforma conta com vídeos 360º para explorar as melhores praias e desfrutar da aventura, natureza e cultura local de maneira imersiva. E tal como na vida real, a música terá um papel central na experiência virtual, com apresentações de artistas regionais. Verifique em (https://drvirtualcountry.com/es).

F – Enfermagem Pediátrica

O Departamento de Enfermagem da UFSCar está com inscrições abertas para o I Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica. A oportunidade é voltada a enfermeiros que atuam ou pretendem atuar na área. As aulas terão início em agosto e, em virtude da pandemia de Covid-19, as primeiras disciplinas serão realizadas a distância. As atividades presenciais começarão em 2021. Com abordagem inovadora e humanística, o curso visa ao aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos em Enfermagem Pediátrica, seja na atenção primária, ambulatorial ou hospitalar, e abordará temas emergentes na saúde da criança, como adoecimento mental e cuidados paliativos.
Mais informações (https://bit.ly/3eyYfUG).

G – Substituições por Jogo

A International Board, órgão da Fifa responsável por regular as regras do futebol, anunciou ontem (15) que os campeonatos poderão manter a regra de cinco substituições até o fim de agosto de 2021, no caso de torneios internacionais, e de 31 de julho, nas disputas nacionais. Segundo nota oficial divulgada no site da Fifa, a “principal razão para manter a emenda temporária à ‘Lei 3 – Os Jogadores’ foi o impacto no bem-estar dos jogadores em competições disputadas em um período condensado e em diferentes condições climáticas”. A decisão mantém as três intervenções possíveis para cada equipe durante a partida, mas nelas poderão ser trocados até cinco atletas ao todo (Ansa).

H – Auxílio para Clientes

Com o objetivo de auxiliar os pequenos e médios negócios, a Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, lançou um fundo emergencial de R$ 32 milhões para apoiar seus clientes e, com isso, ajudá-los a atravessar a crise. Serão disponibilizados até R$ 30 mil em crédito para capital de giro para cerca de 1,2 mil clientes, na primeira fase do projeto, podendo chegar a quase 2 mil clientes beneficiados em etapa posterior. As quantias, advindas de recursos próprios da Companhia, serão emprestadas com prazo de 24 meses para pagamento, com carência de um ano e juros abaixo do mercado.

I – Produção de Antirretrovirais

A farmacêutica britânica GSK, a ViiV Healthcare – empresa dedicada exclusivamente a tratamentos para o HIV – e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) firmam parceria para desenvolvimento e produção de antirretrovirais no Brasil. Denominada Aliança Estratégica de longo prazo, a cooperação tem como objetivo melhorar a capacidade nacional de produção de medicamentos para o tratamento de pessoas que vivem com HIV. O projeto prevê a colaboração para fabricação local de uma combinação de Dolutegravir 50 mg e Lamivudina 300 mg em dose única diária. A tecnologia será transferida da ViiV Healthcare – detentora da propriedade intelectual – para Farmanguinhos em fases.

J – Risco de Propriedade

A CB Insights, que auxilia as principais empresas do mundo a tomar decisões de tecnologia mais inteligentes, adquiriu os ativos de dados do VentureSource, um portfólio abrangente relativo aos mercados de capital de risco de propriedade da Dow Jones. A base de dados do VentureSource fornece dados detalhados e abrangentes sobre empresas de capital de risco, incluindo seus investidores e executivos, em todas as regiões, setores e fases de desenvolvimento em todo o mundo. Os dados auxiliam os clientes a encontrar oportunidades de negócios e parcerias, executar processos completos de diligência devida e examinar as tendências de angariação de fundos, liquidez e investimentos de capital de risco. Saiba mais em (https://www.cbinsights.com/).

K – Impostos de Ricos

Um manifesto assinado por 83 milionários e bilionários pede que os governos aumentem os impostos para os chamados “super-ricos” para o enfrentamento da pandemia. “Hoje, nós milionários abaixo anunciados, pedimos que nossos governos aumentem impostos para pessoas como nós.Nós temos dinheiro e temos muito. Dinheiro que alguns estão precisando e que continuará a ser necessários nos próximos anos”, diz o manifesto “Millionaires for Humanity”. Entre os que assinaram, estão pessoas dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Reino Unido, entre eles a herdeira da de Walt Disney, Abigail Disney, o diretor britânico Richard Curtis e o empresário Djaffar Shalchi.