Negócios em Pauta 15/07/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 14 de julho de 2016

A – Consulta Gratuita

A Serasa acaba de lançar um novo serviço gratuito que permite ao consumidor consultar, pela internet, se há alguma pendência financeira registrada em seu CPF. No site (www.serasaconsumidor.com.br) ou no aplicativo “SerasaConsumidor”, ele pode checar se está negativado e qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais). O cidadão terá ainda informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. A autoconsulta completa pode ser feita a qualquer momento, gratuitamente, mesmo que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.

B – Estudos de Línguas

Alunos da rede estadual de ensino de São Paulo, interessados em aprender um novo idioma, já podem se matricular nas turmas do 2º semestre dos Centros de Estudo de Línguas. São seis os idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês – ministrados gratuitamente em mais de 200 unidades espalhadas por todo estado. Os estudantes contam com aulas dinâmicas que combinam três noções fundamentais para o aprendizado de uma segunda língua: conversação, gramática e leitura. Testes individuais e em grupo são aplicados para avaliar o desempenho dos alunos. Para fazer a inscrição, basta comparecer em uma unidade de ensino com um documento de identificação. Mais informações no site: (www.educacao.sp.gov.br).

C – Moto Peças

De 17 a 20 de agosto, no Expo Center Norte, acontece o IX Salão Nacional e Internacional das Motopeças, organizado e promovido pela Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças). Conhecido como “Salão Motopeças”, o evento é a maior feira do segmento e reúne as principais empresas do setor. São mais de 200 marcas divididas em mais de 100 expositores, que apresentarão seus lançamentos, novidades e tendências de mercado em quatro dias de mostra. A Anfamoto foi fundada em setembro de 1980, com a missão de promover o aumento da competitividade, zelar e defender os interesses da classe, e de seus mais de 300 associados em busca do reconhecimento, e do respeito como instituição que promove o desenvolvimento sustentável das indústrias e empresas instaladas no Brasil. Saiba mais em (www.salaodasmotopecas.com.br).

D – Melhor Aérea

A Turkish Airlines foi eleita pela sexta vez consecutiva a ‘Melhor Companhia Aérea da Europa’ no Skytrax World Airlines Awards 2016, prêmio mundial concedido às companhias aéreas pela consultoria inglesa Skytrax. A companhia é considerada na posição de melhor da Europa desde 2011, além de ter sido eleita, em 2015, como a ‘4ª Melhor Companhia Aérea do Mundo’. A Skytrax é a mais respeitada organização de pesquisa mundial da indústria da aviação e sua premiação é conhecida como o “Oscar da indústria da aviação”. Seis anos de reconhecimento contínuos são uma honra para a companhia e demonstram o compromisso da Turkish Airlines com a satisfação dos seus passageiros e com o seu desenvolvimento. Mais informações (www.turkishairlines.com).

E – Imagens da Esalq

Para dar início aos preparativos para a 60ª edição da Semana Luiz de Queiroz, da Esalq/USP, que será realizada em outubro de 2017, a Associação de Ex-alunos da Esalq (Adealq) lança o concurso fotográfico Imagens da Esalq. Podem participar alunos de graduação e de pós-graduação, ex-alunos, funcionários e professores da instituição, com fotos sobre a Esalq, seu campus e seu cotidiano. A comissão julgadora vai avaliar as imagens conforme a adequação ao tópico definido; criatividade; originalidade; estética; qualidade técnica fotográfica; relevância da mensagem; e qualidade informativa da imagem.As três primeiras fotografias vão compor material promocional da 60ª Semana Luiz de Queiroz. Informações: (www.adealq.org.br).

F – Novas Startups

A WOW – uma das principais aceleradoras de startups do País, com sede em Porto Alegre – dá início ao seu sétimo ciclo de investimentos, que visa dar continuidade a captação de projetos com alto potencial de crescimento. Serão selecionadas empresas em estágio pré-operacional ou em estágio de crescimento. As startups em fase pré-operacional são aquelas que já possuem um protótipo, mas ainda não geram receita. E as em estágio de crescimento são as startups com alguma tração comprovada ou que já receberam investimentos anteriormente. Cinco novas startups devem ser selecionadas nesta nova rodada. As inscrições vão até o dia 25 de setembro e podem ser realizadas pelo site (www.wow.ac).

G – Vestibular Social

A Faculdade Drummond está com as inscrições abertas para o Vestibular Social, iniciativa que oferece para o segundo semestre, 2.500 bolsas de estudo de até 100%. A prova acontece no próximo dia 23. O processo seletivo ocorre simultaneamente nas quatro unidades da Instituição – Tatuapé, Vila Formosa, Penha e Ponte Rasa. Estão em oferta mais de 30 cursos entre bacharelado, licenciatura e tecnólogos, entre eles, destaque para o curso de Pedagogia, e Direito, com maior média do País em alunos aprovados no exame da OAB. Gestão Desportiva e de Lazer, Futebol, Administração, Marketing, Pedagogia Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção, Educação Física e Recursos Humanos também se destacam pela procura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (www.vestibularsocial.com.br) ou tel. 2207-7686 (www.drummond.com.br).

H – Relatório de Sustentabilidade

Pioneira entre as empresas de auditoria brasileiras a divulgar anualmente o relatório de sustentabilidade, a KPMG publica documento referente aos resultados apurados em 2015, ano em que completou cem anos de atuação no Brasil. O documento traz informações sobre o desempenho econômico, social e ambiental neste período e também apresenta a estratégia de sustentabilidade da empresa. Essa edição foi feita de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative e aperfeiçoou a análise dos capitais da KPMG: humano, financeiro, social, relacionamento, natural e manufaturado. Entre as novidades desta edição está a criação do Comitê de Sustentabilidade, já aprovado pela presidência e em fase de formalização para operar a partir do próximo exercício. A versão eletrônica pode ser acessada em (http://sustentabilidade.kpmg.com.br/).

I – Adventure in English

Praticar o inglês que se aprendeu na sala de aula é um problema para os estudantes. Foi daí que criamos o Adventure in English, onde desfrutamos de um fim de semana longe da capital e em contato com a natureza, falando inglês com simpáticos guias gringos como se estivéssemos no exterior, enquanto curtimos belos cenários de praia ou montanha, relaxando, nos divertindo e fazendo amigos, ao mesmo tempo em que deixamos a língua up-to-date. Desta vez o Adventure vai acontecer em uma encantadora cidade mineira a 103 km de São Paulo, Extrema, conhecida pelo seu clima acolhedor e vocação para o ecoturismo. Lá pode-se praticar atividades como o trekking na Serra da Lopo, um emocionante rafting no rio Jaguari, ou um voo de paraglider com um belo visual das montanhas, vales e cachoeiras da região. Saiba mais em (www.terrazul.tur.br).

J – Produção do Boi 7.7.7

A Secretaria de Agricultura, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, realiza o evento BeefDay, no dia 18 de agosto, em Colina, interior paulista. O evento discute assuntos relacionados ao aumento da produtividade do gado de corte nos diferentes sistemas de produção. Um dos destaques será o conceito do Boi 7.7.7, desenvolvido pelo Polo Regional de Colina da APTA, que reduz em 30% o tempo para criar gado de 21 arrobas. Objetiva promover a ampliação do conhecimento técnico, por meio do intercâmbio gerado por palestras e discussões e realizar a extensão rural, oferecendo alternativas tecnológicas baseadas em resultados científicos. As inscrições para o evento podem ser feitas no site: (www.beefday.com.br).

K – Questões Tributárias

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT – promove em sua sede no mês de agosto, nos dias 18 e 19 (quinta-feira e sexta-feira), a 5ª edição de seu Seminário Nacional sobre Planejamento, Coordenação e Controle Tributário nas Empresas, que visa analisar e discutir significativas questões fiscais decorrentes da tributação dos negócios realizados por estabelecimentos industriais, mercantis e de prestações de serviços. A iniciativa objetiva trocar informações, gerar um debate com os demais colegas de profissão no universo de relevantes questões sobre economias de tributos, conflitos de incidências tributárias, assim como de ilegítimas exigências de impostos. Mais informações: (http://seminario.ibpt.com.br/).

L – Saldão de Peças

É momento de promoção no setor de movimentações de materiais. Para quem busca por itens com preços mais acessíveis, uma sugestão é conferir o Mega Saldão de Peças, promovido pela Somov, empresa do Grupo Sotreq, especializada na comercialização, aluguel e manutenção de empilhadeiras e paleteiras das marcas Yale e Hyster. As peças diversas e Kits de Manutenção são disponibilizados com até 50% de desconto. Para conferir, acesse (www.somov.com.br/megasaldaodepecas/) ou a loja (www.loja.somov.com.br), escolha o que deseja adquirir e contate a Somov via chat ou através dos telefones 4772-0800 ou 4772-0810. A promoção é válida apenas no estado de São Paulo.

M – Nomes da Contabilidade

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP – é a primeira entidade contábil instalada no Estado, inaugurada em 19 de julho de 1919. Este ano, o Sindicato completa 97 anos de lutas, desafios e grandes conquistas por melhores condições para o exercício da profissão contábil. A solenidade será realizada nesta terça-feira (19), às 19h00, no Teatro Hilário Franco, na sede do CRCSP, na Rua Rosa e Silva, 60 – Santa Cecília. A cerimônia será composta homenagens e contará com a presença de reconhecidas personalidades do segmento, entre elas, empresários, lideranças das entidades de classe e autoridades políticas. Uma das maiores honrarias concedidas pelo Sindcont-SP é o título de “Contabilista Emérito”, que será entregue este ano ao profissional Nelson Carvalho.

N – Cenário Literário

Começa amanhã (16) e vai até o dia 24, a Feira do Livro de Brasília que chega à sua 32ª edição com o tema “Meu Mestre, Meu Livro”. O evento terá lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contará com a presença de diversos autores de peso no cenário literário nacional. Serão mais de 300 eventos realizados simultaneamente, entre workshops, palestras, contações de histórias, saraus, apresentações teatrais e musicais, debates, lançamentos e sessões de autógrafos de livros. Como novidade, será sede de diversos encontros, como o I Encontro Nacional de Blogueiros Literários, o I Encontro Nacional dos Escritores Jovens, o Encontro da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, entre outros. A entrada é franca e a Censura é Livre (www.feiradolivrobrasilia.com.br).