Negócios em Pauta 15/04/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 14 de abril de 2016

A – Redescobrindo a Convivência

Entre os dias 16 e 18 de maio centenas de profissionais oriundos de diversos Estados brasileiros e de outros países, devem reunir-se em Gramado para debater sobre a importância da convivência entre os seres humanos. É o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH 2016). As atividades do Encontro serão desenvolvidas a partir do tema central: ‘Redescobrindo a Convivência’. O impacto das tecnologias que têm aproximado e, ao mesmo tempo, afastado as pessoas do convívio autêntico, será debatido no evento que terá como palestrante da Conferência Magna de abertura o expert Mario Sergio Cortella. O evento será alicerçado nos seguintes eixos temáticos: Liderando conexões e estratégias em momentos de incertezas; Novo sentido na reconstrução da confiança; e ESARH 40 anos: Onde queremos chegar?. Informações: (www.esarh.com.br).

B – Culinária Asiática

Seguindo a lenda do imperador mongol Gengis Khan, o restaurante Tantra explora a culinária asiática e intensifica a cultura através dos sabores exóticos e afrodisíacos oferecidos não só no cardápio, como também no curioso “Mongolian Grill”, como na época em que os guerreiros preparavam suas refeições usando os escudos como panelas e os capacetes como pratos. O cliente monta sua própria receita em cumbucas, usando a criatividade para escolher entre frutos do mar (lula, camarão, tubarão e salmão), carnes (búfalo, cordeiro, javali e frango), e mais de 42 tipos de especiarias (ervas, molhos e temperos). A chapa no centro do restaurante é uma atração, onde o cozinheiro finaliza as criações e combinações inusitadas e saudáveis. Para saber mais, acesse: (www.tantrarestaurante.com.br).

C – Viagem de Luxo

A Crystal Cruises, companhia de cruzeiros mais premiada do mundo, apresenta um plano de expansão com o objetivo de oferecer o maior portfólio de produtos de viagem de luxo do mundo, incluindo revolucionários navios residenciais, exclusivos mega-iates, iates fluviais, aviões para roteiros de volta ao mundo e jatos privativos: a expansão segue o plano da Crystal de continuar como líder do mercado de luxo, após a chegada da Genting Hong Kong, que adquiriu a empresa em 2015. Entre as novidades está o Crystal Luxury Air, um jato privativo que acomoda apenas 12 passageiros, mantendo os mais altos padrões de conforto, e uma opção complementar para quem embarcar em qualquer cruzeiro da marca. O jato fica à disposição dos que optarem pelo transporte privativo a bordo do Bombardier Global Express XRS. Saiba mais em (www.crystalcruises.com).

D – Superesportivo GT

A Ford iniciou as vendas pela internet do superesportivo GT. Muito aguardado no mundo, os clientes interessados em comprar o novo Ford GT podem se inscrever no site (www.FordGT.com), repleto de imagens, informações e animações. A página traz ainda um configurador onde os fãs podem montar o supercarro dos seus sonhos e compartilhar nas redes sociais, escolhendo várias combinações de cores, rodas, materiais e detalhes de acabamento. Com produção limitada a 250 unidades por ano, o Ford GT será um dos produtos mais raros já feitos pela Ford. A primeira fase de inscrições de compra pela internet será encerrada no dia 12 de maio. O período inicial de encomendas vai cobrir a produção dos dois primeiros anos, com um total de 500 veículos.

E – Competitividade do Varejo

O Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV realiza na terça-feira (26), a partir das 8h30, um seminário que visa mostrar como o uso de dados, mensuração de resultados e análises de métricas podem contribuir para o aumento da competitividade no setor de varejo. Entre os palestrantes: Cassiana Costa (Nielsen); Francisco Forbes (Seed) e os professores da FGV/EAESP, Eduardo de Rezende Francisco e Leandro Guissoni, coordenador do seminário. É voltado para diretores, gerentes, profissionais do varejo, analistas, profissionais do varejo e da indústria de consumo e demais interessados em desenvolver competências analíticas para tomada de decisões. Inscrição (www.fgv.br/cev). Informações: ([email protected]) tel. 3799-7970.

F – Justiça Eleitoral

Com o objetivo de debater o papel da Justiça Eleitoral e propor novas discussões sobre o atual cenário político no Brasil, a FecomercioSP realiza nesta segunda-feira (18), das 8h30 às 16h30, o seminário “Novos Desafios da Justiça Eleitoral”. O encontro, que reunirá advogados, juízes, promotores públicos e cientistas políticos, será dividido em quatro painéis. Estarão presentes Ives Gandra Martins, presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, ministros Gilmar Mendes, do STF, Henrique Neves, do TSE, ex-ministro do TSE, Torquato Jardim, e o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim. Entre os painéis: ‘A Justiça Eleitoral como jurisdição federal e o papel do Juiz Federal’; ‘Financiamento de Campanha’; e ‘As ações eleitorais e suas consequências. Inscrições e mais informações (http://www.fecomercio.com.br/evento/novos-desafios-da-jurisdicao-eleitoral).

G – Contas Públicas

Com organização da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, em conjunto com o Instituto Rui Barbosa – IRB, entre os próximos dias 18 e 20, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acontece o I Congresso Internacional de Contas Públicas, importante fórum de discussões e debates sobre este relevante tema e que tem por finalidade propor as soluções e ações corretivas que se fizerem necessárias. O evento foi dividido em seis painéis temáticos, que abordarão os seguintes temas: Instrumentos de medição do desempenho da Gestão Pública; Programação Orçamentária das Contas Públicas; Os desafios dos Tribunais de Contas no Século XXI; A responsabilidade pelo uso do Erário Público; Legística Orçamentária na perspectiva do Direito Comparado; e Gasto Público: Técnicas de Controle.

H – Meia-maratona Temáticas

A Caixa WineRun (Corrida de Vinho) se consolida como uma das cinco principais meias-maratonas temáticas do país. Esta quinta edição acontece no próximo dia 21 de maio, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Contará com participação de 1.500 corredores competindo em nove categorias individuais por idade e três de duplas por gênero (incluindo a mista). Além de um percurso único de 21 km entre belas paisagens, os participantes aproveitam o fim de semana para realizar tours guiados por vinícolas, passeio de Maria Fumaça e degustações de sucos de uva, vinhos e espumantes, bem como estabelecer contato com a cultura gastronomia da Serra Gaúcha. A proposta fomenta de modo sustentável o enoturismo em nos principais destinos vitivinícolas nacionais, levando em conta a infraestrutura local para receber os atletas com conforto, charme e eficiência. Saiba mais em (www.winerun.com.br).

I – Heranças Culturais

Como parte da iniciativa da EMC® de preservar as informações e promover a conservação do patrimônio mundial, a empresa anuncia que as indicações para o projeto EMC Heritage Trust de 2016 já estão sendo aceitas até 20 de maio. Subsídios, de até US$ 15.000, serão concedidos a projetos em todo o mundo que praticam e estimulam a gestão digital de informações culturais. Desde 2007, a empresa doou mais de US$ 42 milhões para a conservação das informações culturais do mundo por meio de iniciativas de preservação das Informações, incluindo programas como o projeto Heritage Trust. Entre os contemplados em 2015 estão a História do Ensino Superior da América Latina, a digitalização das coleções do museu Radar e a digitalização das crônicas de Ulahingan (Ulahingan Chronicles). Mais informações podem ser encontradas em (www.brazil.EMC.com).

J – Sapataria Inteligente

A SetaDigital, empresa líder em tecnologia e inteligência para o setor calçadista, inaugura sua primeira sapataria inteligente, em Cascavel/PR. Trata-se de uma loja-laboratório que integra ferramentas digitais à uma loja física. Um modelo de negócio inovador, pensado para o novo perfil de consumidor. Dentre as novidades, destacam-se o atendente virtual, a possibilidade de comprar sem mediação de funcionários (inclusive no momento do pagamento), o espaço especial para o consumidor masculino, a segmentação de produtos por números, o painel para promoção e a vitrine com rotatividade de produto diferenciado. O objetivo é solucionar os problemas reais do varejo de calçados e as necessidades do consumidor, assim como testar os sistemas de gestão e treinar os clientes nesse novo padrão de estabelecimento comercial. Tenha melhor noção em (www.setadigital.com.br) e (www.facebook.com/SetaDigital).

K – Nutrição Animal

Um ano após o lançamento da Statera, marca que inaugurou sua presença no mercado de nutrição animal, a multinacional Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e bebidas, anuncia planos promissores para este braço da empresa em 2016. Voltada ao desenvolvimento de ingredientes para rações para pets e animais de produção, além de snacks, treats e gourmet (molhos), a produção desta divisão da Duas Rodas, que possui um know-how de 90 anos em alimentação humana, conta com tecnologia própria, padrões de excelência e equipe altamente qualificada, oferecendo às indústrias de nutrição animal um extenso portfólio de soluções específicas de alta performance, incluindo linhas de Sistemas Funcionais, Bioingredientes, Especialidades, Sabores e Corantes. Saiba mais no site: (www.duasrodas.com).

L – Matchmaking Anual

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha promove no dia 8 de junho, o Innovation Speed Dating, um matchmaking anual, que objetiva a realização de negócios e parcerias ligados à inovação e à tecnologia a partir de desafios tecnológicos pré-definidos. Estarão presentes representantes dos principais agentes de fomento brasileiro, como o MDIC, FINEP e Embrapi, que estarão à disposição para a remediação de dúvidas, introduzindo atividades em PDI do setor privado. O evento visa representar as possíveis soluções de demandas e problemas tecnológicos detectados por empresas, em sua maioria alemãs de grande porte, e a promoção de negócios e parcerias que envolvam inovação e tecnologia. Mais informações e inscrições (até o próximo dia 29) no site (www.inospeeddating.com.br).

M – Educação Superior

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Modelos de Educação Superior – Experiências Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. O curso será ministrado por Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e coordenador do projeto de pesquisa “Ensino superior, políticas de pesquisa e inovação, processos de desenvolvimento – estudo comparado de quatro países: Alemanha, Brasil, França e Estados Unidos”. O curso é voltado a professores e pesquisadores da área de educação; gestores públicos, privados e do terceiro setor na área da educação; assessores políticos e analistas sociais; jornalistas e demais interessados. Moraes apresentará experiências de organização do ensino superior dos Estados Unidos, Alemanha e França. Mais informações telefone 3123-7823 ou (www.fespsp.org.br/curso/98).

N – Mercado de Beleza

Começa amanhã (16) e vai até terça-feira (19), no Expo Center Norte, a Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética Hair Brasil. Considerado o maior evento de atualização, relacionamento e negócios de beleza da América Latina, esse ano traz novidades que fomentam ainda mais o empreendedorismo, como a Primeira Hair Brasil e a Hair Brasil Evolução – direcionada especialmente aos pequenos e médios – e o ambiente Business Premium, que promove rodadas de negócios, para os grandes players do mercado. Para distribuidores, lojistas, importadores e representantes do mercado de beleza, há o Business Premium, iniciativa inédita que resulta em um ambiente 100% focado em negócios e exclusivo para relacionamentos e contatos com clientes selecionados e com alto potencial de compra. Outras informações em (www.hairbrasil.com).