Negócios em Pauta 14/12/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A – Big Data e Internet das Coisas fazem as máquinas ‘falarem’

Não é mais possível imaginar-se fazendo o seu trabalho sem acesso a computadores ou dispositivos inteligentes. Os clientes de máquinas de mineração e construção da Caterpillar não são diferentes. Eles precisam de acesso prático a informações que possam ajudá-los a manter seus ativos Cat® funcionando com produtividade máxima e tempo de inatividade mínimo. “Nosso equipamento fala conosco de várias maneiras porque nossos processos de coleta de dados são construídos em modelos de negócios sólidos. Assim, coletamos dados dos equipamentos mediante três componentes principais: os sensores que coletam dados como os de temperatura, queima de combustível e GPS; a “caixa” que coleta, integra e faz cálculos desses dados e os prepara para serem enviados para a Caterpillar e a transmissão de dados mediante uma variedade de canais e redes de comunicação, segundo o gerente sênior de análise digital da Caterpillar, Daniel Reaume.

B – Mercado de Celulose

Dez anos que valem por 11. É com esse mote que a Eldorado Brasil Celulose está comemorando sua primeira década de existência, como uma das mais tecnológicas empresas do setor em todo o mundo e com recordes de produção. O grande marco é um feito inédito no mercado de celulose: a antecipação, em um ano, da produção prevista para ser atingida em 11 anos. Foram 16,5 milhões de toneladas produzidas desde o início das operações, em novembro de 2012. Isso porque a fábrica, que fica em Três Lagoas (MS), vem operando 20% acima da capacidade nominal projetada, de R$ 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano – ritmo que não deve diminuir tão cedo. Para mais informações, acesse (https://eldoradobrasil.com.br/).

C – Melhores Aeroportos

O Brasil tem quatro dos dez melhores aeroportos do mundo. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score 2022, divulgado na segunda-feira (12). Figuram nessa lista o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife, na segunda posição, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tóquio. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, aparece na quarta colocação. Os aeroportos Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e Congonhas, em São Paulo, foram listados em sexto e sétimo lugares, respectivamente. No último levantamento, feito em 2019, somente os aeroportos Afonso Pena e Viracopos entraram no top 10. A pesquisa foi estruturada em: pontualidade, opinião dos clientes quanto aos serviços oferecidos: equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade, lojas e restaurantes. Fonte: (https://www.airhelp.com/pt-br/).

D – Mobilidade Elétrica

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, os eletrificados foram responsáveis por 4.995 emplacamentos em novembro. O aumento representa 42% em comparação com o mesmo mês de 2021 e as vendas de veículos leves eletrificados tiveram o segundo melhor mês da série histórica. A análise inclui na conta dos eletrificados os híbridos totais, híbridos plug-in e elétricos a bateria, automóveis, comerciais leves e SUV e utilitários. Neste cenário está a Cicloway – montadora de veículos elétricos com mais de 20 modelos em seu portfólio. A empresa de mobilidade elétrica tem percebido grande interesse do setor corporativo para a compra ou locação de veículos elétricos para diversos fins, e que buscam soluções de transporte menos poluentes. Saiba mais: (https://cicloway.com.br).

E – Estratégia e Liderança

A Escola de Liderança — edtech de qualificação profissional da Fundação Estudar -, possui agora, a masterclass “Estratégia e liderança das gigantes asiáticas para vencer a concorrência digital”, ministrada por Jeffrey Towson, um dos principais especialistas em estratégias digitais de empresas dos Estados Unidos, China, entre outros países. Com o conteúdo da masterclass, o aluno entenderá o que está por trás dos fenômenos econômicos e digitais de grandes empresas asiáticas como TikTok, Shopee, Shein, entre outras, de forma a inspirá-lo a obter sucesso em novos negócios brasileiros. Também conhecerão as diferenças de lideranças que estão por trás destas empresas do mundo digital. Saiba mais em: (https://conteudos.escoladelideranca.org.br/inicio/).

F – Presentear no Natal

Na capital paulista, 60% dos consumidores devem presentear parentes ou amigos no Natal. Porcentual acima do registrado no ano passado, quando 53% tinham intenção de comprar presentes. Os dados são de uma sondagem da FecomercioSP, que entrevistou paulistanos entre os dias 1º e 5 de dezembro. A maioria está disposta a desembolsar, em média, R$ 587 na aquisição de três presentes, valor acima dos R$ 500 vistos no mesmo período de 2021 – um aumento real de 18%, já descontada a inflação do período. No topo da lista de quem vai receber os presentes estão os filhos (31%), seguidos por namoradas (25%) e mães (20%). Parentes e amigos aparecem com 13% das intenções dos gastos mais elevados, e, por último, os pais (3%), porcentuais próximos dos constatados historicamente (AI/FecomercioSP).

G – Ranking de Direitos Humanos

A Ford foi classificada, pelo segundo ano consecutivo, como a marca líder do segmento automotivo no ranking corporativo de direitos humanos de 2022 da World Benchmarking Alliances (WBA) e figura também na lista geral das dez melhores, entre as 127 empresas avaliadas. Organização global criada em 2018, a WBA se dedica a criar e divulgar métricas de desempenho das empresas para que elas possam conhecer a sua posição e medir seu progresso em relação às metas de desenvolvimento sustentável da ONU, buscando o avanço econômico, ambiental e social. A posição de liderança da Ford foi determinada por uma metodologia rigorosa, que incluiu a análise de suas políticas, processos e práticas de direitos humanos, além de exemplos e protocolos de resposta eficazes para lidar com possíveis denúncias. Saiba mais em: (https:www.worldbenchmarkingalliance.org/corporate-human-rights-benchmark/).

H – Assistência Funerária

Com o aumento da expectativa de vida junto ao crescimento populacional, projeções mundiais indicam que o mercado global de cuidados com a morte ainda está em consolidação em todo o mundo, devendo crescer 11,4% nos próximos 4 anos, atingindo o patamar de US$ 78 bilhões em 2025. Diante deste cenário, a startup Amar Assist já dobrou de tamanho nos últimos dois anos e pretende fechar 2022 com faturamento superior a 20 milhões de reais. Quando nos concentramos no cenário brasileiro, o crescimento do mercado de assistência funerária saltou de pouco mais de dez empresas no ramo em 2010 para mais de 100, em 2021. Com destaque para o período entre 2015 e 2020, em que 81 novas insurtechs surgiram no cenário nacional. Saiba mais em (https://amarassist.com.br/).

I – Brasil e Portugal

O Instituto Voz dos Oceanos e a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil assinaram um MOU (memorando de entendimento), oficializando parceria para desenvolver e ampliar a agenda ESG entre as empresas do Brasil e de Portugal. Executivos das duas entidades apresentaram os planos de promoção conjunta para a adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, em especial dentro do contexto de recuperação e preservação do Planeta Água e desenvolvimento dos temas de Economia Azul. O objetivo da parceria é impulsionar a transição para uma nova economia, alinhada às políticas que vêm sendo traçadas mundialmente para minimizar os resíduos e impactos do plástico de uso único no meio ambiente, com especial atenção ao Oceano. Mais informações: (https://www.fcpcb.com.br).

J – Natal Solidário

O Centro do Imigrante, projeto do Instituto Omni, promove um evento solidário e um dos mais aguardados pela comunidade de imigrantes e refugiados de São Paulo, a festa Natal sem Fronteiras. No próximo sábado (17), entre 10h e 17h, a festa reunirá apresentações de diversas nacionalidades, mostrando a pluralidade do nosso país e do mundo, em um grande evento cultural. Paralelamente, serão distribuídos 1.000 kits escolares, 1.000 brinquedos, 1.000 cestas básicas para famílias e crianças carentes, além das tão aguardadas 400 cartinhas do Papai Noel, em que os pequenos escrevem seus desejos de presentes ao bom velhinho. Os voluntários são responsáveis por atender aos pedidos. Saiba mais: (https://www.omni.com.br/institutoomni).

K – Joint Venture

A Nestlé e a Fonterra assinaram acordo para vender sua joint venture Dairy Partners Americas (DPA) no Brasil à empresa francesa de laticínios Lactalis. Os termos do acordo serão submetidos ao CADE e a expectativa é de que o negócio seja concluído em meados de 2023. O contrato prevê que a Lactalis do Brasil assuma os negócios da DPA Brasil, bem como os direitos de propriedade intelectual relacionados ao uso das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle no país, além de uma licença de longo prazo para o uso das marcas Nestlé, Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados. Com a transação, a Lactalis absorverá toda a operação da DPA, incluindo fábricas e centros de distribuição, com seus funcionários, incluindo os colaboradores da sede e o time de vendas.