Negócios em Pauta 14/09/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 13 de setembro de 2022

A – O navio mais avançado em termos ambientais

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC em parceria com a Qatar Airways anuncia que a cerimônia de inauguração do seu mais novo navio, o MSC World Europa, acontecerá no dia 13 de novembro, em Doha, capital do Qatar, onde também será inaugurado o novíssimo porto da cidade, o Grand Cruise Terminal, ressaltando a importância da região onde a MSC Cruzeiros é líder do setor. Representa o futuro dos cruzeiros, uma plataforma totalmente nova que proporcionará aos hóspedes um cruzeiro inesquecível que nunca foi experimentado em nenhum lugar antes. Com tecnologias marítimas e de hospitalidade, é mais eficiente navio de passageiros em questões ambientais a navegar partindo de Doha e pelo Oriente Médio recebendo hóspedes para a temporada de 2022/2023 (https://www.msccruzeiros.com.br/nossos-cruzeiros/navios/msc-world-europa).

B – Sono e Saúde

Entre os dias 6 e 8 de outubro, no Hall Nobre do Centro de Convenções do Parque Anhembi, acontece o ‘Sleep Well Expo e Terapèutica’. São três salas de conteúdo: na primeira – Arena REM, tratará das palestras oferecidas pelos expositores e profissionais convidados. Na segunda – Arena Bem-Estar a temática é direcionada aos profissionais da saúde, como também aos interessados em geral no desenvolvimento dos temas por médicos especialistas em sono e saúde mental. Já a terceira, a Sala do Sono, tem um formato com colchonetes no chão para vivências e experimentações. Além do line-up de peso, o evento ainda traz em sua programação os cursos pagos, o Curso Definitivo de Chá Verde com sommeliers de chá. Inscriçoes e mais informações: (https://sleepwellexpo.com.br/2022/).

C – Conforto Térmico

A Aramis, uma das líderes do mercado nacional no varejo de moda masculina, inova em sua coleção de verão 23 Extraordinário e lança a calça Flex&Dry, um jeans especial que possui tecnologia de conforto térmico: em contato com o suor, o tecido promove um resfriamento imediato e contínuo, conferindo uma sensação de conforto, leveza e frescor, ideal para os dias mais quentes do ano. Feito de um blend de fibras (algodão, viscose, elastano e poliéster), o jeans oferece toque macio e absorção ativa, eliminando a umidade e mantendo a pele seca por mais tempo, tornando única e completamente renovada a experiência de vestir uma das peças mais icônicas do mundo da moda. Uma nova era do jeans começa agora. Outras informações: (https://www.aramis.com.br).

D – Concurso Ambiental

O Programa de Educação Ambiental, “Ao Redor da Iberoamérica”, promovido pela Veolia, juntamente com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), com alunos do 5º ano de escolas municipais, completa 10 anos. Visa conscientizar os estudantes sobre diferentes questões ambientais, como proteção da biodiversidade, economia circular, energia renovável e reciclagem. O tema é “A urgência de cuidar da água: pequenas ações, grandes mudanças”. No Brasil participam escolas Estado de Santa Catarina: Antônio Carlos, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Bombinhas, Brusque, Navegantes, Palhoça, São Francisco do Sul, São José, Tijucas, Palhoça, Penha e Gov. Celso Ramos e, em São Paulo, Sorocaba. Cerca de 7 mil crianças serão beneficiadas, aprendendo sobre o cuidado da água e do meio ambiente. Saiba mais: (https://www.veolia.pt/educacao/ao-redor-da-ibero-america).

E – Queijos Artesanais

O Queijo Minas Artesanal (QMA) resistiu à modernização dos processos de produção, foi reconhecido como patrimônio imaterial do país e chega ao segundo semestre como uma marca cada vez mais forte para o agronegócio, para a gastronomia e para a identidade cultural mineira. Nos últimos 18 meses, mais três regiões foram caracterizadas oficialmente pelo governo do Estado como produtoras de QMA – Diamantina, Serras do Ibitipoca e Entre Serras da Piedade ao Caraça. A inclusão das novas regiões consolida o movimento de ação e profissionalização de um setor ainda muito marcado pela informalidade e, ao mesmo tempo, com enorme potencial de crescimento. Essa expansão é uma das novidades que serão apresentadas no Festival do Queijo Artesanal de Minas, que será realizado entre os próximos dias 23 e 25, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Mais informações: (www.festivalqam.com.br).

F – Segurança da Informação

Com a transformação digital acelerada causada pela pandemia, passamos a viver em uma sociedade que consome cada vez mais serviços e produtos digitalizados. Com isso, o número de ameaças cibernéticas também cresceu. Para debater tais riscos e jogar luz sobre tendências de segurança da informação, especialistas do setor vão se reunir no Transamérica Expo Center, entre os próximos dias 20 a 22, para a 8ª edição do Mind The Sec, maior e mais qualificado evento corporativo de segurança da informação e cyber security da América Latina. A conferência projeta receber 2,5 mil visitantes, 250 palestrantes e painelistas e mais de 80 patrocinadores e seis palcos com três trilhas simultâneas de conteúdo: Gerencial, Técnica e Tendências. Mais informações: (https://www.mindthesec.com.br/).

G – Inflação ao Consumidor nos EUA

Heitor de Nicola, sócio e sssessor de Renda Variável da Acqua Vero Investimentos, afirma que: “O Departamento do Trabalho americano divulgou o CPI ontem (13), apresentando uma alta de 0,1% no mês de agosto, na comparação com mês de julho. O índice está atualmente em 8,3% no ano. A alta corrobora com a ideia de uma inflação ainda persistente, e afeta a expectativa de que o Fed poderá promover mais um aumento de na taxa básica na reunião da próxima quarta-feira (21), mantendo o ciclo altista de juros. Um novo aumento à taxa básica de juros fortalece o dólar e afeta negativamente o mercado acionário, uma vez que esse cenário impulsiona uma rotação do fluxo de dinheiro saindo da bolsa e indo para ativos com melhor custo de oportunidade”.

H – Marcas Expositoras

Amanhã (15), tem início a Expo Franchising ABF Rio 2022, no Expo Mag. O evento que vai até sábado (17), é uma das maiores da América Latina e pretende ter uma visitação de mais de 20 mil pessoas. O franchising mostrou resiliência na pandemia e já apresenta perspectivas melhores. Desse modo o setor registrou uma recuperação no faturamento, oferecendo opções tanto para quem quer empreender, como para quem já criou um modelo de negócio e quer ampliá-lo. A feira tem expectativa de movimentar R$ 100 milhões em negócios. Serão cerca de 200 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, apresentando os lançamentos e tendências do setor. Outras informações: (https://expofranchisingabf.rio.br/).

I – Futuro da Mobilidade

A Stellantis vem se posicionando como uma mobility tech company, em um movimento de implantação da mais alta tecnologia em todas as frentes: nos carros que integram suas icônicas marcas, passando pelos processos produtivos e chegando até a maneira de se relacionar e interagir com os clientes. Assim, para acelerar esta transformação, a empresa lança o ‘Desafio Connect Stellantis’, que estimula os participantes a desenvolver soluções de conectividade, ampliando a forma como usamos o carro, e pensando como os novos recursos podem trazer valor agregado aos produtos concebidos pela companhia. Inscrições e outras informações: (http://connect.sa.stellantis.com).

J – Negócios de Mulheres

O Impact Hub Manaus, em parceria com a Fundação Tide Setubal e Ande Brasil, lança o ‘Programa Boas Compras’ visando influenciar o setor de compras das empresas a contratar serviços e produtos de negócios de mulheres, preferencialmente negras e do Norte e Nordeste. Objetiva capacitar empreendedoras e certificá-las a partir de uma parceria com a Integrare, conectando-as a grandes marcas nacionais como Ambev e Itaú. O programa busca negócios de mulheres com o seguinte perfil: Consultorias Diversas, Logísticas, Techs, Serviços, Comunicação, Segurança, Manutenção, Designers, fornecimento de materiais produtivos e improdutivos, entre outros. Se sua empresa tem capacidade de atendimento de grandes demandas, inscreva-se! O cadastro é gratuito e poderá ser realizado pelo: (www.programaboascompras.com).

K – Bebidas Alcoólicas

Em referência ao Dia Nacional da Cachaça’, comemorado ontem (13), o volume das exportações cresceu 26% em relação a 2021, enquanto que em receita houve um crescimento de 62%. Parte disso se deve às oportunidades que as empresas brasileiras do setor têm encontrado a partir das ações realizadas pela ApexBrasil, em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), tais como o Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça e o pioneiro Programa de Qualificação para Exportação de Cachaça na versão Agronegócio. Além disso, a bebida vem se mostrando como um setor importante da economia nacional, que gera mais de 600 mil empregos no país. No Brasil, a Cachaça está atrás apenas da cerveja entre as bebidas alcoólicas mais consumidas e ocupa o primeiro lugar no conjunto de destilados. Saiba mais: (https://ibrac.net/).