Negócios em Pauta 13 a 15/01/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A – Reforma Trabalhista

A Associação dos Advogados de São Paulo e a Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da OAB promovem nos dias 16, 18, 23 e 30/1 e 1º, 6 e 8/2 o curso ‘Aspectos polêmicos da Reforma Trabalhista’, nas modalidades presencial ou via internet. Entre os temas a serem abordados, destacamos: Danos extrapatrimoniais na reforma trabalhista, Jornada de trabalho: acordo de compensação de horas, Audiência trabalhista e ônus da prova, Contrato intermitente, Negociado x legislado. As aulas presenciais serão ministradas na sede da AASP, Rua Álvares Penteado, 151 – Centro, às 19h. Mais informações: tel. (11) 3291-9200 e (www.aasp.org.br/educacional/cursos).

B – Reúso da Água

A Fiesp se encontra com inscrições abertas para sua 13ª edição do Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água. A iniciativa é uma forma de divulgar as iniciativas do setor industrial com as boas práticas na gestão de água. As empresas que apostam na redução do consumo e desperdício de água geram benefícios ambientais, econômicos e sociais, aumentando também sua competitividade. O incentivo vem por meio de premiações, com troféus, placas de menção honrosa e certificados de participação. Outro ponto positivo do Prêmio é que ele se torna um indicador ambiental ao compor acervo de cases no Estado de São Paulo, que são reconhecidos e difundidos. O Prêmio tem duas categorias: micro e pequeno porte ou médio e grande porte. Outras informações em: (http://www.fiesp.com.br/premioagua).

C – Engenharia Automotiva

O Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP abriu novo período de inscrições para o processo seletivo da turma 2018 do curso de Especialização em Engenharia Automotiva. O prazo final é o próximo dia 26. As aulas iniciam-se em fevereiro. Pós-graduação “lato sensu”, o curso objetiva preparar, atualizar e qualificar profissionais sobre produtos, serviços e processos industriais, com competência abrangente para solucionar problemas técnicos e de gestão de empresa do setor automotivo. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de documentos requeridos – ambas estão disponíveis em (http://www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/especializacao/inscricoes/). O curso é presencial, com carga horária mínima de 372 horas/aula e duração de até 30 meses.

D – Formação de Cuidadores

De 10% da população, em 2010, a quantidade de pessoas acima dos 60 anos vai chegar a 29,3% em 2050. Parte do impacto dessa mudança já pode ser sentida, por exemplo, com o aumento da demanda por cuidadores. A área apresenta potencial de empregabilidade rápida e pode ser um complemento de renda para quem já exerce outra profissão, mas requer preparo. Pensando nisso, o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) lança o curso Cuidador, que objetiva preparar profissionais que atendem crianças, idosos, pessoas com deficiência ou transtornos, que sofreram algum acidente ou que precisem de cuidados por alguma razão e até aquelas que sentem necessidade de companhia. Mais informações: (www.cebrac.com.br).

E – Investindo e Modernizando

2017 vai entrar para a história do McDonald’s Brasil. Neste ano, a marca reforçou sua liderança no mercado brasileiro de alimentação fora do lar com um conjunto de ações que entregou mais experiência e valor aos seus consumidores, resultando em retornos financeiros sólidos, mesmo operando num mercado bastante sensível ao cenário macroeconômico brasileiro. O balanço sustentável da companhia permite o avanço do crescimento da marca no país nos próximos anos. Para isso, a empresa anunciou o investimento de R$ 1 bilhão, até 2019, para a abertura de novos restaurantes e aceleração do plano de modernização das unidades existentes. . Entre os objetivos para o triênio 2017-2019 está abrir 180 restaurantes e atualizar a rede em toda a região (www.arcosdorados.com/ir).

F – Flor de Maçã

A Casa de Bolos, rede especializada em bolos caseiros, está com uma nova opção no cardápio: o Bolo Flor de Maçã. Mantendo ainda a pegada de uma receita simples e caseira, típica de vó, traz também agora um pouco mais de sofisticação na apresentação, tornando uma ótima alternativa para estar às mesas em reuniões, datas ou festas comemorativas. O bolo leva, entre os ingredientes, maçã e canela em pó, conferindo um sabor – e cheiro – bem especial. A opção já está disponível em todas as unidades da rede, pelo valor de R$ 30,00. A Casa de Bolos é especializada em bolos caseiros e conta com mais de 300 unidades pelo país. A qualidade dos produtos oferecidos é mantida por meio de treinamentos e reciclagens constantes com os franqueados (www.casadebolos.com.br).

G – Incubadora de Cervejas

O movimento da cerveja artesanal no Brasil tem vários protagonistas. A iniciativa aproxima três destes elos: cervejaria, estudantes do segmento e a Escola de Cerveja e Malte. É a Usina Schornstein, criada pela marca para trazer inovação ao seu portfólio e ainda difundir a cultura cervejeira no país. O projeto é uma incubadora de receitas produzidas por alunos da Escola. Alunos inscrevem as suas receitas para um comitê avaliador através de um concurso interno. Com o rótulo escolhido, passa por um processo similar ao das cervejarias artesanais: ajustes de produção, definição de nome, formação de preço e lançamento. A cerveja criada será comercializada em latas e chega ao mercado com a marca da Usina Schornstein. Saiba mais em (www.cervejaemalte.com.br).

H – Ventilação e Tratamento do Ar

EcoQuest do Brasil, que atua na medição e tratamento do ar nos ambientes, e a Sicflux Brasil, que atua no segmento de renovação de ar, firmaram parceria para fornecer ao mercado sistemas completos de ventilação e tratamento do ar interno para pequenos, médios e grandes projetos. Para tanto, vão unir as caixas de ventilação da Sicflux às lâmpadas de descontaminação da EcoQuest, com tecnologia IRC (Ionização Rádio Catalítica), a única certificada pela NASA, e com eficiência comprovada pelo IPT. Os sistemas completos de ventilação e tratamento do ar interno atendem à norma NBR 16401, que rege a qualidade do ar interno, uma vez que o ar é pré-filtrado. E, ainda proporciona outros benefícios, como a diminuição microbiológica, a eliminação de odores e a quebra dos gases voláteis. Saiba mais em (www.ecoquest.com.br).

I – Indicadores Sociais

Dados quantitativos também possibilitam acompanhar a gestão e a evolução de políticas públicas. Isso poderá ser visto no curso de extensão Indicadores Sociais: elaboração e análise, que começa no próximo dia 29, na Escola de Sociologia e Política. O curso foi desenvolvido para introdução do aluno ao trabalho com indicadores, assim como para aprimoramento daqueles que já possuem algum conhecimento. As aulas são voltadas a estudantes de humanidades, gestores públicos, privados e do terceiro setor, professores e interessados em geral. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações tel. 11 – 3123-7800 ou ([email protected]).

J – Mercado Europeu

A Kyvo Design-Driven Innovation, empresa brasileira especializada em inovação e design de serviços, iniciou as atividades de sua filial em Lisboa. É a segunda operação internacional da Kyvo em menos de dois anos. A primeira fica no Vale do Silício, nos Estados Unidos, no centro de inovação GSVlabs, do qual a Kyvo é representante exclusiva no Brasil. O objetivo com a operação em Portugal é participar do mercado europeu de inovação com a realização de projetos focados em Transformação Digital para as empresas da região. A chegada da Kyvo em Portugal, além de servir de porta de entrada para a Europa, abre uma série de oportunidades de extensão de projetos realizados em parceria com empresas da região e que já estão em curso no Brasil. Saiba mais em (http://kyvo.com.br).