Negócios em Pauta 13/12/2018

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A – Trabalho Infantil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com o Instituto C&A, lançou o edital “Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda”, no qual serão doados até R$ 900 mil para apoiar projetos que enfrentem o problema. “O lançamento do edital reafirma o compromisso do Instituto C&A em erradicar o trabalho infantil na indústria da moda. Para isso, a união de esforços com organizações como o Fundo Brasil é fundamental para envolvermos organizações de base em diferentes áreas do país onde a produção da moda é expressiva”, conclui Luciana Campello, gerente de Direitos Humanos e Transformação da Cadeia de Fornecimento do Instituto C&A. Saiba mais em: (www.institutocea.org.br).

B – Pães Industrializados

Os pães industrializados conquistaram mais de 1,1 milhão de novos lares nos 12 meses terminados em setembro de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Kantar Worldpanel. A categoria cresceu em gasto médio (7,3%), frequência (1,8%) e unidades (10,3%). Nesse cenário, as versões integrais foram as que mais se destacaram, com crescimento de 4 pontos percentuais de penetração de um ano para o outro, ganhando 2,2 milhões de domicílios. O segmento integral, mais ligado à saudabilidade e também mais caro, está concentrado nos consumidores maduros, a partir dos 30 anos. A maior parte dos jovens optam pela versão tradicional, que tem sido também a mais promocionada.

C – Carros em Leilões

Comprar ou vender um carro em leilão era uma oportunidade de negócio distante da maioria das pessoas físicas. Mas no fim de 2017, o Grupo VPL Participações, que atua há mais de 20 anos em pregões judicias e extrajudiciais, lançou a VIP Direto, plataforma online que possibilita para pessoas físicas ofertarem e comprarem veículos em leilões. Em quase um ano de atuação, já foram realizados 250 leilões e quase 6 mil pessoas cadastraram seus veículos para serem comercializados no app. As negociações tornam-se mais rápidas e seguras, porque tudo é feito online, desde a inserção do veículo até sua venda, assim como os lances pelos potenciais compradores e o arremate do veículo. Saiba mais em: (www.vipdireto.com).

D – Feira Estudantil

A Expo CIEE é a maior feira estudantil da América Latina focada na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem. O evento tem como objetivo promover em único espaço um encontro entre empresas e instituições de ensino, que visam a juventude brasileira como o futuro do país, proporcionando a troca de informações que direcionam e ampliam a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional. A Expo CIEE vem crescendo a cada ano, alcançando edições em outras cidades, como Goiânia, São José dos Campos, Sorocaba e Fortaleza. Outras informações no site: (www.ciee.org.br/expociee).

E – Cidades Inteligentes

Estão abertas as inscrições para o Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre em Curitiba, no Expo Barigüi, nos dias 21 e 22 de março. Os participantes terão acesso gratuito à área da feira após fazerem o cadastro no site. Já para a área de congresso, é necessário realizar a inscrição e a compra do passaporte para os dois dias. A expectativa é de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior. O evento terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. Programação e inscrição: (https://www.smartcityexpocuritiba.com/).

F – Área da Saúde

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, em Bauru, está com processos seletivos abertos que oferecem 61 vagas no total para cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), lato sensu (especialização) e de extensão na área da Saúde. As inscrições para mestrado e doutorado terão duas fases, a primeira até 18 de dezembro, e a segunda, de 2 a 25 de janeiro. Todos os cursos são gratuitos. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 45 vagas, sendo 27 para mestrado e 18 para doutorado. Podem participar da seleção pessoas com graduação em cursos das três grandes áreas de conhecimento: biológicas, exatas e humanidades. Mais informações: (https://bit.ly/2ASYGrd) e (https://bit.ly/2EfHYXd).

G – Sistema de Baterias

O Pelotão Especial de Fronteira do Exército em Tunuí-Cachoeira, no Amazonas, substituiu os geradores a diesel pela energia solar. Um grupo de profissionais da Itaipu voltou da região após duas semanas fazendo o comissionamento de um sistema híbrido de armazenamento de energia, o primeiro deste tipo no País. O sistema que integra gerador, painéis fotovoltaicos e baterias de sódio recicláveis foi desenvolvido pela equipe do Programa Veículo Elétrico, da Itaipu. Durante o dia, parte da energia produzida pelos painéis alimenta a rede e o excedente é armazenado nas baterias. No período noturno, quando não há luz solar, as baterias abastecem a rede. O gerador a diesel vai funcionar apenas como backup. O projeto é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Exército Brasileiro.

H – Moedas Estrangeiras

A intensa variação do câmbio em 2018, sobretudo devido às eleições presidenciais, deixou muitos consumidores indecisos e preocupados sobre a compra de moedas estrangeiras, com a possibilidade até de cancelar viagens internacionais por conta da alta do dólar. Diante desse cenário, o MelhorCâmbio se tornou um importante aliado de quem viaja para o exterior. Por meio de sua ferramenta de barganha, a startup proporcionou uma economia de mais de R$ 130 milhões aos seus mais de 310 mil usuários. O acesso às cotações de 22 moedas estrangeiras, em mais de 800 casas de câmbio no Brasil, proporciona uma visão precisa e atualizada das opções disponíveis no mercado, e permite que o consumidor poupe tempo e esforço negociando 100% online. Outras informações em: (www.melhorcambio.com).

I – Realidade Aumentada

A companhia alemã de tecnologia TeamViewer®, líder mundial em soluções de conectividade remota, está lançando o TeamViewer 14, nova edição do mais festejado software para telereuniões e transferência de arquivos em diversas plataformas – do Windows e iOS ao Android, entre outros. O usuário passa a contar com recursos pioneiros de Realidade Aumentada (RA), a exemplo da utilizada em games populares em smartphones e na publicidade. A RA foi somada, ainda, a uma completa revisão nas áreas de desempenho e de aumento de produtividade, em uma tríade de recursos que vem sendo chamada pela companhia como TeamViewer Pilot. É gratuito para uso pessoal em ambiente não comercial. Informações em: (https://www.teamviewer.com/pt-br/produtos/teamviewer).

J – Pesquisa para o SUS

O Governo do Estado lança nova chamada de proposta para o Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS. A chamada visa apoiar atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros a projetos que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação da área de saúde visando ao fortalecimento do SUS no Estado. A chamada contempla três grandes eixos e linhas temáticas: 1) Redução da morbimortalidade por doenças e agravos prioritários no Estado de São Paulo; 2) Gestão de Sistemas de Saúde; 3) Tecnologia e inovação no SUS. Poderão apresentar propostas pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a instituição científica ou tecnológica, situada no Estado.A chamada está disponível em: (www.fapesp.br/12182).