Negócios em Pauta 17/04/2018

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 16 de abril de 2018

A – Novos Talentos

A Embraer, em parceria com a Gupy – startup de software de recrutamento inteligente –, passa a usar inteligência artificial para a seleção de novos talentos. A proposta é iniciar os processos seletivos em âmbito de estágio em nível superior, e, no futuro, expandir a tecnologia para todas as ações de atração e retenção de talentos, alinhados à cultura da empresa e aos desafios do futuro. Os candidatos a vagas de estágio podem se cadastrar no site (http://embraer.gupy.io) até 9 de maio. A análise dos perfis, no entanto, será feita após cada inscrição, o que agiliza a resposta aos estudantes interessados.

B – Impactos Ambientais

Para capacitar profissionais a lidarem com o Direito Ambiental e Processual de maneira prática, a UFSCar está com inscrições abertas no curso de Perícia Judicial Ambiental. São abordadas as formas de avaliação dos impactos ambientais, além da construção e análise de laudos ou pareceres técnicos. O curso forma profissionais para intervenção em casos práticos, aptos a atuarem como perito ambiental ou assistente técnico em perícia judicial e extrajudicial. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho. As aulas serão presenciais, em quatro sábados do mês de julho, no Campus São Carlos. Há também atividades extras a distância. Mais informações em (www.pericia2018.faiufscar.com).

C – Felicidade no Trabalho

A partir das mais recentes pesquisas na área de neurociências e da Psicologia Positiva, o tema da felicidade foi incluído na agenda científica. Por essa razão, uma série de empresas americanas e europeias vêm investindo na promoção de ações organizacionais e programas de treinamento para promover a felicidade no ambiente de trabalho para aumentar a lucratividade organizacional e a efetividade corporativa. Na palestra gratuita “Felicidade dá Lucro (e agora é Ciência!)”, que acontece nesta quinta-feira (19), das 14:00 às 17:00, na Câmara Brasil-Alemanha (Rua Verbo Divino, 1488,Chácara Santo Antônio), a especialista em Psicologia Positiva pela Universidade da Pennsylvania, Lilian Graziano, mostrará como a felicidade no ambiente de trabalho impacta diretamente na produtividade das empresas. Mais informações no tel. (11) 98152-3976.

D – Cutelaria e Facas Artesanais

Nos dias 5 e 6 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, acontece a 6ª Mostra Internacional de Cutelaria. O evento reúne os principais nomes do segmento do País, como Ricardo Vilar e Sandro Boeck, além de expoentes internacionais como o georgiano Zaza Revishvili, que vão apresentar suas mais recentes criações e dividir seus conhecimentos com os visitantes. Durante a mostra, serão realizadas palestras, demonstrações de forja e workshops de Kali Silat, arte-marcial de origem filipina que usa facas, machados e espadas para defesa pessoal. Cutelaria é o nome dado ao ofício de quem fabrica ou vende facas e instrumentos de corte. Saiba mais em (http://www.mostrainternacionaldecutelaria.com/).

E – Método Champenoise

Dois rótulos da Bueno Wines, de Galvão Bueno, foram premiados com Medalha de Ouro na 16ª edição do Concurso Mundial Bruxelas – Edição Brasil 2018: Bueno Paralelo 31 – Safra 2013, vinho tinto de corte bordalês, escolha pessoal do narrador, foi o primeiro vinho produzido na Bellavista Estate. E o espumante Bueno Cuvée Prestige Brut D.O. Produzido com uvas provenientes de Garibaldi, no Vale dos Vinhedos, é elaborado pelo método tradicional Champenoise. Nessa 16ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil, foram avaliadas 180 amostras de vinhos por um júri formado por enólogos, jornalistas e formadores de opinião, de países como Brasil, Bélgica e Alemanha. O evento teve a coordenação dos jornalistas Eduardo Viotti, do Brasil, e Baudouin Havaux, da Bélgica. Saiba mais em (http://www.buenowines.com.br).

F – Aço Bi-metal

A Starrett, uma das maiores fabricantes de ferramentas do mundo, está investindo mais de R$ 50 milhões em sua fábrica instalada em Itu, para suprir a demanda do mercado brasileiro e Latino Americano que voltará a crescer nos próximos anos. A operação faz parte de uma estratégia mundial da Starrett que, para tornar a marca ainda mais competitiva globalmente, optou em investir no Brasil, tornando a fábrica no País a responsável por fornecer diretamente toda a linha de aços bi-metais e algumas linhas de serras da marca para Centros de Distribuição espalhados pelo mundo e para outras plantas do L. S. Starrett Co.. Com isso, a planta brasileira será umas das mais importantes da companhia, cuja matriz está nos EUA. Outras informações: (www.starrett.com.br).

G – Educação Executiva

Um dos softwares mais utilizados no mundo, o Excel é requisito obrigatório em muitas vagas de emprego. Ter o domínio dessa ferramenta pode ser o diferencial em uma contratação ou mesmo na sua evolução profissional. O curso de extensão “Excel – do básico ao intermediário”, com início no próximo dia 1º de maio, faz parte da nova iniciativa da Faculdade de Administração da Escola de Sociologia e Politica voltada para Educação Executiva. O excel, por possuir inúmeras aplicações, ajuda no aumento da produtividade profissional e organizacional. Pode ser utilizado no setor financeiro, na automatização de processos, na interação com outros usuários, na geração de gráficos e dashboards, sem falar que muitos pesquisadores o utilizam para realizar cálculos estatísticos. Mais informações: (http://www.fespsp.org.br/cursos_educacao_executiva).

H – Estágio e Emprego

A FGV promove, em parceria com a Vero Solutions, entre os dias 2 e 11 de maio, a terceira edição da feira virtual de Estágio e Emprego – a FGV Talentos 2018. A instituição ampliou parcerias com empresas de diferentes segmentos e conta com o patrocínio da Enel, Mattos Filho Advogados, Vivo e White Martins. O evento é gratuito e direcionado a estudantes de todo o Brasil que estejam cursando ensino superior ou pós-graduação e aos que concluíram o curso universitário nos últimos anos. Dentro de um ambiente virtual, as empresas participantes devem divulgar mais de mil oportunidades de estágios, programas de trainee e vagas efetivas, além de selecionar virtualmente candidatos e divulgar conteúdo sobre carreiras e mercado de trabalho. Para conhecer as empresas participantes, fazer inscrição ou obter mais informações, visite: (www.fgv.br/fgvtalentos).

I – Ciência de Dados

A Udacity, conhecida como a Universidade do Vale do Silício, está com inscrições abertas para seu programa de bolsas para cursos em ciência de dados. Oferecida em parceria com o grupo alemão Bertelsmann, a iniciativa selecionará 15 mil estudantes ao redor do mundo, incluindo brasileiros. O objetivo é preparar mais profissionais para atuar nesta área, considerada a mais promissora do século XXI, segundo pesquisa da Harvard Business Review. As inscrições, gratuitas, estão abertas até o próximo dia 22, no site (https://www.udacity.com/bertelsmann-data-scholarshipsda Udacity), com resultados divulgados no mês de maio. Os 15 mil candidatos aprovados serão contemplados com uma bolsa integral para o curso Introdução à Estatística Descritiva, com duração de três meses.

J – Programa de Estágio

A Safira Energia, uma das principais comercializadoras e consultorias do mercado de energia no Brasil, está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2018, que prevê selecionar universitários dos cursos de Engenharia, Matemática, Estatística, Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Direito, Economia, Administração de Empresas, Publicidade e Propaganda, Psicologia, dentre outros. Esta é a primeira vez que a empresa organiza um programa de estágio e os alunos selecionados ocuparão nove posições nas áreas de Operações, Comercial, Trading, Análise de Risco, Regulatório/Back Office, Recursos Humanos, Contabilidade, Marketing e Tecnologia da Informação. Podem se inscrever alunos que estejam cursando os dois últimos anos da graduação, e para cada posição existem conhecimentos desejáveis. Mais informações e inscrições: (https://www.estagiosafira.com.br/).