Negócios em Pauta 11/07/2018

em Negócios em Pauta
terça-feira, 10 de julho de 2018

A – Concurso de Contos

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca lança a terceira edição do concurso de relato breve: “Cuéntame un cuento”. Os originais podem ser apresentados, em espanhol ou em português, até o dia 31 de dezembro, no e-mail: ([email protected]). Os participantes poder ser de qualquer nacionalidade, mas devem ser maiores de 18 anos e a temática do relato deverá aludir a alguma das seguintes temáticas: – Cultura brasileira: gastronomia, música, arte, cinema, etc. – Personagens e/ou fatos históricos brasileiros – Grupos étnicos brasileiros – Movimentos sociais brasileiros. Os dois vencedores, ademais dos dez relatos selecionados como finalistas, serão publicados em suporte eletrônico por Ediciones Ambulantes.

B – Semana da Conciliação

Símbolo da conciliação no Judiciário, a próxima edição da Semana Nacional da Conciliação já tem data marcada. Será entre os dias 5 e 9 de novembro, nos Tribunais Estaduais, Federais e do Trabalho, em todo o País. O evento para promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorre, anualmente, desde 2006. A Semana Nacional da Conciliação é realizada anualmente nos tribunais de todo o País para estimular a solução consensual de conflitos, com orientações padronizadas. Para saber mais informações, acesse: (http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao-portal-da-conciliacao?acm=18263_10958).

C – Área de Audiovisual

Reunir grupos de pesquisa das áreas da Comunicação e do Audiovisual, para a apresentação e discussão dos resultados de suas investigações, é a proposta da III Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2018) – Entretenimento, Transmídia e Multiplataformas, que acontece de 27 a 30 de agosto em São Paulo. Com o tema “VOD na América Latina”, a JIG 2018 contará com a presença de representantes de diversas plataformas de vídeo sob demanda (VOD) latino-americanas, para discussão de questões institucionais que são de interesse da indústria audiovisual e da comunicação em geral, junto a pesquisadores, profissionais e estudantes. Submissão de resumos até o próximo dia 16. Informações e inscrições: (www.jig.ufscar.br).

D – Aviação Agrícola

Entre os dias 6 e 9 de agosto, em Maringá/PR, acontece o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. A programação reunirá empresários, pilotos, produtores rurais, autoridades e pesquisadores, com palestras e debates sobre demandas e perspectivas do setor – no qual o País é a segunda maior potência mundial. Além de empresas brasileiras como a Embraer – e outras que são referência em tecnologias embarcadas e sistemas desde monitoramento até trato de lavouras, o evento conta com diversos participantes estrangeiros, como a norte-americana Air Tractor (maior fabricante mundial de aviões agrícolas), a canadense Pratt & Whitney (motores para aviões), com demonstrações práticas de aviões, drones e equipamentos. Saiba mais em (www.sindag.org.br/congressosindag).

E – Ex Africa

Até o próximo dia 16, as mais de 90 obras que compõem a exposição ‘Ex Africa’ estarão em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro), com entrada gratuita. A mostra recebeu mais de 150 mil visitantes desde a sua abertura na capital paulista, em 28 de abril. Ex Africa traz esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos assinados por 20 artistas. Entre eles, nomes como os do ganês Ibrahim Mahama – que montou uma gigantesca instalação na entrada do CCBB São Paulo –; do provocativo retratista senegalês Omar Victor Diop, do fotógrafo e ativista zimbabueano Kudzanai Chiurai e de outros 15 autores de oito países africanos e ainda dois brasileiros: o carioca Arjan Martins e o brasiliense Dalton Paula.

F – Vinhos & Negócios

Entre os dias 26 e 29 de setembro, em Bento Gonçalves/RS, acontece a Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho. O evento reunirá as principais e melhores vitivinícolas brasileiras e prestadores de serviços para o segmento vitivinícola reunidos com foco em negócios, networking e conhecimento. Além disso, expositores e especificadores terão a oportunidade de promover o consumo e a comercialização dos produtos da indústria sul-americana de vinhos, especialmente brasileira, mirando na internacionalização do setor. Também haverá espaço para produtores de café, destilados, azeite e olivicultores. Outras informações em: (https://winesa.com.br/).

G – Recrutamento e Seleção

A Jobecam é uma plataforma de empregos que surgiu para as empresas que desejam otimizar os processos de recrutamento e seleção. Através de algoritmos inteligentes, ela ranqueia os candidatos mais adequados à determinada vaga. Consiste na utilização de vídeos currículo de até 30 segundos que ficam disponibilizados no sistema. A empresa então seleciona alguns dos currículos para a realização de entrevistas gravadas. Posteriormente, esse último material é transcrito e ranqueado de acordo com palavras-chave e, então, comparado aos termos mais desejados pelas empresas para seus novos funcionários: é assim que funciona a tecnologia de algoritmos inteligentes. Saiba mais em: (www.jobecam.com).

H – Torra de Café

Os profissionais de torrefação colocarão seus conhecimentos à prova na busca pelo título do Campeonato Brasileiro de Torra de Café, que será realizado, de 1º a 5 de agosto, no Mercado Municipal de Curitiba. O evento é uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceira pela Associação Brasileira de Cafés Especiais e a Apex-Brasil, contando com as empresas Probat Leogap e Lucca Cafés Especiais como anfitriãs. Os torrefadores inscritos terão que planejar e elaborar a melhor torra para o café oficial do evento e passarão por três etapas: treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra; classificação física do café oficial por defeitos e peneira; e torra do café oficial, que será avaliado por um time de quatro juízes sensoriais e um juiz principal. Mais informações tel. (35) 3212-4705 ([email protected]).

I – Processo Seletivo

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, abre inscrições para o Processo Seletivo para quem pretende estudar no segundo semestre. A Prova Tradicional acontece no próximo dia 28, e as inscrições podem ser feitas até o dia 25. Além dos cursos nos períodos da manhã e da noite, também serão abertas vagas para o período da tarde nos cursos de Pedagogia (licenciatura) e Odontologia. A Unicid oferece bolsa de estudo de 100% durante todo o curso aos candidatos inscritos na Prova Tradicional do Vestibular (cursos presenciais – exceto Medicina), exclusivamente, que atingirem a pontuação mínima de 75% da prova. Mais informações (www.unicid.edu.br/vestibular).

J – Leilão do Santander

Uma boa oportunidade para tirar o investimento do papel é o leilão do Santander, promovido pela Sold até o próximo dia 26, com terrenos, lotes, glebas e imóveis comerciais (lojas, prédios e ex-agências bancárias). São 66 propriedades distribuídas por São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará e Bahia. Os lances iniciais variam de R$ 60 mil a R$ 12 milhões. Os lotes já estão abertos e podem ser visitados mediante agendamento no site da Sold. Todos eles podem ser consultados pelo link: (http://www.sold.com.br/santander).