Negócios em Pauta 23/08/2022

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segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A – VWCO dobrou exportações de ônibus no primeiro semestre

As vendas internacionais dos chassis Volkswagen ganharam força no primeiro semestre frente ao mesmo período do ano anterior. As exportações dobraram, passando de 378 para 758 unidades. Parte do crescimento se deve a licitações internacionais e ao sucesso de modelos desenvolvidos sob medida para esses mercados. Principal destino no exterior, o México comercializa com exclusividade o Volksbus 14.190, chassi criado especialmente para atender às demandas de transporte de passageiros do país, com a posição do condutor reposicionada. Conhecido no país como Huracán, o modelo é o mais vendido da VW no México e corresponde a quase um terço das negociações internacionais da marca neste primeiro semestre. Os ônibus também têm Angola como um de seus maiores mercados. Recentemente, o país atingiu o marco de 1.500 Volksbus para o programa angolano de reestruturação da mobilidade urbana do país, buscando a melhoria do transporte para toda população.

B – Inglês para Pacientes

O câncer é a maior causa de morte não violenta de crianças e adolescentes no mundo. Mediante esse cenário, o Colégio Recreio Christian School entrou em cena com o objetivo de diminuir o sofrimento dos pacientes internados. O trabalho educativo na área oncológica é ministrado por educadores palhaços e prevê o ensino gratuito da língua inglesa com a finalidade direta de comunicação básica. Em lugares que o projeto já marcou presença, familiares e acompanhantes constataram a significativa redução da dor nas crianças após a intervenção dos palhaços professores, comprovando a eficácia da risoterapia agregada às aulas de inglês como um tratamento complementar ao tratamento convencional na redução da dor do paciente. Os hospitais podem se inscrever pelo site: (https://recreiochristianschool.com/).

C – Investimento Social

A Santos Brasil acaba de lançar seu primeiro edital de Investimento Social Incentivado, com foco no patrocínio de projetos e eventos com recursos provenientes de leis de incentivos fiscais nos âmbitos federal e municipal. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a empresa está presente: Barcarena/PA; Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo; Imbituba/SC e São Luís. Os projetos e eventos culturais, esportivos e de educação profissional, complementar e ambiental escolhidos serão divulgados em novembro, para execução em 2023. As inscrições podem ser feitas por meio do link: (https://prosas.com.br/editais/11697-1o-edital-de-investimento- social-incentivado-santos-brasil?subdominio=prosas&locale=en).

D – Saneamento e Higiene

A Reckitt Hygiene Comercial, parte do Grupo Reckitt – multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição e dona de marcas como Veja, Vanish e SBP – lançou a Aceleradora de Impacto Reckitt, por meio da marca Harpic. O programa selecionará seis negócios focados em inovações e em soluções para os principais desafios de acesso à água, ao saneamento e à higiene adequados no Brasil. O programa busca negócios com foco em mulheres e meninas, devido a pobreza menstrual, e nas populações que vivem em áreas remotas, rurais e em alta vulnerabilidade social. Os negócios receberão um aporte financeiro no total de 50 mil libras, a serem distribuídos entre os projetos que participarem do programa até o final. Inscrições e mais informações: (https://www.reckitt.com/br/sustentabilidade/aceleradora-de-impacto-reckitt/).

E – Startups de Inovação

A Campus Party Brasil, a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, blockchain, cultura marker, educação e empreendedorismo do mundo, e o Sebrae se unem mais uma vez para a realização do programa Startup 360, que tem como objetivo de garantir visibilidade para startups iniciantes e avançadas além de promover capacitação e desenvolvimento com mentorias e palestras de grandes nomes do ecossistema empreendedor. O chamado vale para a 14ª edição da Campus Party Brasil, que ocorrerá entre 11 e 15 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. O programa “Startup 360” selecionará startups de inovação Early Stage, que são projetos pouco avançados, mas com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e testados, mas que ainda não receberam investimento. Saiba mais em: (https://brasil.campus-party.org/cpbr14/startup-360o/).

F – Marcas Infantis

A história do Grupo Kyly teve início em 1985, quando o jornalista Salézio José Martins, criou uma pequena tecelagem no Sul do Brasil, na cidade de Pomerode/SC. Graças a um crescimento sólido ao longo de mais de três décadas, a pequena tecelagem de malha deu lugar a uma das mais modernas fábricas de produção de roupas infantis. Detentor de seis marcas e parceiro de uma empresa de jeans infantil, o grupo completa 37 anos com uma produção anual de 31 milhões de peças e atuação de forma verticalizada, contando com sua própria Fiação, a Fio Puro, considerada uma das mais modernas da América Latina. No Brasil, a empresa está presente em mais de 11 mil lojas multimarcas em 3,5 mil cidades distribuídas por todo o território nacional. Além disso, o grupo exporta as coleções para mais de 36 países. Saiba mais: (https://grupokyly.com.br/).

G – Tendências no Digitalks

Muito debate sobre o impacto das novas tecnologias na geração de negócios da economia digital. Esta será a tônica da 13ª edição do Digitalks Expo, começa amanhã (24) e se encerra no dia segueinte (25), no São Paulo Expo. Importante: 20% das empresas expositoras não existiam antes da pandemia. Por conta desse momento do mercado, há um hub de startups expondo seus produtos, serviços e soluções. Serão mais de 144 horas de conteúdo, 350 palestrantes e expectativa de público superior a 6 mil pessoas. Considerado o maior evento de negócios da economia digital e tecnologia, o evento trará palestras e painéis sobre empreendedorismo, indústria, 5G, Metaverso, e-commerce, marketing, mercado financeiro e inovações na área da saúde (www.digitalks.com.br).

H – Preço da Refeição

Uma análise realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, revelou que, apesar das constantes altas no preço dos alimentos, os restaurantes têm mantido o valor das refeições abaixo da inflação. De acordo com a Pesquisa + Valor, o preço médio atual da refeição completa é de R$ 40,64, um aumento de 48.3% nos últimos dez anos, uma vez que comer fora custava cerca de R$27,40 em 2013. Se corrigido de acordo com o IPCA, a mesma refeição estaria custando hoje, em média, R$ 47,62 no bolso dos brasileiros. Se por um lado esse cenário tem sido mais vantajoso para o consumidor, ele tem causado impactos negativos no faturamento dos estabelecimentos. Saiba mais: (www.ticket.com.br).

I – Turismo Nacional

O turismo nacional encerrou o primeiro semestre com faturamento de R$ 94 bilhões, representando um crescimento de 33,5% em relação ao mesmo período de 2021. Os números são do levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP, com base nos dados do IBGE. Dados apontam que a recuperação do setor tem sido consistente. Contudo, a análise do resultado semestral requer cautela. Em primeiro lugar, porque os seis primeiros meses de 2022 registraram um fluxo expressivo de passageiros remarcando as viagens adiadas pela pandemia. Além disso, o faturamento tem sido influenciado, também, pela alta da inflação. Isto é, para manter o fôlego, o turismo dependerá, cada vez mais, de novas compras, com preços bem mais elevados.

J – Novos Tablets

A Samsung lançou no mercado brasileiro os novos tablets premium da família Tab S8: Galaxy Tab S8 Ultra 5G e Galaxy Tab S8+ 5G1. Além de um hardware potente e recursos para elevar a produtividade do usuário, os produtos oferecem todas as facilidades do Ecossistema Galaxy para que o consumidor brasileiro tenha tudo o que precisa na palma da mão, para trabalhar, estudar e se divertir de onde estiver. Altamente indicados para o consumo de vídeos, filmes, maratonar séries e outras formas de entretenimento, os novos tablets se unem ao Galaxy Tab S8 5G, lançado em fevereiro deste ano no País.

K – Refugiados em Roraima

O dia 19 de agosto, marcado como o Dia Mundial Humanitário, foi instituído pelas Nações Unidas em homenagem a 22 funcionários que, em 19 de agosto de 2003, perderam a vida após um ataque à sede da ONU em Bagdá – entre eles, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. No Brasil, a maior parte das ações de resposta humanitária estão em Roraima. O estado tem sido a porta de entrada para milhares de venezuelanos que, desde 2018, chegam ao país em busca de melhores condições de vida. Ainda naquele ano, a ACNUR, ONU Mulheres e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) estabeleceram equipes na região e, desde 2019, com o apoio do Governo de Luxemburgo, agem em programas conjuntos que têm como foco as diferentes demandas de mulheres e meninas refugiadas e migrantes. Saiba mais: (https://www.unhcr.org/)