A – Rio de Janeiro é escolhido para sediar cúpula do G20
O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o encontro da cúpula dos líderes do G20 em novembro de 2024. O anúncio foi feito pelo governador fluminense, Cláudio Castro, em seu perfil no Twitter. “É oficial! O RJ sediará o encontro da cúpula dos chefes de Estado do G20 no próximo ano. As 20 maiores potências econômicas mundiais estarão reunidas, e serão convidadas mais 10 nações, totalizando 30”, disse. O Ministério das Relações Exteriores pretende aproveitar os eventos do G20 para reforçar a importância turística do Rio de Janeiro e de outras cidades. O presidente Lula assumirá o comando do G20 em 10 de dezembro deste ano, sucedendo a Índia, atual líder do grupo. Além das 20 maiores economias do planeta, outros países serão convidados, e espera-se uma forte presença de governantes da América Latina (ANSA).
B – Troca de Conteúdos
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Agência de Notícias de Portugal (Lusa) assinaram acordo de parceria, como parte da programação da Reunião de Cúpula Brasil-Portugal. O acordo prevê troca de conteúdos entre os veículos, apoio logístico, intercâmbio e qualificação de profissionais das duas empresas públicas de comunicação. O acordo faz parte de uma estratégia ampla de internacionalização da EBC e dos conteúdos produzidos por seus veículos. Preservando a autonomia editorial da empresa, estão em curso negociações com empresas de diversos países, como a TV Pública da Argentina, além de instituições da Alemanha, Itália, Cuba, Equador, México, Peru, Venezuela, dentre outras. Já foram firmados também acordos com veículos da China, como a Agência Xinhua e o China Media Group (ABr).
C – Novas Tecnologias
Pensando em alavancar a inovação nas Engenharias, Agronomia e Geociências, o Crea-SP lançou o Crea Inova, um programa de inovação aberta que busca soluções desenvolvidas por startups que possam ser aplicadas aos desafios da área tecnológica. O edital recebe inscrições até o próximo dia 15, pela plataforma (https://www.crealab.com.br/creainova) e prevê recursos totais no valor de R$ 2,3 milhões. O objetivo do programa é potencializar a eficiência operacional e automatizar processos e fluxos de trabalho através da adoção de novas tecnologias. Para isso, prevê a contratação de soluções por meio de licitação especial, para otimizar os processos de gestão de recursos, técnica e de riscos de todos os serviços inerentes ao Conselho.
D – Financiamento de Projetos
Na abertura do 65º Congresso Estadual de Municípios, em um centro de eventos em Ribeirão Preto, o governo de São Paulo informou ter disponibilizado junto ao Desenvolve SP cerca de R$ 2 bilhões em linhas de crédito para desenvolvimento de projetos de prefeituras e autarquias municipais de todo o estado, objetivando o trabalho conjunto entre o Estado e as gestões municipais para alavancar o desenvolvimento de todo o território paulista. São três linhas de crédito que envolvem projetos ligados a Cidades Inteligentes — desenvolvimento urbano e transformação digital sustentáveis, infraestrutura, saneamento, eficiência energética, mobilidade urbana verde e outros itens financiáveis. Confira em: (https://www.desenvolvesp.com.br/).
E – Produção de Fertilizantes
A Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) indica que as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro, no mês de fevereiro de 2023, foram de 2,67 milhões de toneladas. Volume significa alta de 6,7% ante as 2,50 milhões de toneladas registradas em igual período do ano passado. O Estado de Mato Grosso, líder nas entregas do período, concentra maior volume, atingindo 27,2% do total, com 1,65 milhão de toneladas. Seguem-se: Goiás (886 mil), Paraná (688 mil), Minas Gerais (628 mil) e São Paulo (476 mil). A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou fevereiro de 2023 com 548 mil de toneladas. O volume representa redução de 6,3% ante o mesmo mês de 2022. A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou fevereiro de 2023 com 548 mil de toneladas. Saiba mais: (https://anda.org.br/).
F – Premiação no Turismo
O Hotel Fazenda Mazzaropi, localizado em Taubaté, é novamente finalista da tradicional premiação “O Melhor de Viagem e Turismo”, da Editora Abril. A votação 2023/2024 é aberta ao público e está disponível no link (abr.ai/premiovt). O Mazza, como é conhecido, concorre com outros 12 empreendimentos na categoria melhor hotel-fazenda do Brasil. Ao todo são 9 paulistas, 2 fluminenses e 2 catarinenses. A infraestrutura do hotel, que ocupa uma área de 6 alqueires, é realmente completa. Começa pelo novíssimo parque aquático e pelas quatro quadras de beach tennis e vôlei de areia, circo, academia de ginástica, quatro piscinas ao ar livre – sendo 1 com tobogã, isso sem falar no Museu Mazzaropi – que tem um teatro com capacidade para 300 pessoas e uma exposição permanente sobre a vida e a obra do artista Amácio Mazzaropi. Confira em: (www.mazzaropi.com.br).
G – Apaixonados por Golfe
A Mobilis Veículos Elétricos, de Florianópolis, se uniu a paranaense Tower Parts para criar uma joint venture e desenvolver uma linha nacional de carrinhos de golfe elétricos. O TM, primeiro lançamento da Tower Mobilis, aposta em fácil dirigibilidade e manutenção, alta conectividade e recursos de ioT para atender o lifestyle dos praticantes de golfe. Disponível em versões com dois (TM2), quatro (TM4) e seis lugares, o veículo elétrico foi desenvolvido para proporcionar a melhor experiência a bordo para os apaixonados por golfe. Para isso, contou com o acompanhamento de praticantes do esporte ao longo da execução do projeto, que levaram suas considerações ao time de engenharia e de design responsáveis pelo veículo. Saiba mais em: (www.towermobilis.com.br).
H – Energia Solar
Em linha com a sua estratégia global de desenvolvimento sustentável e com seus esforços no combate às mudanças climáticas, a White Martins anuncia participação societária no Complexo Solar Futura I, da Eneva, localizado no município de Juazeiro, na Bahia. A negociação foi aprovada sem restrições pelo Cade. Com a substituição da eletricidade de fontes de energia convencionais por energia renovável, a White Martins espera reduzir suas emissões de escopo 2 no Brasil em 25%.O acordo apoia diretamente a meta climática de 2035 da Linde, controladora da White Martins, para reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa 1 e 2 em 35% até 2035 versus 2021. Saiba mais em: (https://www.whitemartins.com.br).
I – Novos Insights
O Becker Friedman Institute for Economics, da Universidade de Chicago, e o Insper, importante instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa, anunciam colaboração abrangente e plurianual em pesquisa. Objetiva produzir novos insights sobre as principais questões de política econômica enfrentadas pelo Brasil, além de inspirar e capacitar uma nova geração de pesquisadores em início de carreira. O Becker e o Insper produzirão pesquisas de ponta envolvendo acadêmicos de ambas as instituições, organizarão uma série de conferências e workshops sobre tópicos importantes para promover o intercâmbio e desenvolverão um canal para treinar pesquisadores em início de carreira em métodos avançados de pesquisa econômica. Outras informações: (www.insper.edu.br).
J – Mercado Topográfico
Criado em 2022, o e-commerce já conta com 146 profissionais e empresas cadastradas para oferecer consultorias, projetos, equipamentos e até sorteios. Visando uma grande expansão da plataforma, em breve deverá oferecer também vagas de emprego e cursos. Até o final do ano a expectativa é investir cerca de R$ 5 milhões para alcançar a marca de 15 novos cadastrados por mês, além de ter a maior base de comparação de produtos do setor e faturar cerca de R$ 1 milhão oferecendo serviços principalmente para companhias do ramo de topografia. Saiba mais (https://mercadotopografico.com.br).
K – Data Importante
O Dia das Mães é a data comercial mais importante do primeiro semestre para consumidores e empreendedores. Ano passado, o setor registrou um crescimento de 18% comparado a 2021. Para este ano, as expectativas são mais positivas, já que se prevê um melhor desempenho econômico. Em um levantamento realizado pela Voxus, AdTech de mídia programática, a projeção é que o e-commerce brasileiro tenha um aumento de 5 a 7% na semana anterior ao dia das mães. A pesquisa aponta, ainda, que marcas que direcionarem seus esforços, com campanhas de marketing e descontos por exemplo, têm maiores chances de crescer até 30% no período.
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