Negócios em Pauta 10 a 12/11/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 09 de novembro de 2018

A – Cursos de Idiomas

Alunos da rede estadual de São Paulo já podem garantir a vaga em uma das classes do Centro de Estudos de Línguas (CEL). São 200 unidades com matrículas abertas para aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Os cursos são gratuitos para alunos do ensino regular e integral. A programação do primeiro semestre de 2019 tem início previsto para fevereiro. Para fazer o cadastro, basta comparecer a uma unidade do CEL e apresentar os documentos pessoais do candidato. No caso de menores de 18 anos, o processo precisa ser realizado por pais ou responsáveis. A oferta de idiomas varia de acordo com a escola e a região. Outras informações: (www.educacao.sp.gov.br).

B – Doutores em Ciência

Estão abertas chamadas nas Escolas Internacionais de Pesquisa Max Planck para a formação de doutores em ciência. Os cursos são oferecidos conjuntamente por um ou mais institutos e universidades alemãs. Atualmente, 66 programas desse estilo estão em operação nas três principais áreas dos Institutos Max Planck: 24 em Biologia e Medicina; 31 em Física, Química e Tecnologia e 11 em Humanidades, Ciências Sociais e Direito. Os estudantes de doutorado participarão de oficinas regulares, o que facilita a troca de informações e traz perspectivas diferentes sobre seus tópicos de pesquisa. Mais informações: (www.latam.mpg.de/4737/).

C – Artes de Okinawa

A Fundação Japão (Av. Paulista, 52) promove, a partir deste sábado (10), a exposição ‘Ryukyu Bingata: Cores e Formas das Artes Têxteis de Okinawa’. Estarão expostos quimonos de bingata; um vestido de noiva ocidental, tingido com padrões bingata; quimonos produzidos por meio da técnica de tecelagem Bashofu, feitos de fibras de Itobasho, uma bananeira de Okinawa, cujo frescor combina com o clima quente e úmido do arquipélago; quimonos de Ryukyu kasuri, tradicional técnica de tecelagem da cidade de Haebaru; bonecas tecelãs, além de fotografias e outros itens que atestam a importância e o carinho dos okinawanos e seus descendentes no Brasil por seus tecidos.

D – Construção e Mineração

Entre os próximos dias 26 e 29, os mercados de construção e mineração poderão conhecer, no São Paulo Expo, os mais recentes lançamentos em máquinas, componentes e serviços e as novas tecnologias, sistemas e soluções para contribuir com o dia a dia das empresas, promovendo mais produtividade, eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Neste período, acontece a M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, principal feira de negócios no segmento América Latina, que irá contar com cerca de 800 marcas nacionais e internacionais, entre os mais importantes fabricantes de máquinas, componentes e serviços. Outras informações: (http://www.mtexpo.com.br).

E – Área de Games

O cenário está propício para investir na indústria de games, exigindo profissionais qualificados e antenados às transformações tecnológicas. O Centro Universitário Senac reformulou sua área de games, e os alunos do ensino superior vão contar com novidades no portfólio de cursos. A instituição passa a oferecer o ‘Bacharelado em Jogos Digitais’ no campus Santo Amaro, com duração de quatro anos. Essa graduação, inédita no Brasil, abrange as áreas de programação, design, arte e gestão. O profissional torna-se apto a criar, desenvolver, implementar e testar jogos digitais, além de adquirir competências para gestão e monetização de projetos de desenvolvimento de games. Interessados podem obter informações pelo site (http://www.sp.senac.br/graduacao/vestibular)

F – Campo & Cozinha

Nesta segunda-feira (12), o Sebrae-SP promove o encontro ‘Do Campo para a Cozinha do seu Negócio’. A ação vai aproximar os produtores rurais e proprietários de negócios de alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes, indústrias de alimentação) para que eles possam gerar negócios. Contará com uma exposição de produtores rurais da região do Alto Tietê para que o empresário conheça novos fornecedores e possa comprar diretamente dos mesmos, isto é, sem a figura de atravessadores e com melhores condições seja na pontualidade da entrega, logística, preço ou outros fatores que interferem na decisão de compra. Das 15h às 19h, na Faculdade Cantareira (R. Marcos Arruda, 729 – Catumbi). Informações tel. 0800 570 0800.

G – Estágio na Petrobras

O Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora está com inscrições abertas, com oportunidades para estudantes de níveis superior e médio (cursos técnicos). Para se cadastrar e obter mais informações sobre a lista de cursos disponíveis, duração, processo seletivo, benefícios e requisitos do estágio, basta acessar o site (www.br.com.br/estagios). Os alunos devem estar cursando os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres. Para os estudantes de nível médio (técnico) que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma.

H – Implantação do eSocial

A FecomercioSP realiza, no próximo dia 27, a partir das 9h, o “2º Encontro eSocial”, que objetiva – além de debater questões jurídicas, trabalhistas, tributárias e previdenciárias e o papel do contador no dia a dia da nova realidade do eSocial – destacar a quarta e última fase do programa, que determina os envios de dados de segurança e saúde do trabalhador (SST). O tema, que tem gerado dúvida entre empresários e contadores, será apresentado pela a professora Zenaide Carvalho. O evento ainda contará com outros três painéis: os aspectos da negociação coletiva no eSocial; a gestão do sistema de segurança e saúde no trabalho; e os aspectos de segurança e saúde do trabalho no eSocial.

I – Infância e Juventude

A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, acredita que a educação é um dos principais caminhos para transformar vidas. Pensando isso, a companhia reforça seu compromisso de investimentos através programa P&G pela Educação, que visa ajudar a melhorar os indicadores macroeconômicos do país e oferecer educação de qualidade a crianças de todas as faixas etárias, por meio de parcerias com o Instituto Ayrton Senna e a organização United Way Brasil. O programa funciona a partir do engajamento dos funcionários da P&G que colaboram com doações financeiras, sendo que a cada valor doado, a companhia doa a mesma quantia, somando os dois montantes e dividindo igualmente entre as duas instituições.

J – Leilão do TRT-2

Para quem busca oportunidades para adquirir um imóvel, carro ou até mesmo objeto de uso comercial, este mês acontece dois leilões, de modalidades online e presencial, da Justiça do Trabalho da 2ª Região, organizados pela Gustavo Reis Leilões. A primeira hasta terá 92 itens, sendo imóveis, veículos e objetos, nas regiões da Capital, Grande ABC, Atibaia, Pirituba, Cotia, Barueri, Santos, São Vicente, Bertioga, Cubatão, Guarujá e Peruíbe. Já no segundo leilão, com 103 elementos, terão lotes em diversos bairros de São Paulo, além de oportunidades nas cidades de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e outros. Saiba mais em: (www.gustavoreisleiloes.com.br).