Negócios em Pauta 11/03/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 10 de março de 2022

A – Inteligência artificial para missões em alto mar

Uma iniciativa inédita no Brasil trabalha com Inteligência Artificial (IA) para aumentar a capacidade operacional em missões de busca e salvamento lideradas por profissionais da Aeronáutica e da Marinha. A Fundação Certi, principal hub de tecnologia de Santa Catarina, e a startup Iana estão desenvolvendo a segunda etapa de uma solução com visão computacional que facilita o reconhecimento de pessoas e objetos em alto mar. A ferramenta dará o suporte para os profissionais da Marinha e da Aeronáutica para otimizarem os seus trabalhos. A IA foi treinada a partir de imagens do mar para aprender seus movimentos, nuances de cores e como se comporta com as ondas, desta forma, tornando o trabalho de busca mais rápido, já que elimina padrões. O foco do projeto está em ajudar nas missões que envolvem embarcações desaparecidas, pessoas ao mar e acidentes aeronáuticos e ambientais. Fonte e mais informações: (https://certi.org.br/).

B – Troca Cultural

Inaugurado em 2013 com a missão de encurtar a distância cultural entre a Coréia do Sul e o Brasil, o Centro Cultural Coreano Brasileiro, na Av. Paulista, 460, em São Paulo, recebe semanalmente centenas de pessoas nas aulas que oferece de Sejonghakdang (idioma coreano), Taekwondo e K-pop. Todas gratuitas. O curso de idioma é um dos mais procurados, com uma enorme demanda especialmente para o primeiro nível. Com o avanço da vacinação, os encontros passaram a ser realizados presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança. Realizada três vezes por semana, as aulas de taekwondo, com o técnico da seleção brasileira Yeon Cheol Lim, vindo do Kukkiwon (Sede Mundial de Taekwondo), também atraem cerca de 60 jovens. Outras informações: (https://brazil.korean-culture.org/pt).

C – Eventos sobre Contabilidade

Tendo como propósito o desenvolvimento constante de pessoas, a KPMG Business School anuncia o lançamento de um projeto inovador. A Accounting Journey será uma maratona de super eventos sobre contabilidade e acontece em diferentes meses deste ano. O primeiro dia, nomeado Cyber Summit, será realizado no próximo dia 17 (quinta-feira), das 9h às 18h. O evento reunirá especialistas para falar sobre as principais atualizações e novidades do mundo contábil em palestras com uma super tecnologia pensada para engajar os participantes. Abordará temas atuais e considerados Hot Topics do ano como: cibersegurança na contabilidade, riscos cibernéticos, proteção de dados, entre outros. Para mais informações, acesse o site: (https://materiais.kpmgbrasil.com.br/accountingjourney).

D – Simples e Prático

O Detran.SP alterou o layout de sua plataforma de tutoriais e incluiu novos vídeos com o objetivo de facilitar a navegação entre os diversos itens disponíveis. São 25 vídeos relacionados a veículos e à Carteira Nacional de Habilitação, com novas capas que os deixam os tutorais mais atrativos e de fácil identificação. É possível ter acesso aos vídeos de alguns dos itens mais procurados pelos usuários, como a solicitação de segunda via e a renovação simplificada da CNH e a transferência de veículos. As explicações são simples, objetivas e de fácil entendimento, para que os cidadãos acompanhem e até realizem os serviços na tranquilidade de suas residências. Confira em: (www.detrandigital.sp.gov.br).

E – Indústria de Eventos

Nos dias 23 e 24 de maio, o Centro de Convenções Frei Caneca sediará a 9ª edição do mais importante encontro da indústria de eventos do Brasil, o Fórum Eventos. O evento será o marco da inovação e disruptividade do setor no auge de sua retomada por meio de três pilares: Colaboração, Renovação e Conexão, em uma agenda que equilibra trocas de conhecimento, sessões práticas e geração de insights, conectando todas as frentes desse ecossistema no Brasil com conteúdos direto ao ponto criados exclusivamente para o evento, em parceria com os 25 Embaixadores e Curadores, profissionais de referência no mercado. Contará com trilhas de experiências imersivas: Metaverso, Realidade Aumentada, Holografia entre outros. Saiba mais em: (www.forumeventos.net).

F – Gestão de Pessoas

De 18 a 20 de abril, no São Paulo Expo, acontece a 48ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, o CONARH, um dos maiores eventos do setor no mundo. No mesmo período e local, será realizada também a Expo ABRH, principal feira de negócios da área na América Latina. Os visitantes poderão assistir a mais de 30 palestras ofertadas pela ABRH-Brasil, além de demais palestras promovidas pelos mais de 180 expositores. A Expo recebe um público qualificado e ávido por conhecer as novidades e as tendências de RH. A expectativa é que cerca de 15 mil pessoas circulem na feira durante os três dias, conhecendo as inovações e tecnologias das principais empresas do segmento. Mais informações e inscrições: (http://www.conarh.org.br/).

G – Proteína Animal

O Dia Mundial Sem Carne é comemorado no próximo dia 20, desde 1985. A data vem ganhando destaque, já que uma alimentação com foco na redução de consumo de proteína animal é uma das tendências do segmento de alimentação. Estudo realizado pela Galunion Consultoria de Food Service, o chamado movimento plant-based (substituição de alimentos de origem animal por alternativas vegetais) ganhou força: 33% dos consumidores afirmam que as novidades apresentadas por produtos para uma dieta à base de alimentos vegetais integrais. O destaque nesta área é que muitas propostas buscam uma composição que traga o sabor, aroma e textura característicos da proteína animal. Além do já conhecido hambúrguer — presente no varejo e redes de fast food –, tem chegado ao mercado opões como patties de hambúrguer, almôndegas, linguiças e, em breve, até aves, peixes e ovos. Outras informações: (www.galunion.com.br).

H – Futebol Feminino

Em mais uma ação para incentivar e dar melhores condições para as mulheres no esporte, o Banco Bmg acaba de firmar o patrocínio com a Nossa Arena, um novo espaço em São Paulo, dedicado e exclusivo para mulheres treinarem e praticarem esportes. O patrocínio finca a bandeira do apoio ao futebol feminino no Banco. O complexo de mais de 8.500m² fica no bairro da Barra Funda, zona Oeste da capital paulista, e conta com três campos de futebol Society e cinco quadras de areia para a prática de futevôlei, beach tennis, beach volley, funcional, yoga e ginástica natural. Em breve também será inaugurada uma clínica liderada por duas médicas do esporte. “O patrocínio à Nossa Arena é mais uma forma do Bmg valorizar o esporte e mostrar que o lugar da mulher é onde ela deseja estar”, ressalta Ana Karina Bortoni Dias, CEO do Banco Bmg

I – Vasos Biodegradáveis

A Vasart, empresa de vasos contemporâneos no mercado há 18 anos, acaba de fechar uma parceria especial com a NagmoBio, para a venda de produtos biodegradáveis. A partir de agora, tanto o site (www.lojavasart.com.br), como as lojas físicas (no Mercadão das Flores e em Holambra) e revendedores autorizados, passam a oferecer vasos e bandejas para mudas e sementeiras, todos produzidos com papel reciclado e fibra vegetal. Essa composição dos vasos torna o cultivo de plantas mais fácil e sem a geração de lixo. A tecnologia empregada permite que os vasos se decomponham em contato direto com o solo, entre dois e quatro meses. Essa característica evita o transplante e auxilia o crescimento mais saudável e rápido das plantas. Os produtos trazem inúmeros benefícios, tanto para quem cultiva quanto para as plantas.

J – Para Empreendedores

No próximo dia 17 (quinta-feira), das 9h às 21h, no Hotel Pullman (Rua Olimpíadas, 205, Vila Olímpia), acontece FranchiseB2B – São Paulo. O evento é uma excelente oportunidade para quem deseja aprender mais sobre o mercado e ingressar no mundo das franquias. A feira reúne grandes marcas, além de contar com um atendimento personalizado e direto. Para ter esse acesso, é necessário agendar com a marca que mais se encaixa no seu perfil, para ser atendido no horário marcado dentro da sua disponibilidade. Com isso, o participante ficará cara a cara com o franqueador em uma reunião exclusiva de até 30 minutos. A feira também reúne nomes fortes do mercado para ministrar palestras em um projeto chamado “Aprender para empreender”. Mais informações: (www.franchiseb2b.com.br).

K – Embarque Biométrico

A paranaense Pacer ganhou a licitação para operar com a tecnologia de embarque por reconhecimento facial do Projeto Embarque +Seguro, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serpro. A tecnologia estava em fase de testes, mas com a aprovação do projeto-piloto passa a ser efetivada e liberada para as aéreas. Agora as companhias poderão fazer uso desta tecnologia que possibilita que os passageiros consigam embarcar sem a necessidade de apresentar cartão de embarque e documento de identificação. Além de dispensar o manuseio de papéis, o que ajuda para as medidas de segurança no combate à Covid-19, a solução facilita o embarque e reduz o tempo nas filas, já que o tempo de checagem por passageiro é de aproximadamente dois segundos. Essa efetivação é uma vitória para o segmento aeroportuário brasileiro. Saiba mais: (www.pacer.com.br).