A – Distribuição com motoristas mulheres e caminhões elétricos
A DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, avança em sua agenda de descarbonização, ao mesmo tempo que aprofunda a diversidade em sua equipe. A companhia anuncia a aquisição de 40 caminhões elétricos (VUCs) e o aumento do número de motoristas mulheres. Com isso, sua frota elétrica chega aos 70 veículos (veículos utilitários e caminhões), além de contar com ciclistas para entregas de menor distância e peso e aproximadamente 40 motoristas mulheres já em atuação. Com isso, a companhia estima que irá evitar a emissão de cerca de 22 mil toneladas de CO2 (WtW) em cerca de 30 anos (frota atual, mais novas aquisições), contribuindo assim de forma significativa para sua meta de zerar emissões até 2050. A promoção da diversidade faz parte do projeto “Mulheres na Estrada”, que visa expandir a presença de mulheres na área de Transportes.
B – Mutirões de Limpeza
O Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day) é a maior ação cívica do planeta, realizada pelo movimento global Let’s do it! e mobilizado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, engajando voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças, parques, manguezais, rios, etc. No próximo dia 17 (sábado), a Authentic Beauty Concept, marca holística, vegana e cruelty free do grupo Henkel, apoia a ação de limpeza e espera mais de 200 voluntários para retirar lixo nas proximidades do recém inaugurado Museu do Ipiranga. Seja um dos voluntários. Site para inscrição: (https://limpabrasil.org/diamundialdalimpeza/). Os voluntários receberão um mimo de agradecimento da marca.
C – Iluminação a Gás
A Fundação Energia e Saneamento lança a exposição on-line “150 anos do Gás em São Paulo: o início” na plataforma Google Arts & Culture, que permite visitar museus e acervos de todo o mundo remotamente, disponibilizando obras em alta resolução. Com fotografias do acervo histórico da instituição, um dos maiores do estado de São Paulo, a iniciativa apresenta o início da consolidação da iluminação pública no território paulista, a partir de sistema a gás inaugurado há exatos 150 anos na cidade de São Paulo. AQ Fundação selecionou 30 imagens do acervo, organizadas em narrativa cronológica que visa revelar a história do início do uso do gás como combustível energético no Brasil, a partir do estado de São Paulo. Veja em: (https://artsandculture.google.com/story/BAVBQOBEwRhdUw?hl=pt-br).
D – Veículo Híbridos
Os veículos híbridos e elétricos vêm conquistando o gosto dos brasileiros. Apesar dos valores ainda pouco atrativos, o segmento de híbridos e elétricos cresce continuamente. Entre janeiro e maio, as vendas cresceram 57,7%. Nesse mesmo intervalo de tempo, o mercado de automóveis e comerciais leves teve uma queda de 18%, se comparado ao mesmo período em 2021. Os modelos híbridos e elétricos vêm conquistando consumidores que querem procuram um carro com maior eficiência de consumo, menos poluente e ainda, os curiosos em testar as novas tecnologias. A propósito, o Maxxi Trainning, realiza no próximo dia 15 (quinta-feira), o ‘Maxximizando – Inovação e Tecnologia no Mercado Automotivo’, evento on-line e gratuito, destinado a profissionais da área automotiva sobre as últimas novidades e tecnologias do mercado. Mais informações e inscrições: (www.maxximizando.com)>
E – Fotos de Monumentos
O concurso internacional de fotografia de monumentos e sítios históricos da Wikipedia está com inscrições abertas para a etapa brasileira, de onde sairão as imagens que concorrerão ao prêmio principal de 2022. Aberto a profissionais e amadores, objetiva dar visibilidade ao patrimônio histórico, priorizando registros de locais pouco conhecidos, que ainda não estejam documentados ou que tenham muito interesse nas buscas na enciclopédia online. Na etapa brasileira, as 10 melhores fotografias de monumentos serão escolhidas pelo júri nacional e enviadas para a etapa internacional. Os vencedores vão receber como prêmio vales-presentes entre R$ 200 e R$ 2,5 mil. Mais informações e inscrições: (https://mediatalks.uol.com.br/tag/concurso-de-fotografia/).
F – Incentivo aos Pequenos
A FedEx Express, subsidiária da FedEx?Corp. e maior empresa de transporte expresso do mundo, acaba de anunciar os vencedores da 6ª edição do Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas no Brasil. A Luft Shoes, que comercializa calçados ecologicamente responsáveis desenvolvidos para crianças, conquistou o primeiro lugar e receberá R$ 175 mil para investir no desenvolvimento de seus negócios. Na segunda colocação ficou a Olga Store, empresa focada no segmento de bolsas, que receberá R$ 100 mil. O terceiro lugar foi para a AnKur Embalagens Compostáveis, produtora de embalagens sustentáveis, que levará R$ 75 mil. Todos os vencedores terão, ainda, mentoria de negócios com Renato Mendes, que é investidor, mentor na Endeavor Brasil e autor do best-seller “Mude ou Morra”.?? Saiba mais: (https://www.fedex.com/en-us/about.html).
G – Editora Independente
A Universidade do Livro oferece a formação a distância sobre ‘Como montar e manter uma editora independente’. O objetivo é analisar as oportunidades e as dificuldades de uma editora, mostrando seu papel dentro do mercado editorial. Ao longo de seis aulas, o editor e mestre em Letras, Jiro Takahashi, ministra o conteúdo que permite conhecer o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora, as responsabilidades dos produtores editoriais, os trabalhos extratextuais, os trabalhos com o texto e o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo. As aulas começam na próxima quarta-feira (14) e vão até 26 de outubro de 2022. Saiba mais em (www.universidadedolivro.com.br).
H – Desenhos e Gravuras
As obras do museu de maior acervo de desenhos e gravuras do mundo, o The Albertina Museum, fundado em 1776, em Viena, chegaram ao Instituto Tomie Ohtake com o apoio da Fronius, empresa de origem austríaca que integra o grupo de patrocinadores por meio da Lei Rouanet. A exposição “O Rinoceronte: 5 Séculos de Gravuras” reúne 154 peças de 41 mestres da gravura e traça um panorama histórico do renascimento à contemporaneidade, com trabalhos de artistas célebres, como os austríacos Albrecht Dürer, autor da obra ‘O Rinoceronte’, Oskar Kokoschka e Egon Schiele, além de Gustav Klimt, Edvard Munch, Henri Matisse, Andy Warhol e Kiki Smith.Objetiva dar acesso ao público brasileiro a uma coleção de história da arte, não disponível em acervos do país. De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca.
I – Feira de Produtos
A Feira do Empreendedor do Sebrae acontece de 7 a 11 de outubro, no São Paulo Expo. Além do formato híbrido e da casa nova, a edição de 2022 contará com um dia a mais de oportunidades de exposição para os empreendedores e de visitação para o público. Uma vitrine para as micro e pequenas empresas apresentarem seus produtos e serviços, ampliarem sua rede de contatos e negócios. Serão mais de 110 horas de programação, divididas em seis palcos, com palestras, talks e aulas-show. O espaço ‘Sebrae nos estados’, visa aproximar o empreendedor do seu estado de origem e a Arena de Negócios, onde será possível fazer networking, ter acesso às soluções dos parceiros, participar das rodadas de negócios nacionais e internacionais e visitar Lojas Modelo de três diferentes tipos de segmentos. Saiba mais: (https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/).
J – Transformando a Educação
A Educa Week, maior evento de educação básica da América Latina, terá sua sétima edição entre os dias 10 e 16 de outubro, na Unibes Cultural em São Paulo. Depois de dois anos, o evento retorna com um formato híbrido, oferecendo programação online e presencial simultaneamente, sendo que cerca de 90% das atividades serão abertas e gratuitas a alunos e professores das escolas públicas. Em mais de 60 painéis de discussão, o evento contará com participação de nomes de expressão nacional e internacional. Três palcos simultâneos; Podcast Educa Week; Academic and Sports Challenge; Rodada de negócios; e Prêmio Destaque Educação. Inscrições: (https://educaweek.com.br/).
K – Networking Virtual
A Câmara Espanhola de Comércio no Brasil anuncia o lançamento de seu metaverso e passa a oferecer uma nova plataforma virtual de negócios. O objetivo é dar visibilidade aos associados, oferecer um espaço de conteúdo e networking. O ponto de partida do metaverso é a simulação da Plaza Mayor, em Madri. Ao entrar no espaço pelo website (www.metacamara.com.br), o visitante é recebido por Marcos Madureira, presidente da Câmara Espanhola, dando as boas-vindas em português ou espanhol. Após a apresentação, é possível circular pela Plaza Mayor, o auditório Maestranza, onde pode assistir transmissões de eventos promovidos pela Câmara e seus parceiros, acessar a sala de reunião Cervantes e visitar os espaços das empresas associadas.