Negócios em Pauta 10 a 12/03/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 09 de março de 2018

A – Engolindo Sapo

Na próxima terça-feira (13), às 9h30, o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, e líderes da indústria, do comércio, dos serviços e da agricultura que representam milhares de empresas e milhões de empregos se reúnem, na sede da Fiesp, para o lançamento de campanha contra os juros mais altos do mundo. A apresentação da campanha “Chega de Engolir Sapo” terá várias ações, como um sapo de 3 metros no mezanino, outros dois de 5 metros, sendo um na entrada da entidade e outro no Conjunto Nacional, distribuição de folhetos explicativos, balões, sapinhos e sapecos verdes. Além disso, 150 promotores estarão espalhados por toda a extensão da avenida Paulista para entregar à população material explicativo sobre a campanha.

B – Aplicativo de Pesquisa

Os preços dos medicamentos no Brasil estão entre os mais caros do mundo. Fabricantes, fornecedores, distribuidores e varejistas dizem que a culpa é da tributação. O fato é que quem paga a conta salgada mesmo é o consumidor final. De olho nesse mercado bilionário e competitivo, chega o FarmaZap, aplicativo de pesquisa e compra on line de produtos farmacêuticos. A proposta é oferecer economia de tempo e dinheiro ao consumidor. Com as principais redes de farmácias cadastradas e mais de 25 mil itens à venda, o aplicativo indica em tempo real onde comprar mais barato. O FarmaZap segue todas as normas e tem autorização da Anvisa. Confira em (www.farmazap.com.br).

C – Exposição Sobre o Tietê

O Arquivo Público do Estado, com apoio da Sabesp e da Fundação Energia e Saneamento, realiza na quarta-feira (14), o seminário “Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação”, que marca a abertura de uma exposição com o mesmo nome. O seminário é aberto ao público e discute a gestão das águas com foco no Rio Tietê. A exposição propõe uma expedição por documentos do acervo que registram as múltiplas formas com que a sociedade utilizou e utiliza os recursos naturais do Rio Tietê: do abastecimento de água para cidades à geração de energia por barragens e usinas hidrelétricas, às retificações do leito para permitir a ocupação e facilitar a navegação, passando pela mineração, o lazer, esportes e preservação. A visitação é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

D – Doenças Tropicais

Com o objetivo de valorizar os profissionais da área de comunicação que colaboram para disseminar informações e conhecimentos à população sobre doenças tropicais, ajudando na prevenção e no controle de agravos e doenças que acometem intensamente os trópicos, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) criou em 2014 o Prêmio Jornalista Tropical. Para concorrer podem ser inscritas matérias produzidas entre 1º de maio de 2017 a 30 de abril de 2018. Os interessados devem encaminhar e-mail para o endereço eletrônico: ([email protected]), indicando o assunto: Prêmio Jornalista Tropical 2018. Mais informações: (www.sbmt.org.br).

E – Extensão Universitária

O Instituto Butantan está com inscrições abertas para os cursos de divulgação científica e extensão universitária do primeiro semestre. São oferecidos 24 cursos de extensão universitária e seis de divulgação científica. Os temas abordados envolvem áreas como saúde, biotecnologia, museologia, ecologia, fotografia, gerenciamento de resíduos, biologia animal, cultura e tecnologia. Os cursos “Conservação da biodiversidade: do discurso à prática” e “Como trabalhar répteis e evolução no Ensino Fundamental” são novidades na programação. O envio da documentação deverá ser feito no e-mail ([email protected]). Mais informações: (www.butantan.gov.br/cursos2018/Paginas/cursos.aspx).

F – Produção de Vidro

O primeiro curso técnico de Produção de Vidro do Brasil foi inaugurado em fevereiro, na Etec Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes. O programa é gratuito e oferece 40 vagas no período noturno. A duração é de 18 meses. A grade curricular inclui aulas teóricas e práticas que visam transmitir noções básicas sobre o vidro, diferentes processos de produção, propriedades físicas, técnicas de controle de qualidade e reciclagem – além de apresentar os alunos aos principais equipamentos usados na indústria do setor. O curso garante a multiplicação de conhecimento na área e também contribui com a indústria vidreira, que é completamente carente de mão de obra qualificada. Saiba mais em: (www.vidro.ufscar.br) e (www.certev.ufscar.br).

G – Convocação de Professores

Publicação feita sexta-feira (9) no DOE, autoriza a convocação de 2.108 professores de anos iniciais do Ensino Fundamental para preenchimento de vagas remanescentes. Chamada contempla docentes que participaram de certame promovido pela Secretaria de Educação do Estado, em 2015. As provas foram aplicadas nas diretorias de ensino da capital além de Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba. Ao todo, foram mais de 77 mil inscritos. Já foram convocados 6.764 candidatos para as 5.734 vagas disponibilizadas no concurso. Um professor de Educação Básica que atua 30 horas semanais, e ministra aulas para os alunos em processo de alfabetização, recebe salário inicial de R$ 1.724,10, considerando o salário base somado ao abono.

H – Linguagem Audiovisual

Estão abertas as inscrições para o programa DocMakers que vai selecionar dez jovens afrodescendentes, de 18 a 24 anos, moradores das áreas periféricas da cidade de São Paulo e com atuação ativa em movimentos sociais, culturais e artísticos, para produzirem minidocumentários sobre as temáticas discutidas durante a 10ª edição do Congresso GIFE, que acontece entre 4 e 6 de abril. O Congresso debaterá como o investimento social privado pode ser um motor para enfrentar os desafios de desenvolvimento do Brasil e orientar a destinação de recursos para colaborar na resolução de problemas que envolvem a desigualdade social, racial e de gênero, a educação, a cultura de doação, a sustentabilidade, entre outros. Os interessados em participar do programa podem se inscrever no link (https://www.docmakers.com.br/gife) até o próximo dia 23.

I – Transformação Digital

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, anuncia a chegada ao Brasil de sua unidade de negócio voltada para responder aos desafios que a transformação digital representa para empresas e instituições – a Minsait. O Brasil é o segundo país da América Latina, e o quarto do mundo onde a Indra lança a unidade de negócio, em uma aposta no crescimento do mercado brasileiro. A Minsait combina o conhecimento de consultoria de negócios com as tecnologias mais avançadas, com um amplo catálogo de soluções digitais que permitem enfrentar de forma integrada – desde a estratégia até a execução – os desafios da transformação digital. Saiba mais em: (www.minsait.com) ou (https://www.indracompany.com/pt-br/).

J – Empreendedorismo Feminino

Até o dia 2 de abril, mulheres que empreendem em todo Brasil podem se inscrever para a 6ª edição do Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino 2018. A ação social da Consul incentiva o empoderamento feminino e apoia mulheres de todo país, com o objetivo de viabilizar geração de renda para melhorar sua qualidade de vida. Além dos 10 empreendimentos coletivos, liderados por mulheres na área de alimentação, será premiado também uma empreendedora “de impacto social” que apresente um tipo de solução que resolva problemas sócio-ambientais. Para se inscrever, basta atender aos critérios contidos no edital divulgado no site: (http://consuladodamulher.org.br/).