Negócios em Pauta 10/08/2018

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 09 de agosto de 2018

A – Escola do Trabalhador

Desde novembro de 2017, quando começou a funcionar, até junho, a Escola do Trabalhador já recebeu 417.680 inscrições. A média é de aproximadamente 1,7 mil inscrições por dia de trabalhadores, empregados e desempregados, que estão se qualificando para o mercado de trabalho. Todos os cursos são gratuitos e on-line e não há escolaridade mínima exigida para fazê-los. Qualquer pessoa de qualquer cidade brasileira pode se inscrever em alguma das 23 opções da escola, desde que tenha acesso a um computador com internet. Saiba o que é a Escola do Trabalhador, como funciona e como acessar em: (http://trabalho.gov.br/noticias/6302-escola-do-trabalhador).

B – Aluguel por Temporada

O ‘AlugueTemporada’ lança seu e-commerce no Brasil. A partir de agora, toda a comunicação, as reservas e os pagamentos entre proprietários e viajantes serão feitos pelo site e aplicativo do serviço, trazendo mais agilidade e segurança na hora de realizar as reservas. A chegada do e-commerce traz mais comodidade a todos os viajantes que procuram uma casa para viajar com a família, sair da rotina e conhecer novos lugares. Além disso, a possibilidade de reservar em até 12 vezes sem juros permite que mais pessoas viajem. A empresa é a marca brasileira da HomeAway, companhia americana de aluguel por temporada, comprada em 2015 pelo Expedia Group, uma das maiores agências de turismo online no mundo. Informações: (www.homeaway.com.br).

C – Educação Básica

A Votorantim completa 100 anos de história em 2018 e, como parte de sua celebração, renovou seu compromisso com a educação básica de qualidade apoiando o exercício da cidadania por meio do estímulo ao voto consciente nas eleições de outubro. Essas iniciativas reforçam seu papel de empresa cidadã, uma postura consistente ao longo de seus 100 anos. Para marcar o centenário, a companhia buscou deixar um legado para a sociedade, levando o programa ‘Parceria Votorantim pela Educação’ para mais de 100 municípios onde atua. O programa contribui para uma melhora na educação desses municípios, mensurada por meio das avaliações do ensino básico feitas pelo MEC. Também, permanece até quatro anos em cada cidade, capacitando os gestores públicos municipais da área de educação.

D – Merck Accelerator 2019

A Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, abriu o período de inscrição para a sétima edição de seu programa de aceleração, que já apoiou mais de 40 startups. O programa acontece entre janeiro e abril de 2019, no Centro de Inovação da Merck em Darmstadt, Alemanha. A empresa está em busca de startups que atuem em suas áreas de negócios, que são Life Science, Performance Materials e Healthcare, além de projetos com campos de pesquisa adicionais, como produtos de tecnologia com bio-sensor, novas interfaces e agricultura de precisão. Inscrições até o dia 30 de setembro, por meio do website (https://innovationcenter.merckgroup.com/get-involved/accelerator/hq-program/).

E – Cinema de Arquivo

Estão abertas, até o próximo dia 31, as inscrições para a Mostra Competitiva do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O festival é um evento anual realizado pelo Arquivo Nacional em sua sede, no Rio de Janeiro, e objetiva a difusão do patrimônio audiovisual, contribuindo para a preservação e recuperação da memória audiovisual brasileira. São aceitos filmes finalizados entre os anos de 2016 e 2018 que contenham no mínimo 30% de material de arquivo (imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos etc.). Inscrições em (HTTP://goo.gl/bwYR5R). Para mais nformações, acesse (https://www.facebook.com/arquivoemcartaz).

F – Processo Seletivo

O Santander está lançando o Programa de Trainee de 2018. Busca recém-formados que tenham concluído o curso a partir de dezembro de 2016 ou universitários que se formem até dezembro de 2018, de qualquer universidade brasileira e área de conhecimento. O processo reflete o zelo do Santander em promover a diversidade e que reconhece os funcionários com essa iniciativa, com espírito empreendedor e gana de fazer acontecer. A seleção dos trainees é norteada por essa cultura, na busca por candidatos com garra, inteligência emocional, confiáveis, empreendedores, influenciadores, colaboradores e que contribuam no desenvolvimento das pessoas. Inscrições em (www.grupociadetalentos.com.br/traineesantander).

G – Congresso da Hospitalidade

Atenta a necessidade dos profissionais do setor em busca de maior capacitação, a Equipotel – maior feira do setor da hospitalidade – realiza nos dias 20 e 21 de setembro o 1º Congresso da Hospitalidade, no São Paulo Expo. A experiência visa trazer conteúdo diferenciado e alinhado com as novas demandas de mercado para o setor, e em sua primeira edição contará com o Fórum de Hospitalidade para o Mercado Sênior e o Workshop “O jeito Disney de encantar clientes aplicado ao setor da hospitalidade”, com a particiupação de palestrantes reconhecidos para abordar temas pertinentes a atual realidade da hotelaria e hospitalidade no Brasil e no mundo. Inscrição no site: (http://www.equipotel.com.br/Experiencias/Conteudo/Congresso-de-Hospitalidade/).

H – Tubos de Cobre

A operação da mais nova fábrica da Termomecanica (TM), empresa, líder do setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas, localizada no polo industrial de Manaus, começou em junho de 2017 e já mostra resultados de expansão. O principal produto que está sendo fabricado são os tubos de cobre ranhurados direcionados na fabricação de sistemas de ar-condicionado. A TM investiu cerca de R$9,8 milhões em infraestrutura e equipamentos com o objetivo de ampliar o abastecimento do mercado nacional que hoje ainda importa parte dos tubos de cobre utilizados na produção. A unidade já está operando em três turnos e realizou recentemente contratações de mão de obra para atender a essa demanda.

I – Indústria Canavieira

A aposta na retomada do setor sucroenergético traz boas perspectivas de negócios durante a 26ª edição da Fenasucro & Agrocana, maior feira do mundo voltada a esse mercado, que será realizada entre os próximos dias 21 e 24 no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho. As empresas expositoras enxergam neste cenário uma oportunidade para conquistar novos clientes e aumentar as vendas durante o evento. Na parte industrial do evento, as grandes marcas acreditam que a recuperação nos preços do açúcar, a alta na demanda por etanol e o RenovaBio vão impulsionar os investimentos. O credenciamento de visitantes pode ser feito pelo site (www.fenasucro.com.br).

J – Leitura e Escrita

O acesso ao livro ainda encontra barreiras no Brasil por questões econômicas, sociais e culturais, criando um distanciamento imenso entre leitores e obras. Para aumentar esse acesso e fortalecer a criação literária, foi criado o Plano Nacional de Leitura e Escrita, conhecido como Lei Castilho, aprovado recentemente. Surge como uma política de Estado efetiva que busca o fortalecimento de políticas públicas para democratizar o acesso ao livro no país. Conversando sobre o projeto que leva seu nome, o Prof. Dr. José Castilho Marques Neto estará na Escola de Sociologia e Política no próximo dia 15 (quarta-feira), às 19h, falando sobre a importância desta Lei para o desenvolvimento da leitura no Brasil. Outras informações: (www.fespsp.org.br).