Negócios em Pauta 10/02/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023

A – América do Sul lança candidatura para Copa de 2030

Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai lançaram na última terça-feira (7), em Buenos Aires, uma candidatura conjunta para receber a Copa do Mundo de 2030, ano do centenário da competição. A cerimônia, ocorrida na sede da Associação de Futebol Argentino (AFA), teve a presença dos chefes das federações das quatro nações e do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. “A Conmebol ratifica o seu compromisso com a candidatura do Mundial 2030 para que a maior festa do futebol mundial retorne às suas origens. A América do Sul foi o berço da primeira Copa do Mundo e hoje é também o lar da última. Vamos continuar Acreditando Sempre”, disse Domínguez. O mandatário da AFA, Claudio Tapia, comentou que “a história e a paixão vão dar a possibilidade” do continente sul-americano voltar a receber a Copa. A sede da Copa do Mundo de 2030 será definida no 74º Congresso da Fifa, que vai acontecer em 2024. A data da reunião ainda não foi escolhida pela entidade (ANSA).

B – Blocos do Rio

Desfilando juntos no carnaval de São Paulo desde 2015, os tradicionais blocos do Rio, Bangalafumenga e Sargento Pimenta, se apresentam no próximo sábado, dia 11 de fevereiro, no cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Presidente Juscelino Kubitschek, entre 10h30 e 18h. Realizados pela última vez em 2020, antes da pandemia, as apresentações dos blocos da Oficina, consagrada produtora na realização do Carnaval de Rua paulistano, voltam com força total em 2023. Ao todo, são cinco atrações distribuídas nos períodos de pré, pós e durante os dias de Carnaval, com Galo da Madrugada, Os Capoeira e Fogo & Paixão.

C – Ajuda Humanitária

O governo brasileiro anunciou que enviará uma missão humanitária à Turquia para ajudar as regiões sírias e turcas afetadas pelo terremoto devastador. O apoio brasileiro incluirá equipes de resgate e salvamento, com 42 pessoas, sendo 34 especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais pessoal médico e de defesa civil, além de equipamentos emergenciais. O efetivo está seguindo para Ancara, capital turca, a bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). Também serão enviadas seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e para sustentar as equipes durante os trabalhos. O Ministério da Saúde doou três “kits calamidade” que contêm, cada um, 250 kg de medicamentos e itens emergenciais, com capacidade para atender até 1,5 mil pessoas pelo período de um mês (Ansa).

D – Receita Líquida

A PepsiCo, Inc. divulgou os resultados financeiros referentes ao ano de 2022, incluindo recorte sobre o quarto trimestre. Globalmente, a companhia cresceu 8,7% em receita líquida no acumulado do ano e 14,4% em receita orgânica. A companhia somou uma receita líquida de US$ 28 bilhões no quarto trimestre de 2022, acima da estimativa de US$ 26,9 bilhões, e somou US$ 86,4 bilhões no ano fiscal de 2022, acima da estimativa de US$ 85,2 bilhões. A América Latina foi um dos setores que mais contribuíram com o resultado, com alta de 19% no lucro operacional. O Brasil está entre os nove mercados com maior crescimento no mundo de receita líquida em 2022, registrando alta de duplo dígito no ano.

E – Nova Fase

A proteção da Amazônia deve ser um dos pontos centrais da reunião entre os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Biden, marcada para e hoje (10).
“A Amazônia é uma realidade geopolítica, uma questão de segurança e de fundamental importância diplomática”, disse à ANSA, Martin Jacques de Novion, pesquisador professor da UnB. “Será um dos temas centrais que Biden e Lula discutirão, talvez um dos assuntos em que ambos encontrem mais convergências e que pode marcar essa nova fase da relação”, acrescentou. Segundo o professor, a diplomacia “verde” promovida pelo petista representa uma reviravolta “radical” em relação a Bolsonaro, cujo governo ficou marcado pelo aumento do desmatamento da Amazônia (Ansa).

F – Parques Eólicos

A EDP Renováveis, quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo, acaba de inaugurar, no Brasil, seu maior complexo renovável a nível mundial. Com 580 MW de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas, o complexo foi instalado no Rio Grande do Norte, onde a empresa já tinha uma presença importante e, agora, conta com mais de 800 MW instalados e mais de 300 MW em construção. No total do Brasil, a empresa tem atualmente mais de 7 GW de energia solar e eólica. Este complexo inclui os parques eólicos Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI que, juntos, têm a capacidade de produzir mais de 3 milhões de MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. Com isso, será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano (www.edpr.com/pt-pt).

G – Assintura de Carros

O Nissan Move, programa de assinatura de veículos all inclusive da marca japonesa, passa a estar disponível em todo o Brasil. Os que desejam alugar um carro da Nissan contam agora com cobertura nacional, com mais de 180 lojas habilitadas a oferecer o serviço. Lançado em julho de 2022 em 10 concessionários, o Nissan Move vem ampliando sua cobertura de maneira consistente nos últimos meses devido ao sucesso do programa e à procura dos consumidores. O Move foi desenvolvido em parceria com a Mobilize Financial Services e disponibiliza a possibilidade de dirigir um Nisssan sem ter que se preocupar com pagamento de impostos, revisões, seguro e depreciação. O serviço pode ser contratado por meio de uma jornada 100% online ou direto nas lojas da marca, que também são o ponto de retirada do veículo.

H – Contratos de Licenciamento

O mercado de licenciamento de produtos possui um grande potencial em território brasileiro, segundo o 2022 Global Licensing Industry Study, fornecido pela Licensing International, o Brasil é o oitavo país com maior faturamento em licenciamento de marcas. Dos 5,9 bilhões de dólares consumidos em produtos licenciados, 580 milhões de dólares foram no mercado esportivo. A Destra, especializada em gerar e gerir negócios em licenciamento de marcas, vem potencializando a marca de diferentes empresas. Conta com mais de 600 clientes, como Pagodinho, Barcelona, Flamengo, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Luciano Martins, Konami, Centauro e Fanatics. Com isso, são mais de 1,5 mil contratos geridos atualmente pela plataforma. – Fonte: (https://www.ddestra.com.br/).

I – Recorde Histórico

A Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos, encerrou 2022 com o melhor resultado de sua história ao apurar lucro líquido de R$ 547,3 milhões, alta de 66,3% sobre 2021, até então a melhor marca da Companhia. Com três anos consecutivos de lucro recorde e uma sequência de quatro exercícios no azul, a SPA consolidou uma trajetória que reflete os esforços de aumento de eficiência, cultura de austeridade e racionalização de gastos à frente do maior porto da América Latina, potencializando a geração de valor para o principal elo da cadeia logística nacional. O resultado permitirá à SPA distribuir dividendos pelo segundo ano consecutivo, bem como pagar o maior valor da história em Participação nos Lucros e Resultados aos empregados, em justo reconhecimento pelos excelentes resultados alcançados.

J – Impulsionando suas Exportações

Desde 2019, mais de 14 mil empresas utilizaram a inteligência de mercado da Apex Brasil com a intenção de obter auxílio para as vendas internacionais de seus produtos e serviços. Só em 2022, 5,6 mil empresas usaram esse serviço, além de governo, universidades, imprensa e investidores estrangeiros. Do universo empresarial, 50% eram Micro e Pequenas Empresas. O processo de exportação é complexo, mas com apoio, pesquisa, planejamento e dedicação, pode ser mais acessível e seguro. A inteligência de mercado identifica oportunidades em destinos internacionais, fornece estatísticas, indica os requisitos de acesso ao mercado – como as normas sanitárias, técnicas, a existência de acordos comerciais e as tarifas de importação aplicáveis – que podem facilitar as exportações. Saba mais: (https://apexbrasil.com.br/).

K – Montanhas de Aspen

A Aspen Skiing Company, que opera as quatro montanhas de Aspen Snowmass e sua escola de esqui e snowboard, anunciou que sua divisão de hotelaria, antes conhecida como The Little Nell Hotel Group, passa a se chamar Aspen Hospitality para refletir a amplitude e o crescimento desta divisão. À frente da companhia está o brasileiro Alinio Azevedo, agora promovido a CEO. Baseada em Aspen, no Colorado, a empresa expandirá as marcas The Little Nell e Limelight Hotel, atualmente localizadas em estações de esqui, para destinos urbanos e resorts. A Aspen Hospitality é reforçada pela marca Aspen Snowmass, que possui décadas de experiência na operação nas indústrias de esqui e hotelaria. Saiba mais em: (www.aspensnowmass.com).