Negócios em Pauta 09 a 11/04/2016

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 08 de abril de 2016

A – Startups de Estudantes

A multinacional de tecnologia Baidu iniciou a primeira edição do programa “Baidu Acelera”. O objetivo é apoiar o crescimento de startups brasileiras gestadas em universidades locais. A primeira edição será realizada em parceria com as universidades paulistas Fiap, Fatec, Insper, Unicamp e USP. Alunos de quaisquer campi e cursos destas instituições podem submeter seus projetos de startup digital via formulário online e participar do processo seletivo. As inscrições estão abertas até o próximo dia 28. Os projetos digitais mobile devem ser desenvolvidos por ao menos um aluno e a principal exigência é que a solução possa rodar em dispositivos com sistema operacional Android, plataforma móvel líder de mercado no Brasil. Informações e regulamento (http://ideationchallen<br< a=””> />ges.com.br/challenges/baiduchallenge). Duvidas: ([email protected]).

B – Economia Criativa

Fazer com que pessoas e empresas utilizem a criatividade, a inovação e o empreendedorismo para estimular os setores da economia criativa e promover a imagem da cidade de Curitiba. Esse é o objetivo do Concurso Curitiba Economia Criativa, promovido pela Prefeitura Municipal. A ação é voltada para profissionais liberais, empreendedores, estudantes e empresas formais de qualquer área de atuação que possuam uma solução inovadora de negócio que se destaque pela sua originalidade e viabilidade econômica. Os projetos, que terão que ter um ou mais ícones das Digitais Curitibanas, podem ser voltados para cinco áreas: Design, Moda, Audiovisual, Software de Lazer e Jogos de Computador. Inscrições por meio do site (www.agenciacuritiba.com.br). Mais informações email (digitais [email protected]) ou tel. (41) 3221-9914.

C – Sorvete Gratuito

Pela segunda vez a cidade de São Paulo participa do mais importante evento de Ben & Jerry’s em todo o mundo, o Free Cone Day. Com o simples objetivo de agradecer o carinho dos fãs e o sucesso que a marca tem feito na cidade, as três sorveterias – Oscar Freire, Morumbi Shopping e a recém-inaugurada no Conjunto Nacional – terão um dia inteiro de distribuição gratuita de sorvete. Sempre celebrado na segunda terça-feira do mês de abril, o Free Cone Day será realizado hoje (12) em mais de 20 países. A expectativa é que mais de um milhão bolas de sorvete sejam distribuídas em todo o mundo. Faz parte do DNA de Ben & Jerry’s retribuir o carinho das comunidades onde se instala e não há gesto mais doce do que distribuir sorvete (www.benandjerry.com.br).

D – Contratos Societários

O Forum Cebefi – Treinamento em Direito Empresarial e Mercado de Capitais, realiza no próximo dia 26, das 09h30 às 17h00, o “Curso Contratos Societários para realizar Negócios”. Ministrado pelo Dr. Leslie Amendolara, especialista no tema, visa transmitir aos participantes como realizar negócios através de determinados tipos societários e operações especificas. Tópicos do programa que serão apresentados: Sociedades em Conta de Participação; Sociedades de Objeto Exclusivo; Contrato de Parceria Empresarial; Emissão de Debêntures. Local: Av. Paulista, 2006 – 4º. Informações tel. 2309-9414, email (eventos@fo rumcebefi.com.br) ou (www.forumcebefi.com.br).

E – Cachaça nos Estados Unidos

A Middas Cachaça, produzida em Dracena, anuncia a participação no grupo de produtores que irão promover a bebida brasileira mais genuína de todas, a Cachaça, durante o Miami Rum Renaissance Festival, nos Estados Unidos. O evento, idealizado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça, juntamente com a Apex Brasil, é um encontro mundial, que será realizado no DoubleTree Airport Convention Center, entre sexta (15) e segunda-feira (18). Com uma campanha intitulada “Taste The New Cachaça – Sabor Brasil”, dez marcas estarão representando o país e mostrando para entusiastas e profissionais as melhores Cachaças do país. Mais informações, acesse (www.middascachaca.com.br).

F – Pequenas e Médias Reuniões

De olho nos executivos que frequentam a região da Berrini – média de 50 mil – e na tendência de espaços de coworking no Brasil, o WTCEvents Center de São Paulo lança o WTC FIT – modelo de negócio para reuniões corporativas de pequeno e médio porte. Com o conceito “solução sob medida”, oferece três pacotes – FIT Pré Pago, FIT Meio Período e FIT Por Pessoa – , com flexibilidade e descontos de até 50% para encontros de 2 a 200 pessoas. Localizado no complexo World Trade Center, por onde circulam, em média, 15 mil pessoas todos os dias, o novo serviço tem como foco executivos e empresas que não disponham de um espaço para esse tipo de encontro ou que estejam de passagem por São Paulo em viagem de negócios. Mais informações tel. 3055-8888 ou ([email protected]).

G – Exportações para a Índia

A Paranapanema, maior produtora de cobre do Brasil, acaba de realizar seu primeiro embarque de produtos para a Índia. As vendas totalizaram R$ 2,5 milhões em fios e vergalhões de cobre e fazem parte da estratégia da empresa de desenvolver novos mercados internacionais. O primeiro volume, chamado de “embarque teste”, tem o objetivo de conferir a aderência das especificações do produto ao mercado indiano. Além deste, que é um novo destino, a empresa tem intensificado a exportação para regiões como América Latina, Oriente Médio e África. Desde o ano passado, em função da desaceleração do mercado brasileiro, a Paranapanema tem trabalhado para aumentar volumes no mercado internacional. Em 2015, 58% da receita líquida de R$ 5,4 bilhões da empresa teve origem nas exportações. Para este ano, a previsão é que mantenha patamar superior a 60% das receitas. Outras informações (www.paranapanema.com.br).

H – Justiça Eleitoral

Com o objetivo de debater o papel da Justiça Eleitoral e propor novas discussões sobre o atual cenário político no Brasil, a FecomercioSP e a Associação dos Juízes Federais realiza no próximo dia 18 (segunda-feira), o seminário “Novos Desafios da Justiça Eleitoral”. Reunirá advogados, juízes, promotores públicos e cientistas políticos e será dividido em quatro painéis apresentados ao longo do dia. Estarão presentes nomes representativos, como Ives Gandra Martins, e dos ministros Gilmar Mendes, do STF, Henrique Neves, do TSE e do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, que participarão dos painéis: “O TSE e sua atuação normativa”, “A Justiça Eleitoral como jurisdição federal e o papel do Juiz Federal”, “Financiamento de Campanha” e “As ações eleitorais e suas consequências”.

I – Workshop para Viajante

A Plot, consultoria online de viagens, marca presença no Workshop Viajante que acontece no próximo dia 16 (sábado) , na Casa de Trocas. A partir das 15h30, um pouco da experiência de como a agência que procura indicar destinos e criar roteiros alternativos de acordo com o perfil do viajante. Além da Plot, a programação do Workshop conta com outros viajantes que darão dicas de como encontrar e selecionar lugares para trocar habilidades por hospedagem, na palestra sobre economia colaborativa, e de como captar os melhores momentos de uma viagem e fazer disso o seu trabalho, nas apresentações sobre como registrar viagens. O evento contará, ainda, com um pocket show de Surf Music com Digo CardKamp no fim do dia e petiscos para se deliciar durante a tarde. Saiba mais em (www.mundoplot.com.br).

J – Universitários Empreendedores

Em busca de ideias inovadoras entre os jovens universitários do país, o Instituto TIM recebe inscrições para a edição 2016 do Academic Working Capital até a próxima sexta-feira (17). Estudantes em fase final de graduação da área de Ciências Exatas podem inscrever seus Trabalhos de Conclusão de Curso no programa, que apoia universitários no desenvolvimento de produtos e negócios tecnológicos. Na primeira chamada, foram selecionados 15 projetos, que vão desde uma impressora de metais a um aplicativo de estacionamento inteligente, que possibilita a reserva de vagas pelo celular. Para participar, os candidatos devem acessar o site (awc.institutotim.org.br) e realizar a inscrição. Os projetos serão analisados por um comitê julgador especializado e as equipes selecionadas receberão orientações e apoio financeiro para lançar seu produto ao longo do próximo ano.

K – Visitas a Vinícolas

Turistas fãs de um bom vinho e apreciadores de história e paisagens de tirar o fôlego podem aproveitar uma viagem à Toscana, para conhecer o Laticastelli, próximo a Siena. Construído em um castelo, o hotel organiza tours e degustações em vilarejos medievais intactos, que abrigam vinícolas produtoras dos melhores vinhos da região e ainda são verdadeiras joias históricas. Um dos destaques é a cidadezinha de Chianti, que produz o tinto seco de mesmo nome, elaborado com as valorizadas uvas Sangiovese. O vilarejo, entre Siena e Florença, é um verdadeiro espetáculo à parte, por apresentar uma sucessão de colinas e vinhedos num tom verde-jade, único no mundo. As possibilidades de tours e degustações seguem por Asciano e Pienza, entre vários outros destinos e vinícolas da Toscana. Mais informações em (www.laticastelli.com).

L – Surya Adota Praça

No próximo dia 15, às 10h30, através da Surya Brasil, a OSCIP Surya Solidária juntamente com a Subprefeitura do Butantã e a Comunidade local, inauguram a Praça localizada na Rua Dr. Paulo Leite de Oliveira, 170, no Jardim Raposo Tavares. Uma área para convivência, diversão, conscientização e aprendizagem, a praça ganha um quiosque com telhado verde, redário, bancos feitos com palets, brinquedo infantil. Visando trabalhar a educação ambiental através do diálogo, aproveitando os potenciais da comunidade, a área ganha um canteiro de plantas medicinais feito com telhas de demolição, um pomar com mais de dez árvores frutíferas e uma horta com hortaliças orgânicas feita com pneus reutilizados. A concessão de “cuidadores” se dará pelos próximos três anos.

M – Quiosque de Passagens

A ClickBus, plataforma líder de vendas online de passagens de ônibus, atendeu 24.000 pessoas no quiosque alocado no Terminal Rodoviário Tietê para a retirada de passagens de ônibus adquiridas pelo site ou aplicativo da ClickBus, ou pelo site da Socicam Terminais de Passageiros, responsável pela administração do empreendimento. Desde abril de 2015, quem compra por um desses canais tem direito ao benefício de retirar a passagem sem filas para qualquer destino oferecido pelas viações Rápido Federal, Itapemirim, Cometa, 1001, Expresso do Sul, Expresso Brasileiro e Util. Para usufruir do serviço, o cliente só precisa apresentar no local o voucher, recebido por e-mail na confirmação de compra, e um documento de identidade com foto. As passagens podem ser compradas pelos sites (www.clickbus.com.br) e (www.clickbus.com.br).

N – Microscopia Eletrônica

Estão abertas as inscrições para os cursos da Escola de Microscopia do Laboratório de Caracterização Estrutural, da UFSCar. As atividades são projetadas para pessoas que utilizam microscópio eletrônico em laboratórios industriais, acadêmicos e governamentais, como engenheiros, técnicos, físicos, biólogos, médicos, dentistas, cientistas forenses e gerentes técnicos. Até o próximo dia 20, podem ser feitas as inscrições para o curso de “Introdução à Microscopia Eletrônica de Transmissão e Microanálise”, que ocorre entre os dias 27 e 29 de abril. Também são oferecidos, sob demanda, outros cursos de Microscopia Eletrônica . Os processos de inscrição, programação, custos dos cursos e a relação de outras atividades oferecidas estão em (www.lce.dema.ufscar.br). Outras informações tel. (16) 3351-8536.