Negócios em Pauta 09/11/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 08 de novembro de 2022

A – O amor está no ar: ‘namoro’ entre aves

Como as diferentes espécies de animais se comunicam e interagem? Esse foi o tema do concurso de fotografia da Royal Society of Biology de Londres, que anunciou os vencedores da competição de 2022. Os trabalhos premiados foram selecionados entre mais de 1,2 mil imagens. As duas melhores retrataram demonstrações de amor de casais de aves. Na categoria Jovem Fotógrafo do Ano, George Lanstone-Futcher, de 11 anos, registrou papagaios-do-mar namorando. Já a Fotógrafa do Ano na categoria principal, Agnieszka Florczyk, capturou a imagem de um casal de mergulhões-de-pescoço-vermelho (foto) durante a época de acasalamento. A foto premiada foi feita ao amanhecer em uma lagoa coberta de vegetação no vale de Barycz, na Polonia, onde os mergulhões brincam, dançam e até trocam presentes, na forma de plantas aquáticas (mediatalks).

B – Entrega no Vizinho

Nesta Black Friday, visando proporcionar uma experiência ainda melhor aos consumidores, os Correios reforçam mais uma opção para que os clientes possam selecionar e receber sua encomenda de forma segura e rápida: a Entrega no Vizinho. Com objetivo de atender a uma sugestão dos usuários, a funcionalidade permite ao remetente indicar um endereço alternativo, próximo ao do destinatário, para a entrega da encomenda, sem nenhum custo adicional. O objetivo do serviço é facilitar a entrega de objetos, mesmo no caso da ausência do destinatário no endereço principal. Saiba mais em: (https://www.correios.com.br/enviar/encomendas/arquivo/nacional/guia-de-enderecamento.pdf).

C – Mídia Brasil

O Grupo de Mídia de São Paulo apresenta a nova versão do ‘Anuário Mídia Dados Brasil’, que aos 35 anos de existência foi aprimorado e passa a ter formato nativo integralmente digital. Ele contém informações que representam um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores, consolidando-se como um relatório fundamental para a indústria brasileira da comunicação. Se propõe a guiar as decisões do mercado sobre consumo de mídia pela audiência, o desempenho de cada meio e as tendências que têm orientado o comportamento dos consumidores. Confira a edição em: (https://midiadados.gm.org.br/)

D – Moeda do Catar

Desde maio, o Banco Safra disponibiliza a possibilidade de comprar o rial, a moeda do Catar, sede da próxima Copa. A cotação e processo de compra pode se dar de forma prática e rápida por WhatsApp. Todo o processo pode se dar forma eletrônica e apenas na hora da liquidação haverá o direcionamento para um dos especialistas da instituição. No momento em que as pessoas passam a planejar viagens ao exterior, muitos inclusive com destino a Doha, capital do Catar, para ver a Copa, o Banco Safra oferece além dessa facilidade a possibilidade de a pessoa receber o dinheiro físico já dentro da área de embarque, o que aumenta ainda mais a segurança no manuseio do dinheiro.

E – Corrente de Leitura

A Brasilit, marca do grupo Saint-Gobain, lançou o Gibi “O Grande Jogo”, que de uma forma lúdica, reforça as práticas corretas de instalação de telhas de fibrocimento e contribui com a formação de profissionais telhadistas. Intitulada como “Corrente de Leitura”, a campanha incentiva a leitura entre clientes e familiares. A cada compra realizada nas lojas participantes de algum produto Brasilit ou doação de um livro para o projeto social ‘Ciranda do Saber’, um Gibi poderia ser adquirido, com isso, foram mais de mais de 18 mil exemplares do gibi distribuídos por todo o país em mais de 180 lojas participantes. Disponível em: (https://conteudo.brasilit.com.br/guia-boas-praticas-brasilit-gibi).

F – Estatísticas do Porto

A Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos, lança amanhã (10), um sistema de consulta online das estatísticas de movimentação de cargas no Porto de Santos, o Business Intelligence (BI). Esse novo sistema dará maior confiabilidade e agilidade às consultas das estatísticas de movimentação de cargas no Porto de Santos, permitindo que o usuário selecione os parâmetros de sua pesquisa, de acordo com suas necessidades. Com 15,5 quilômetros quadrados, o complexo portuário, localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo, possui 55 terminais, sendo 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos e outra em Guarujá (https://www.portodesantos.com.br/).

G – Pequi sem Espinhos

A Embrapa Cerrados e a Emater-GO estão lançando hoje (9), em Goiânia, seis cultivares de pequi – três com espinhos no endocarpo (caroço) e três sem espinhos. É a primeira vez que estão sendo lançadas cultivares de uma fruteira nativa arbórea perene do Cerrado. Os novos materiais alinham elevada produtividade e qualidade de polpa, atendem a necessidades de agroindústrias e de consumidores e contribuem para a preservação da espécie. “Chegamos a esse resultado com muito trabalho, esforço, ciência e tecnologia”, afirma o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. Foram 25 anos de pesquisa e de trabalho em parceria, conduzidos pelas duas instituições, com a participação também de produtores. Mais informações: (https://www.embrapa.br/cerrados).

H – Destaque nas Vendas

No acumulado de 2022, a Peugeot segue como a montadora que mais cresce em volume percentual da indústria automotiva brasileira. Com 34.606 unidades emplacadas entre janeiro e outubro, a Marca registra um aumento de 50% em relação ao mesmo período compreendido em 2021 (23.001 unidades). A Peugeot também continua em destaque em volume de vendas, enquanto o mercado em termos gerais obteve uma queda de 3% nos dez primeiros meses de 2022. Também se mantém como destaque nas vendas da Marca, principalmente depois da chegada da nova motorização 1.0 Firefly em junho e, junto às versões 1.6 FLEX e elétrica, as opções do hatch compõe um portfólio que atrai a todos os públicos.

I – Profissionais de Engenharia

Gestores públicos e profissionais de engenharia de todo o país estarão reunidos em Foz do Iguaçu, entre os próximos dias 16 e 18, no V Congresso Brasileiro de Orçamento e Formação de Preços de Obras Públicas. Serão três dias de imersão no universo das obras públicas, quando serão discutidas as mudanças na orçamentação de obras em 2021 e 2022, como os últimos aprimoramentos do Sinapi e as disposições da nova Lei de Licitações e Contratos sobre a estimativa de custo das contratações; a formação de preços para serviços contínuos de engenharia, incluindo a manutenção predial; as vantagens e desvantagens do orçamento sigiloso para obras públicas; entre outros. Saiba mais: (https://contreinamentos.com.br/).

J – Startups Internacionais

O StartOut Brasil, programa gratuito de internacionalização de startups, renova sua estratégia de identidade e passa a se chamar Startup OutReach Brasil, mantendo a missão de apoiar as startups brasileiras na sua expansão internacional. O programa selecionou Madri e Barcelona, como novos destinos para o primeiro semestre de 2023. As inscrições para os empreendedores interessados em levar seus negócios inovadores às cidades espanholas deve ser feito pelo site: (https://www.outreachbrasil.com/inicio/). Serão selecionadas até 40 startups. A Espanha é o 29º país mais inovador do mundo (Brasil é o 54º). Em 2020, o país superou a marca de mais de 20 mil startups e 14 unicórnios.

K – Móveis e Decoração

Entre os próximos dias dias 10 e 13 (quinta-feira a domingo), acontece a 36ª Feistock – Feira de Móveis e Decoração na Capital Nacional dos Móveis, em São Bento do Sul(SC). Com mais de 100 expositores confirmados, esta edição traz como destaque as principais novidades do segmento de móveis, artigos e acessórios de decoração, além, é claro, das principais empresas que fazem a produção mobiliária ser destaque em todo o Brasil e no mundo. Desde o seu início, a Feistock atraiu mais de 750 mil clientes e turistas, onde foram comercializados ao longo de todas as edições, mais de R$ 647 milhões de reais, exclusivamente para o consumidor final. A geração de riquezas não pára. Outras informações: (https://feistock.com.br/).