Negócios em Pauta 09/06/2022

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 08 de junho de 2022

A – Começa a pré-venda do BMW iX3 M Sport

O futuro elétrico e conectado da BMW está cada vez mais presente no portfólio atual da marca. Desta vez, a novidade é o BMW iX3 M Sport, versão 100% eletrificada do já consagrado X3, com o apelo esportivo tradicional das versões M Sport. Com até 460km de autonomia e custando R$ 475.950, o SAV chega para ser o quarto modelo do BMW Group completamente movido a energia elétrica e já está em pré-venda em toda rede de concessionárias da marca no Brasil. Importado da China, onde é produzido nas instalações da joint venture BMW Brilliance Automotive, o motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, rende 286cv (210kW) de potência e torque máximo de 400Nm. Com esse conjunto, o iX3 acelera de 0 a 100km/h em 6,8 segundos e tem velocidade máxima limitada a 180km/h.

B – Proteção Ambiental

O Governo de São Paulo publicou decreto que amplia o Parque Estadual Carlos Botelho, localizado no município de Sete Barras. A ampliação da área de conservação ambiental, que permitirá a geração de créditos para a compensação de reserva legal, ocorreu por meio da doação da Fazenda Ribeirão da Serra. O parque passa a contar com uma área acrescida de 1,2 mil hectares, totalizando 38,8 mil hectares. A doação foi realizada com base no Código Florestal Brasileiro, e concebida em formato inédito pela Procuradoria Geral do Estado-SP. De 2015 até março último, o Programa Nascente realizou o plantio de 42,8 milhões de mudas de plantas nativas e recuperou uma área de 25,7 mil hectares, o equivalente a 36 mil campos de futebol. Saiba mais: (https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-carlos-botelho/).

C – Redes de Franquias

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março deste ano, realizada pela Associação Brasileira de Franchising, demonstra que o setor permanece em ritmo de recuperação, atento aos desafios de um ambiente macroeconômico com inflação e juros em alta. O estudo apontou que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Na comparação com o 1º tri de 2020, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%. Este é o quarto trimestre seguido de alta do setor.

D – Startups em Estágio

A Ocyan, empresa de óleo e gás, está com inscrições abertas para seu novo programa de aceleração de startups, o Booster, que faz parte da plataforma de inovação Ocyan Waves. O objetivo é impulsionar startups ainda em estágio de validação. O foco será em cleantechs que tenham soluções conectadas a temas como o ar e meio ambiente, eficiência energética, armazenamento de energia e energia limpa. O programa busca ampliar o olhar da Ocyan para a diversificação da matriz energética e alavancar o ecossistema de startups voltadas a energia limpa no país. As startups selecionadas receberão um capital semente de R$ 30 mil reais, a serem utilizados no período em que o programa estiver em curso. Inscrições e mais informações, no site (www.ocyanwaves.com).

E – Treinamento para Empresários

O Sebrae e a Amazon Brasil lançaram a ‘Academia Amazon Sebrae’, que vai oferecer conteúdos e treinamentos para os empresários. O acordo consiste em criar as melhores condições para que os pequenos negócios possam vender on-line para dentro e fora do país. O Sebrae irá apoiar com a preparação em gestão, finanças, vendas e conteúdos de categorias de produtos específicos. A Amazon irá capacitar os empreendedores com conteúdos sobre como vender on-line e os acompanhará por meio de gerenciamento de contas. A entidade possui três frentes de atuação: um portal com conteúdos gratuitos, workshops ao vivo e suporte individualizado. Os conteúdos do e-learning são divididos em quatro trilhas de capacitação e ficarão disponíveis no portal do Sebrae. Confira as oportunidades nos links: (www.sebrae.com.br/academiaamazonsebra) e (https://venda.amazon.com.br/cresca/academia-amazon-sebrae).

F – Cabos Submarinos

Com extensão para mais de cem voltas ao redor da terra e cerca de 400 componentes ativos ao redor do mundo, a tecnologia de cabos submarinos ainda deve permanecer como alternativa mais rápida e eficiente a longo prazo. O tema, que vem ganhando espaço com a chegada do 5G ao Brasil e a busca por conexões com menor latência, ou seja, tempo de resposta da rede entre o emissor e o destinatário, será abordado durante o Futurecom 2022, que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro no São Paulo Expo. O País tem, segundo o Submarine Cable Map, 15 cabos e deve chegar a 16, em 2023, com a inauguração do Firmina, que vai conectar a Carolina do Sul, nos Estados Unidos, ao estado de São Paulo e aos países vizinhos Uruguai e Argentina (www.futurecom.com.br).

G – Investimento Anjo

A 8ª edição do ‘Congresso de Investimento Anjo’, da Anjos do Brasil, será realizada no próximo dia 23, no CUBO em São Paulo. É o evento de referência sobre investimento anjo, e significa a junção entre capital e inteligência capaz de apoiar o desenvolvimento de negócios de alto impacto, reunindo mais de 300 pessoas com uma programação e networking qualificados. O Congresso irá discutir o rápido desenvolvimento deste mercado no Brasil, tendências de investimento e melhores práticas. Abordará as principais tendências de investimento anjo, além de conhecer mais sobre o panorama brasileiro e quais são as práticas que potencializam o investimento anjo. Inscrições e mais informações: (https://congresso.anjosdobrasil.net/).

H – Carros Antigos

É hora de lustrar a lataria, roncar os motores, calibrar os pneus e botar os possantes na estrada para a retomada em grande estilo do maior encontro de carros antigos de São Paulo. Depois da saída de cena imposta pela pandemia, o 3º Encontro e Exposição de Carros Antigos/Campo de Marte volta com todas as suas atrações para receber o público apaixonado pelo antigomobilismo. A exposição acontece neste final de semana, dias 11 e 12, e coloca a capital paulista de volta no roteiro dos grandes eventos do setor. Além dos poderosos sobre rodas, haverá ainda a tradicional feira de peças, antiguidades e miniaturas, que já tem 130 estandes confirmados, shows ao vivo, brinquedos infantis, áreas de veículos à venda, praça de alimentação atrativa e diversificada. Mais informações: (https://www.maxicar.com.br/)

I – Arborização Urbana

Profissionais da área tecnológica, em especial os gestores públicos que atuam nas prefeituras municipais e suas equipes, estão convidados para o Fórum Estadual de Arborização Urbana do Crea-SP, que acontece na terça-feira (14), das 13h às 17h, na sede da entidade na Avenida Angélica, 2.364, Consolação, em São Paulo. Realizado pelo Comitê Multidisciplinar de Arborização Urbana do Conselho, o encontro está com inscrições abertas e tem vagas limitadas. Para garantir sua participação de maneira gratuita e conferir a programação completa, acesse:
(https://sympla.com.br/forum-estadual-de-arborizacao-urbana-do-crea-sp__1605737).

J – Legado Inspiracional

Na manhã do próximo sábado (11), das 10h às 12h, a Casa ZERØ do Beco do Batman – uma galeria de arte a céu aberto com seus muros repletos de grafites, espaço que Dimenstein ajudou a criar – abre suas portas para receber e lançar o Instituto Gilberto Dimenstein. Na ocasião, será apresentada a plataforma digital que reúne o legado de Gilberto, para inspirar e potencializar talentos capazes de transformar vidas, comunidades e cidades por meio da inclusão, equidade e justiça social, seguida por uma oficina de lambe-lambe e uma apresentação de um quinteto de metais formado por alunos do Instituto Bacarelli – do qual o jornalista foi Presidente do Conselho de Desenvolvimento, título mantido In Memorian.

K – Stellantis na Liderança

As vendas de automóveis e comerciais leves nos principais mercados da América do Sul vêm sendo lideradas pela Stellantis. A empresa emplacou 232 mil veículos no Brasil de janeiro a maio, o equivalente a 33,7% das vendas totais. No mesmo período, liderou o mercado na Argentina, com 56,6 mil unidades e 34,7% de market share, e também esteve à frente no Chile, com 21,3 mil unidades vendidas desde o começo do ano, o equivalente a 11,4% de participação. Este desempenho nos principais mercados regionais assegurou à Stellantis a liderança na América do Sul. De janeiro a maio, a empresa comercializou 323,5 mil veículos no mercado sul-americano, o equivalente a 23,5% das vendas totais na região.