Negócios em Pauta 08/11/2023

em Negócios em Pauta
terça-feira, 07 de novembro de 2023

Piracicaba sediará o 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) realizará o I Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica para apresentar e discutir tecnologias, tendências, desafios e oportunidades dos segmentos fertilizantes orgânicos, organominerais e condicionadores de solo para aplicação no solo, segmentos de produtos cujo faturamento cresceu 125% nos últimos três anos. O evento acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro de 2023, no Pecege, em Piracicaba (SP). Confira a programação: https://matrizorganica.abisolo.com.br/. A programação do I Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica está dividida em cinco painéis. No dia 08 de novembro, primeiro dia do evento, o painel de abertura será dedicado à conjuntura dos resíduos sólidos urbanos e às políticas públicas, considerando o aproveitamento desses materiais na fabricação de fertilizantes e a apresentação do Marco Legal para Produção de Fertilizantes de Matriz Orgânica e de Condicionadores de Solo.

B -Corporate Games

O Corporate Games, maior evento corporativo e de Team Building do mundo, que chega pela primeira vez ao Brasil, neste mês, já tem definidas as sedes de suas competições, em São Paulo. A principal delas será o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que receberá sete das 11 modalidades esportivas. O evento tem início no próximo dia 23, quinta-feira, seguindo até o dia 26, domingo, com programação, também, na Arena T.O., Playball e Speedland Kart Center. São disputas individuais, coletivas e por grupos de idade, para homens e mulheres. Mais informações: (https://corporategamesbr.com/).

C – Brasileiro na NBA

Gui Santos é jogador do Golden State Warriors. O ala da Seleção Brasileira, draftado pelo Golden State Warriors na 55ª posição em 2022, assinou vínculo por três temporadas com a equipe sete vezes campeã da liga (2022, 2018, 2017, 2015, 1975, 1956 e 1947 – sendo os dois primeiros títulos como Philadelphia Warriors). Gui, que teve atuações de destaque na NBA G-League 2023 e na NBA Summer League 2k24 vestindo a camisa do Santa Cruz Warriors, será o 19º brasileiro a jogar na NBA e vai usar o número 15 nas costas.

D – Defesa do Contribuinte

Já estão abertas as inscrições para participar do 5º Congresso do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon-SP), que acontecerá no próximo dia 28, no Sesc Pinheiros. Com a presença de relevantes autoridades do Poder Público, além de renomados juristas, contadores e entidades, essa edição do Congresso do Codecon vai debater temas impactantes e atuais para o contribuinte no Estado de São Paulo, como os Programas de Conformidade Fiscal, Resolve Já!, Acordo Paulista e Reforma Tributária, entre outros. Qualquer contribuinte/cidadão pode se inscrever para participar do congresso – a inscrição é gratuita em: (https://www.sympla.com.br/evento/).

E – Remoção de Motor

Uma atividade complexa e extremamente importante para a manutenção de uma aeronave, a remoção do motor para revisão requer habilidades técnicas, muita concentração e, acima de tudo, a coordenação de um trabalho coletivo. Na semana passada, em um momento inédito na história da Azul Linhas Aéreas, uma equipe de manutenção 100% composta por mulheres executou a remoção de motor de uma aeronave Embraer E2 no hangar da Companhia, localizado em Campinas. A mesma equipe está atuando na instalação de um motor de um Airbus A320, sob supervisão de dois técnicos experientes.

F – Crédito de Carbono

Além de funcionar como uma estratégia para reduzir as emissões de CO2 no planeta, o mercado de crédito de carbono está cotado como um dos mais promissores para os próximos anos. Segundo um estudo da consultoria McKinsey, essa prática gerou US$ 25 milhões no ano passado, somente no Brasil. Para apresentar esse comércio e as oportunidades que envolvem essa estratégia, o professor universitário Dr. Carlos Sanquetta, PH.D especialista em mudanças climática e ecologia, promove uma aula on-line e gratuita na segunda-feira, dia 27, às 19h30, sobre como ingressar e os seus benefícios. Outras informações: (https://lp.drsanquetta.com.br/pag-cap-lp/).

G – Gestão de Riscos

A Febraban promove nos próximos dias 13 e 14 a 13ª edição do Congresso Internacional de Gestão de Riscos (G-Risc). O congresso, que já é tradicional do setor, será realizado com atividades presenciais no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, e terá transmissão de painéis ao vivo na plataforma Febraban Tech. As inscrições podem ser feitas pelo email: ([email protected]). O evento é voltado a executivos das áreas de gestão de riscos, auditoria interna, compliance e controles internos das instituições financeiras que atuam no mercado financeiro brasileiro, além de representantes de seguradoras, previdência, consultorias e reguladores.

H – Carros Usados

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, apresenta o ranking dos carros usados anunciados no valor de até R$ 50 mil mais buscados pelos usuários da plataforma no terceiro trimestre de 2023. O Gol, da Volkswagen, aparece em primeiro lugar no levantamento dos veículos seminovos mais pesquisados no período. Em seguida, dois modelos da Fiat se destacam na classificação: Palio, na segunda colocação; e Uno, na terceira. O Ford Fiesta surge na quarta posição, à frente do Honda Civic (5º), segundo dados do Webmotors Autoinsights.

I – Cinco Aeronaves

A Dassault Aviation abrirá um novo centro de serviços de propriedade da empresa no recém-inaugurado Aeroporto Internacional Executivo de Catarina, em São Paulo. O centro substituiráas atuais instalações da Dassault em Sorocaba. Com inauguração prevista para o início de 2024, as instalações do Catarina oferecerão cerca de 3600 metros quadrados de área útil e escritórios e acomodarão até cinco aeronaves Falcon ao mesmo tempo. Será suficientemente grande para o novo Falcon 10X de alcance ultra-longo,
atualmente em desenvolvimento.

J – Líder Absoluta

Desde janeiro de 2021, a Fiat é a número um no mercado automotivo brasileiro. Algo que, inclusive, irá se repetir este ano, já que a marca completa o décimo mês do ano na liderança. Em outubro, foram 44.421 unidades emplacadas, 11.376 à frente da segunda colocada, o que deu à marca 21,5% de market share. Apesar do ano ainda não ter acabado, a Fiat já se consolidou como líder absoluta em 2023. Não é para menos, já que comercializou 384.337 veículos no ano – mais de 111 mil unidades à frente do segundo lugar – e com 22% de market share.

K – Cup of Excellence

Com a alta qualidade gerada por cuidados especiais, o café Geisha, produzido pelo Orfeu Cafés Especiais, conquistou em outubro o primeiro lugar na categoria Via Seca e o Prêmio Presidencial no Concurso Cup of Excellence Brazil 2023. O Geisha, originário da Etiópia, é cultivado na Fazenda Rainha, na divisa de Poços de Caldas, no Sul de Minas, e São Sebastião da Grama, em São Paulo, em região vulcânica. O café ganhou também o Prêmio Presidencial, para grãos acima de 90 pontos.