Negócios em Pauta 08/03/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 07 de março de 2022

A – Uma união que chega com ‘gás total

A Noma, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do país, acaba de consolidar uma importante parceria com a Nitrotec, a mais tradicional e respeitada produtora de tanques estacionários e de veículos para transporte de produtos criogênicos (gases do ar) e CO2. A Noma oferece toda a linha de carretas para transporte de gases liquefeitos e estes equipamentos serão projetados e produzidos em parceria com o time de engenheiros da Nitrotec, para oferecer produtos customizados, que atendam a projetos específicos, das mais diversas demandas de mercado. No portfólio da parceria há opções de semirreboques criogênicos projetados para o transporte de oxigênio, nitrogênio ou argônio, chamados de gases do ar, ou gás natural, seja no estado líquido ou no estado gasoso comprimido. Há também linhas específicas de semirreboques para transporte CO2, amônia e de gás liquefeito de petróleo (www.nomadobrasil.com.br).

B – Desigualdade Salarial

O Dia da Mulher marca uma luta por igualdade e fazer com que as pessoas entendam isso – e não saiam apenas dando parabéns ou presenteando com flores e bombons – já não é uma tarefa muito fácil. E são tantos os passos ainda necessários até alcançarmos um cenário de equidade entre gêneros que abundam temas a serem debatidos. A cervejaria Dádiva resolveu jogar luz sobre um debate antigo: a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Para isso, lançou a Dádiva 3/4, uma cerveja que será vendida em duas latas: uma delas é maior – possui 473ml – e simboliza o salário do homem; a outra é menor – tem 350ml – e revela os rendimentos relativos da mulher, ou seja, quanto ela ganha exercendo o mesmo trabalho do que ele, na mesma função. Ambas na cor roxa, simbolizando o movimento feminista.

C – Gestão Esportiva

A FGV Educação Executiva promove uma nova série de seminários do curso FIFA, que será composta por três dias de encontros, entre os próximos dias 11 e 15. Durante o XV Seminário de Gestão Esportiva FGV, serão debatidos temas como os preparativos para a Copa do Mundo 2022 no Qatar; o empreendedorismo no esporte; a qualificação para a transição de carreira na área esportiva; e a responsabilidade da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pelas dívidas trabalhistas dos seus respectivos clubes de origem. O evento será transmitido, ao vivo, no canal da FGV no YouTube. Inscrições e mais informações por meio do link do evento: (https://evento.fgv.br/gestaoesportiva_2022/).

D – Novos Modelos

O grupo automotivo Stellantis anunciou que planeja lançar 16 novos modelos no período entre 2022 e 2025 na América do Sul, além de 28 reestilizações e sete veículos elétricos e híbridos. O presidente da empresa para a região, Antonio Filosa, disse que os lançamentos englobarão oito marcas do grupo, sendo que atualmente apenas sete operam no mercado sul-americano (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram, Opel e DS). A oitava marca da Stellantis a chegar na região deve ser divulgada ainda neste ano. “Começa com ‘a’, mas não é a Alfa Romeo”, brincou Filosa. A outra montadora do grupo que começa com “a” é a italiana Abarth, voltada para carros de alto desempenho. Entre os 16 novos modelos, estão o segundo SUV da Fiat e uma possível picape RAM produzida no Brasil (Ansa).

E – Terminal de Grãos

A Antaq aprovou a publicação do edital de arrendamento do terminal STS 11, destinado a granéis sólidos vegetais. A área fica no bairro Paquetá, na margem direita do Porto de Santos. O leilão está marcado para o próximo dia 30, na B3. O terminal será instalado em duas fases, com 62 mil m² na primeira chegando a 98,2 mil m² na segunda etapa. A projeção de investimentos é de R$ 764,8 milhões, recursos que serão destinados à modernização e aumento de capacidade do agronegócio na região, notadamente soja em grãos, farelo de soja, milho, açúcar e desembarque de trigo. O empreendimento contará com dois berços de atracação exclusivos, terá capacidade para armazenar 490 mil toneladas e para movimentar 14,5 milhões de toneladas por ano. O arrendamento será válido por 25 anos. Outras informações: (www.portodesantos.com.br).

F – Turismo de Luxo

Com um ecossistema de negócios estável, as marcas de luxo conseguiram se reinventar de uma maneira muito especial. A “Evolução do Luxo” é o tema da International Luxury Travel Market Latin America 2022, que acontece de 3 a 6 de maio, na Bienal do Ibirapuera. O evento irá mostrar que as viagens de luxo estão impulsionando a recuperação econômica, não apenas na América Latina, mas em todo o mundo. Hotéis de luxo, propriedades, experiências, destinos e todos os negócios conectados, como restaurantes e spas, usaram os recentes tempos de silêncio sem precedentes para renovar, inovar e criar novos serviços, todos adotando a sustentabilidade como força motriz. À medida que o luxo evolui, os viajantes estão dispostos a experiências mais significativas e sustentáveis. Veja mais em: (www.iltm.com/latinamerica).

G – Alimentos Congelados

A Maria Honos Gastronomia Caseira, indústria de congelados do Grupo Neffa, gigante do setor alimentício com mais de 100 anos de tradição e com sede no Espírito Santo, acaba de abrir uma nova loja em São Paulo, localizada no Raposo Shopping. A nova loja conta com uma vitrine de congelados em sistema self-service, tudo de maneira bem clara e prática. Os clientes têm acesso a uma gama de lanches diferenciados e alimentação caseira. A montagem das refeições ou dos lanches é feita de maneira imediata: os funcionários da loja levam apenas 4 minutos para o preparo. O diferencial é a alimentação caseira para consumidores dos mais variados gostos, além de quitutes artesanais doces e salgados, integrais, vegetarianos e veganos, sem adição de açúcar e uma linha food service com mais de 80 produtos. Saiba mais: (www.mariahonos.com.br).

H – Curso de Tecnologia

O iFood está oferecendo 300 bolsas integrais para cursos de tecnologia voltadas para pessoas de baixa renda e grupos sub-representados, em parceria com a Rocketseat, plataforma de aprendizado em programação. A iniciativa faz parte do Potência Tech, um programa de formação e empregabilidade do iFood em parceria com escolas parceiras de tecnologia, de todo o Brasil. Para se inscrever, basta ter mais de 18 anos e fazer parte de grupos sub-representados que serão priorizados na seleção de bolsistas. Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio para participar. Inscrições: (https://potenciatech.com.br/).

I – Gestão Estratégica

A FGV Educação Executiva realiza amanhã (9), o webinar ‘Gestão Estratégica em Tempos de Incerteza’. O objetivo é mostrar como a capacidade de analisar cenários e construir uma estratégia adaptativa definirá a prosperidade das organizações no atual ambiente de negócios. Para crescer em meio a mercados em constante transformação, promovendo inovações de valor, os gestores empresariais têm pela frente o desafio de gerir o capital humano das organizações, de modo a engajar suas equipes em torno da visão estratégica. Sob a moderação do coordenador do MBA da FGV, Pedro Seixas, conta com a participação do especialista Anderson R. Oliveira, sócio-diretor da FYK. Transmitido ao vivo, às 18h, pelo canal da FGV no YouTube. Inscrições gratuitas em: (https://evento.fgv.br/gestaoestrategica_0903/).

J – 5 Milhões de Investidores

Ser investidor da bolsa de valores do Brasil tornou-se uma realidade possível para qualquer um com acesso à internet e um CPF válido. De acordo com dados da B3 (Bolsa de Valores de SP), em janeiro o país atingiu a marca de 5 milhões de pessoas investindo em equities na Bolsa. As pessoas físicas já representam 17% do total de recursos investidos, chegando a um total de R$501 bilhões no mercado brasileiro. A divisão de gênero dos investidores chama atenção. Do número total de pessoas investindo na Bolsa, 3.8 milhões são homens, enquanto apenas 1.2 milhões são mulheres. Dados da Bolsa de São Paulo aponta crescimento de 21% de Dezembro de 2021 para Janeiro de 2022. Fonte: (https://www.b3.com.br/pt_br/
noticias/5-milhoes-de-contas-de-investidores.htm
).

K – Inadimplência Condominial

O último trimestre de 2021 registrou índice médio de 2,20% de inadimplência no pagamento de boletos condominiais no Estado de São Paulo, a menor média histórica para o período desde o início da medição, em 2004. Em janeiro de 2022, a inadimplência atingiu índice de 2,41%, também o menor patamar para o mês na história do levantamento. A pesquisa do Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial (IPEMIC) é feita pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios do Estado de São Paulo (AABIC), a maior entidade representativa do setor. Desde março de 2021, o IPEMIC vem oscilando abaixo de 2,30%, demarcando uma tendência de consolidação da queda do índice no patamar histórico.