Negócios em Pauta 07/01/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

A – Aviação executiva cresceu em 2021

A pandemia criou novas formas de comportamento e consumo na sociedade. Um setor que teve impacto positivo pelo crescimento da demanda por voos foi o da aviação executiva, onde o aumento do uso de jatos e helicópteros particulares subiu em meio ao isolamento social, e se mantém diante da nova rotina de executivos que migraram para o modelo híbrido de trabalho. Antes, os destinos de lazer eram concorridos nos fins de semana e feriados. Agora, destinos de helicóptero que partem para os condomínios de luxo do interior e litoral norte, como as praias de Juquehy/Baleia se tornaram rotineiros. Já no Rio de Janeiro, as rotas Angra dos Reis, Paraty e Búzios estão entre as mais procuradas, segundo apontam informações da Avantto, empresa líder no setor de compartilhamento de aeronaves.

B – Atendimento Ambulatorial

O Grupo Trasmontano inaugurou mais um centro médico no Shopping Aricanduva, maior centro de compras e entretenimento da América Latina, situado na Zona Leste de São Paulo, com capacidade para atender cerca de mil pacientes/dia, reforçando o compromisso com a qualidade no atendimento. No local, o associado conta com equipe especializada para a realização de consultas em diversas especialidades: Cardiologia, Clínica geral, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia/Obstetrícia e Otorrinolaringologia. Além disso, em breve o associado poderá contar também com o serviço de coleta de exames e pequenos procedimentos ambulatoriais. Outras informações: (www.trasmontano.com.br).

C – Mexendo com o Mercado

Após estrear na Bolsa de Nova York com um valor de mercado de US$ 41,5 bilhões (R$ 230 bilhões), o Nubank chegou também à Bolsa de Valores brasileira (B3) e passou a ser o banco mais valioso da América Latina. Enquanto o preço das ações foi fixado em US$ 9, o banco precificou seus recibos de ações estrangeiras negociados no Brasil em R$ 8,36 cada, atualmente valendo R$ 9,49. Agora, o Nubank elevou seu valor para US$ 50 bilhões, figurando entre as três maiores companhias listadas na B3, atrás apenas da Vale (US$ 69,7 bilhões) e da Petrobras (US$ 71 bilhões). Essa abertura representa um passo para a fintech, que já vinha incentivando seus clientes brasileiros a investirem na empresa, ao promover uma ação de reserva de ações em sua plataforma, garantindo mais de 800 mil investidores em sua estreia na bolsa.

D – Agências e Consultorias

A Aberje está lançando o Guia de Fornecedores de Comunicação. Trata-se de uma plataforma de pesquisa de agências e consultorias, associadas à entidade. São mais de 230 tipos de serviços diferentes disponíveis para busca, organizados em nove categorias. Para as contratantes, serve como um canal ágil de consulta e contato direto de possíveis fornecedores. Já para as agências e consultorias, o Guia serve como uma vitrine de divulgação para geração de novos negócios. O Guia, com sua lista de possíveis fornecedores, pode ajudar a agilizar o processo de escolha e contratação de uma agência ou consultoria por parte das contratantes. Para mais informações, acesse: (https://www.aberje.com.br/guia-de-fornecedores/).

E – Aquisições e Parcerias

Em momento aquecido na logística internacional, a A.P. Moller – Maersk iniciou o ano com novidades no setor: o grupo fechou um acordo para adquirir a LF Logistics, empresa de logística contratada sediada em Hong Kong, focada em soluções e serviços de atendimento, e-commerce e transporte terrestre para clientes que atuam na região Ásia-Pacífico. O valor da transação é de US$ 3,6 bilhões. Além disso, a Maersk anunciou uma nova parceria estratégica firmada com a Unilever, na qual o grupo dinamarquês será responsável pelo gerenciamento operacional de transporte marítimo e aéreo internacional, trazendo mais agilidade à cadeia de suprimentos da Unilever, que atualmente cobre mais de 190 países ao redor do mundo (https://www.maersk.com/).

F – Direito e Sustentabilidade

A Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie promove o curso ‘Direito e Sustentabilidade: Desafios Contemporâneos’, que acontece entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Os encontros serão ministrados em inglês e espanhol. O curso será ministrado por Felipe Gómez Isa, da Universidade de Deusto, uma das principais Universidades na temática de sustentabilidade, tendo alcançado a 97ª posição mundial, segundo o renomado ranking Times Higher Education. Também presentes Laura Magalhães, da Universidade Rovira i Virgili da Espanha, e as professores Cláudia Costa e Ana Claudia Cardia da Faculdade de Direito. Inscrições: (https://www.mackenzie.br/educacao-executiva/universidade/direito/exchanging-hemispheres/direito-e-sustentabilidade-desafios-contemporaneos).

G – Recursos Educacionais

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) realiza uma nova chamada pública às empresas de tecnologia interessadas em integrar o Guia de Recursos Educacionais Digitais do Estado. Trata-se de um segundo ciclo de avaliação e seleção de conteúdos, ferramentas e plataformas, em formato digital, que devem facilitar, potencializar e apoiar as atividades de docentes, estudantes e gestores. O foco das tecnologias pode ser pedagógico ou administrativo e deve inserir-se em uma das linhas descritas no edital. As empresas interessadas em participar do segundo ciclo de avaliação podem se inscrever pelo site:
(www.guiadetecnologia.educacao.sp.gov.br).

H – Mercado Automotivo

A Karvi, marketplace que conecta concessionárias e compradores de carros, divulgou seus planos de expansão pelo país. A empresa conquistou presença em 8 cidades, chegando nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, além de São Paulo. A empresa chegou ao Brasil em 2019 e, já conquistou resultados em quase três anos de presença no país. No último trimestre, a Karvi apurou um crescimento de mais de 90% em suas operações e hoje foca em seu projeto de ampliação. A empresa está trabalhando na iniciação de seus serviços em Belo Horizonte e em Vitória. A meta é alcançar o total de 15 novas regiões até o final de 2022. A empresa está direcionando investimentos para Brasília, Fortaleza, Cuiabá e Rio. Saiba mais em: (www.karvi.com.br).

I – Produtos Digitais

Já está mais do que comprovada a importância das iniciativas em ESG (princípios de gestão ambiental, social e de governança). No entanto, colocar essas ações em prática, nem sempre é simples. Por esse motivo, a Seidor, consultoria global na área de negócios e inovação, e o Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, acabam de lançar o ‘ESG Open Corp’, um programa que vai selecionar empresas que queiram solucionar dores nos pilares do ESG para co-criar soluções tecnológicas com o apoio de startups. As inscrições para as empresas vão até 21 de janeiro e para startups (especialmente as ESGtechs e as Greentechs) até 25 de fevereiro. Os interessados devem se cadastrar em: (https://innovationlatam.com/ch/esg#opportunities).

J – Tarja Magnética

O Méliuz, empresa de tecnologia que conecta marcas e consumidores por meio do seu ecossistema que inclui marketplace e a oferta de serviços financeiros, acaba de anunciar mais uma inovação do Novo Cartão Méliuz. Com a bandeira Mastercard Platinum Internacional, o cartão será o primeiro do Brasil a ser emitido sem tarja magnética. A inovação incentiva o uso da função de pagamento por aproximação (contactless) e permite que o plástico tenha um design mais limpo e focado nas informações importantes, além de garantir mais segurança ao dificultar a clonagem do cartão. A tarja magnética começará a desaparecer dos cartões da Mastercard em 2024, em regiões como a Europa, onde os cartões com chip já são amplamente utilizados (www.meliuz.com.br).

K – Impressão e Conversão

Entre os dias 5 e 9 de abril, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a ExpoPrint & ConverExpo Latin America, a oportunidade para os players do mundo todo apresentarem as soluções desenvolvidas nos últimos três anos e nunca mostradas ao vivo. Profissionais de todo o mundo vão conferir equipamentos, insumos e softwares que vão transformar suas empresas e oferecer um cenário de lucratividade e eficiência. O maior evento de impressão das Américas será o reencontro entre os fornecedores das soluções que mais se destacam com os empresários que desejam fazer os melhores negócios. Mais informações e inscrições: (www.expoprint.com.br).