Negócios em Pauta 31/01/2023

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

A – Colégio paulistano é reconhecido pelo governo italiano

O Colégio Dante Alighieri, de São Paulo, obteve o reconhecimento oficial do governo italiano como “escola secundária de segundo grau”, o que garante a paridade com as escolas do sistema de ensino do país europeu. Segundo a instituição, “trata-se da realização de um antigo sonho, que buscava recuperar a certificação interrompida durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando o uso e o ensino da língua italiana foram proibidos”. Ao todo, são 43 colégios no exterior que possuem a chamada “paridade” de ensino, o que permite que os estudantes possam realizar o “Esame di Stato” na própria instituição, o que auxilia em processos seletivos de universidades da União Europeia. O Dante Alighieri foi fundado por migrantes italianos em 1921 (ANSA).

B – Novo Medicamento

A Eurofarma anuncia sua parceria com a empresa coreana HK inno.N para trazer a tecnologia de produção de um medicamento inovador, pertencente a uma nova classe, com novo mecanismo de ação e com eficácia superior, para o tratamento de problemas gástricos e esofágicos, que beneficiará pacientes com doenças como refluxo gastroesofágico, gastrite erosiva e úlcera gástrica. Entre os benefícios se destacam a eficácia e o rápido início de ação, de apenas 30 minutos. Pelo acordo, que tem caráter de exclusividade, a HK inno.N transferirá para a Eurofarma os direitos de fabricação, registro e comercialização do medicamento no Brasil, no Complexo Industrial de Itapevi. Outras informações: (https://www.inno-n.com/eng).

C – Favela Empreendedora

Entre os dias 17 e 19 de março, acontece no World Trade Center São Paulo (WTC), a Expo Favela São Paulo, organizada pela Favela Holding, e tendo como parceira social a Central Única das Favelas (CUFA). Serão três dias com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, debates, cursos, shows, filmes e desfiles. Mais de 50% da população de favela acaba se tornando empreendedor, seja por necessidade, vocação ou sonho. O objetivo é dar oportunidade para investidores conhecerem a genialidade que nasce nas favelas, fazer essa ponte para que novas tecnologias e serviços consigam investimentos, conhecimento e troca de ideias para que seus negócios ultrapassem as favelas que nasceram, e alcançar novas oportunidades. Mais informações: (https://expofavela.com.br/).

D – Professores de Inglês

No próximo dia 4 de fevereiro (sábado), das 09h às 17h, professores de inglês de todo o país poderão participar, gratuitamente, de um evento focado no desenvolvimento profissional de docentes. A iniciativa integra a programação da 11ª edição do Cultura Inglesa Colloquium, realizado pela Cultura Inglesa em parceria com a Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino superior especializada na formação de profissionais da área. Sob o tema “L.E.A.D. to Inspire, Innovate & Integrate”, terá como foco a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning e a Educação Bilíngue. Estão previstas plenárias e mesas redondas com grandes nomes do ensino de língua inglesa, além de talks e workshops. Inscrições: (https://www.
opendayfaculdade.culturainglesa.com.br/Entrada/Login?returnUrl=%2F
).

E – Usinas Solares

Mais três usinas solares fornecidas pela GreenYellow, com a capacidade instalada total de 14,2 MWp, passaram a integrar o programa “Energia da Claro”, iniciativa que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil. As unidades, localizadas nas cidades de Macaíba (4,46 MWp), no Rio Grande do Norte, Barra do Jacaré (2,36 MWp) e Ouro Verde (7,37 MWp), no estado de São Paulo, fazem parte de um contrato entre a operadora e a multinacional francesa. Segundo Marcelo Xavier, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil, até o fim do ano passado, a empresa já havia entregado à Claro nove usinas, que reúnem 48 MWp, produção anual de 123,1 GWh. Além disso, em 2023, a previsão é que sejam conectadas mais quatro unidades com capacidade instalada de 14,2 MWp. Outras kinformações: (https://www.greenyellow.com.br/).

F – Economia Criativa

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para a primeira missão de 2023 do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa, que busca impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o Estado. O destino será o SXSW, o maior evento de economia criativa do mundo, focado em temas como cinema, música, tecnologia e inovação, que acontece de 10 a 19 de março, em Austin, nos Estados Unidos. O CreativeSP vai selecionar até 10 empresas paulistas, que terão um reembolso máximo de US$ 3 mil, em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos. Saiba mais em: (https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx).

G – Toneladas de Alimentos

Mais de 29 mil brasileiros receberam ajuda alimentar graças ao sucesso da segunda edição da campanha “A paixão alimenta”, projeto de responsabilidade social da Fiat. Encerrada em dezembro passado, a iniciativa arrecadou 95 toneladas de alimentos. As doações foram recolhidas nos postos das mais de 500 concessionárias participantes de todo o país e distribuídas às famílias de várias cidades, comunidades locais e instituições parceiras. Parte dos alimentos foi destinada ao “Mesa Brasil Sesc”, rede nacional de bancos de alimentos mantida pelo Sesc. Sob o slogan “juntos, podemos transformar o mundo”, “A paixão alimenta” faz parte do guarda-chuva do pilar social do Fiat Comunità, programa que desde 2021 carrega a relevância social em seu DNA, para suporte à comunidade. A iniciativa é constituída por três pilares: Sustentabilidade, Diversidade e Social (ANSA).

H – Celulose in Vitro

A Superbac, empresa nacional pioneira no país em biotecnologia, conseguiu um feito significativo, que vai ampliar seu leque de opções de bioinsumos: patentear a produção de celulose in vitro – um processo inédito desenvolvido em conjunto com a Universidad de Antioquia (Colômbia). Com a concessão de patente obtida na Alemanha, a Superbac obtém o direito de explorar a tecnologia através da comercialização, cessão ou licenciamento no país onde ela foi concedida. A celulose compreende cerca de 33% de toda a matéria vegetal presente no planeta. Cerca de 90% do algodão e de 50% da madeira são celulose. O Brasil é o segundo maior produtor, sendo o primeiro na produção da celulose de fibra curta. Além disso, o país tem destaque na indústria do papel, estando entre os 10 maiores players globais (https://www.superbac.com.br/).

I – Mercado Farmacêutico

O varejo farmacêutico nacional vive um momento muito positivo. Segundo o Sebrae, mais de 29 mil farmácias foram abertas nos últimos três anos, sendo as micro e pequenas empresas responsáveis por 85% desses novos pontos de venda. São 191.689 farmácias e drogarias por todo o Brasil, incluindo filiais de grandes, médias e pequenas redes, estabelecimentos independentes, franquias, mercado magistral e farmácias públicas e comunitárias. O ano de 2021 teve o maior volume de inaugurações dos últimos dez anos, com 12.758 novos estabelecimentos. Em 2022, foram 6 mil, número menor que em 2021, mas ainda muito expressivo. Muitos estabelecimentos contam com consultórios que realizam atendimento clínico personalizado de pacientes”, conta Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca.

J – Estrutura Societária

Como parte da estratégia de crescimento, o Laticínios Bela Vista, dono da marca Piracanjuba, comunica que deixa de ser uma sociedade limitada (LTDA) para se transformar em sociedade anônima (S.A.), de capital fechado. A mudança faz parte do processo de estruturação e profissionalização da companhia, que está em constante expansão, em prol do fortalecimento das ações de governança corporativa e valorização do potencial humano. A alteração não acarretará nenhuma mudança na atual estrutura societária e se torna um marco importante para o futuro da organização que, atualmente, conta com 3,5 mil colaboradores diretos, sete Unidades Fabris e 12 Postos de Resfriamento, operando com capacidade produtiva de 6 milhões de litros de leite por dia (https://www.piracanjuba.com.br/).

K – Turismo Responsável

Estão abertas as inscrições para a WTM Latin America 2023, que acontece entre 3 e 5 de abril, no Expo Center Norte/SP, marcando a celebração dos 10 anos do encontro que, voltado ao fechamento de negócios, combina a oferta de conhecimento e conteúdo qualificado com o networking. Líderes e profissionais de turismo interessados no mercado latino-americano já estão confirmados para o evento que facilita a prospecção e o fechamento de negócios, além de destacar as principais novidades e tendências do setor. Em 2022, a WTM Latin America reuniu 20 mil pessoas para explorar a oferta dos 565 expositores e a programação dos três teatros temáticos. Inscrições: (https://www.wtm.com/latin-america/pt-br/inscricoes.html).