Negócios em Pauta 04/06/2020

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 03 de junho de 2020

A – Atuação no Marketplace

Donos de pequenos negócios interessados em ampliar presença em marketplaces contam com novo espaço exclusivo no Portal Sebrae. O comércio eletrônico é um processo irreversível, mais acessível a médias e grandes empresas. O site (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parcerias) reúne orientações e conteúdos sobre como as micro e pequenas empresas podem atuar no ambiente de varejo online de marketplaces. A iniciativa faz parte da contrapartida da instituição na parceria com o Magazine Luiza para apoiar pequenos negócios que, devido à crise, buscam a internet como canal de vendas para seus produtos e serviços.

B – Aldeia Indígena

A aldeia Tekoa Itakupe, localizada na Terra Indígena Jaraguá, no município de São Paulo, vem sentindo fortemente os efeitos da pandemia. Formada por 25 famílias e cerca de 80 indígenas, dos quais 20 crianças, a comunidade está isolada e impossibilitada de desenvolver suas atividades de turismo e venda de artesanatos para a geração de renda e sustento. Para mobilizar o maior número de pessoas em prol da aldeia Tekoa Itakupe, a Plana Vivências, agência de turismo de experiência, anuncia o lançamento de uma campanha para arrecadar mantimentos para a comunidade. O link para participar da campanha é (www.catarse.me/plana-itakupe).

C – Franquias e Redes

O cenário incerto causado pela pandemia evidenciou a necessidade de uma boa gestão das empresas para minimizar seus efeitos. Com o objetivo de ajudar empreendedores a organizar os negócios, o Grupo Bittencourt – consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de negócios – está oferecendo cinco cursos sobre gestão e liderança em franquias e redes de negócios. Os cursos, tradicionais no mercado de franquias, seguem o propósito da companhia de apoiar no desenvolvimento das empresas e de seus profissionais. Pela primeira vez as aulas acontecerão em formato totalmente online e ao vivo. Interessados devem preencher quesitos em (https://bit.ly/socialcursos) e serão selecionados conforme critérios definidos pela consultoria.

D – Mulheres do E-commerce

No próximo sábado (6), das 9h às 19h, acontece o MNE ON, evento 100% online promovido pelo movimento ‘Mulheres do E-commerce’. A iniciativa visa estreitar relações entre profissionais do setor, além de promover inovação e dar destaque a mulheres executivas, empreendedoras e demais figuras femininas que atuam comércio online, como Samantha Schwarz, gerente de e-commerce da Infracommerce, que vai ministrar uma palestra com o tema “Como você está transformando a experiência do seu consumidor?”. A discussão sobre o papel das mulheres no mercado é sempre importante, em especial em um segmento que cresce tanto, como o e-commerce. Para se inscrever, acesse: (https://www.sympla.com.br/mne-on-by-mulheres-no-e-commerce__855175).

E – 100 Novas Vagas

Mesmo diante da crise econômica, a everis , consultoria multinacional de negócios e TI, do Grupo NTT Data, tem aberto em média 100 vagas mensais para profissionais especializados em negócios e diferentes tecnologias, como Java, .Net, cloud, mobilidade, Data Analytics, Inteligência Artificial, realidade virtual e aumentada, entre outras. De janeiro até maio, a empresa já contratou 400 novos profissionais. A companhia investe fortemente também em treinamento e aperfeiçoamento de seus colaboradores, para que estejam sempre atualizados em termos de novas estratégias de gestão e de negócios, bem como em relação à novas tecnologias. Para obter informações sobre as vagas abertas, acesse: (http://bit.ly/everisBrasilVagas).

F – Educação Executiva

Estão abertas as inscrições para o Insper Live Learning, novo projeto de Educação Executiva do Insper. Oferecidos em ambiente remoto, em uma plataforma digital, os cursos abordam temas pertinentes para a fase de quarentena ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Seu formato dinâmico garante interações ao vivo com os docentes e networking entre alunos. A série terá quatro cursos: Produtividade e Gestão de Custos; Cenários Estratégicos e Resiliência das Organizações; Resiliência na Liderança e; Liderança de Equipes Remotas. Todos os cursos oferecem certificados digitais. Para saber mais acesse: (http://www.insper.edu.br/cursos-online/).

G – Doações de Portos Privados

Uma corrente de solidariedade se formou entre os portos privados brasileiros. Empresas que operam no setor doaram, R$ 418,9 milhões para o combate à Covid-19. Os números são da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) que realiza um trabalho de compilar informações e ações de prevenção dessa rede formada por seus associados. As empresas ligadas à ATP também foram responsáveis pela disponibilização de 400 novos leitos para atender pacientes, 5 milhões de testes para a Covid-19, produção de 6,5 mil respiradores, distribuição de mais de 17 milhões máscaras de proteção e mais de 170 mil litros de álcool 70%, além da doação de Itens como termômetros, luvas, aventais, toucas, roupas, kits de higiene e refeições. Saiba mais: (www.portosprivados.org.br).

H – Maratona Nacional

A Universidade Federal de Goiás está com inscrições abertas para o 1º. Ideathon Lab – Soluções Inovadoras de Prototipagem para Saúde, maratona online, para maiores de 18 anos de todo país, não apenas estudantes. A iniciativa, no âmbito da Campus Party Goiás, busca incentivar o desenvolvimento de protótipos de soluções inovadoras, e irá selecionar e premiar os que apresentarem maior viabilidade de aplicação em eventos de risco à saúde pública como a COVID-19. O objetivo também é o de contribuir com a disseminação da “cultura maker”. Mais informações/inscrições (www.cei.ufg.br).

I – Vagas na Área de TI

A Porto Seguro busca profissionais no mercado para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). São 47 vagas disponíveis, para admissão em cargos, como: estagiário, analista de sistemas e suporte técnico, arquiteto de TI, especialista de BI, coordenador de desenvolvimento de sistemas e de segurança da informação, gerente de sistemas – soluções digitais, entre outras funções em diversos níveis para atuação em São Paulo. Os perfis a serem contemplados são variados. “Buscamos profissionais que gostem de desafios, que queiram aprender e surpreender, contribuindo para o futuro da organização”, destaca Carolina Zwarg, diretora de RH da empresa. Interessados podem se cadastrar em: (https://www.portoseguro.com.br/
fale-conosco/trabalhe-conosco/vagas
).

J – Criação de Abelhas

Está no ar o primeiro curso on-line e gratuito sobre criação de abelhas sem ferrão, colaboração entre a Embrapa Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). O Curso de Meliponicultura está disponível na plataforma (http://www.embrapa.br/e-campo), com linguagem acessível, rico em imagens e demonstrações práticas. As videoaulas vêm atender ao interesse crescente pela criação de abelhas sociais nativas do Brasil. Elas são dóceis – pois não têm ferrão – e podem ser criadas como hobby, mesmo em casa e centros urbanos, ou para fins comerciais, já que produzem méis especiais – alguns com grande valor de mercado.

K – Jogos e Apps

Hoje (4), começa a terceira onda de cursos do Samsung Ocean, programa de inovação e capacitação aplicado pela Samsung. As atividades serão realizadas online e podem ser acessadas gratuitamente. Para isso, é preciso apenas fazer inscrição no site (www.oceanbrasil.com). A grande novidade da terceira onda do Ocean está na presença de oficinas práticas de criação de jogos 2D e desenvolvimento de aplicativos Android. Os cursos começam nesta segunda quinzena, com módulos mais introdutórios e vão se aprofundando a cada semana. Os conteúdos de Android devem seguir até o fim do próximo mês e envolvem web services, banco de dados, GPS e outras áreas no desenvolvimento de software.