Negócios em Pauta 05/10/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 04 de outubro de 2022

A – Veículo de 7 eixos movido a gás para transporte terrestre

A CMPC tornou-se pioneira no Brasil ao realizar o transporte de produtos em veículo a gás natural (GNV). A primeira viagem nacional feita por um caminhão de 7 eixos movido por esse combustível levou uma carga de celulose da unidade de Guaíba/RS até um dos clientes da companhia, localizado na cidade de Limeira/SP. Com capacidade para carregamento de até 39 toneladas, a novidade proporciona uma opção mais sustentável para atender as rotas que a CMPC opera no país. Em comparação a veículos similares movidos à combustão (óleo diesel), o caminhão apresenta uma redução de 17% na emissão de CO2 e diminuição de 95% na geração de material particulado (proveniente da queima do combustível). A companhia já estuda implementar mais veículos com essa característica e expandir a frota. Outras informações: (https://www.cmpc.com.br/).

B – Acolhimento de Famílias

A ACNUR e a organização parceira Aldeias Infantis SOS iniciaram o acolhimento de famílias afegãs recém-chegadas ao Brasil. A primeira é composta por mãe, pai e três filhos que chegaram ao País com o visto humanitário. Já há mais de 2 mil afegãos no Brasil com este visto. O equipamento gerido por Aldeias Infantis SOS está localizado em Poá, na Grande São Paulo. Além da estrutura de moradia digna, o espaço disponibiliza acesso à internet, alimentação e outros serviços complementares, que são fundamentais ao processo de integração local. A parceria entre ACNUR e Aldeias Infantis SOS, já acolheu mais de 4 mil pessoas venezuelanas, que chegaram ao país nos últimos quatro anos e foram interiorizadas para diferentes cidades e estados brasileiros. (www.aldeiasinfantis.org.br).

C – Importação e Exportação

A partir de agora, empresas certificadas como operadores econômicos autorizados — OEA no Brasil — poderão exportar produtos com mais agilidade e menos burocracia para os Estados Unidos. O acordo de reconhecimento mútuo – ARM foi assinado em Washington, após sete anos de tratativas entre a Receita Federal e a aduana americana. Para Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, o acordo faz com que os dois países oficializem a parceria entre seus programas de operador econômico autorizado. As alfândegas das duas nações agora reconhecem empresas que cumprem os critérios estabelecidos. Com isso, essas companhias podem usufruir dos benefícios oferecidos pelo acordo, como mais rapidez e segurança durante a movimentação de cargas no comércio internacional. Saiba mais em: (https://www.logcomex.com/).

D – Indústria Automotiva

A 28ª edição do Congresso AutoData perspectivas, maior e mais tradicional evento da indústria automotiva, acontecerá no formato online, entre os próximos dias 24 e 28. Mais de 30 executivos do setor estarão reunidos para discutir, iluminar o futuro e projetar as principais tendências do segmento. Será uma experiência incomparável, que fornecerá muito conteúdo, insights e inspiração para planejar 2023 com assertividade. Estão confirmados nomes importantes, como Pablo Di Si; Márcio de Lima Leite; Ricardo Gondo; Antonio Filosa; Daniel Rojas; João Oliveira Aksel Krieger; Marco Rangel; Raul Germany; Cláudio Sahad; entre outros palestrantes. Informações e inscrições: tel. (11) 93372.1801 ou através do e-mail ([email protected]).

E – Promoção de Produtos

Nesta semana em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, tem início a MPE Week, um movimento do Banco do Brasil que tem a finalidade de apoiar as micro e pequenas empresas e fomentar o crescimento de parceiros e clientes. Qualquer empresa, cliente ou não do BB, poderá promover seus produtos e serviços na plataforma digital criada especialmente para a MPE Week. O Banco fará a divulgação das ofertas para mais de 26 milhões de clientes. A ação acontece em duas fases. A primeira, de 3 a 14 de outubro, é o momento de cadastramento das empresas e suas ofertas exclusivas para a MPE Week no Portal do BB, pelo endereço (ligapj.com.br/mpeweek). A segunda fase vai de 17 a 28 de outubro, quando acontece o convite ao público para aproveitar as vantagens em duas semanas repletas de ofertas imperdíveis.

F – Parceria Sustentável

Pela primeira vez na história, a Oktoberfest contará com um plano de ações sustentáveis para redução do impacto ambiental. O evento, que está em sua 37ª edição, prevê a valorização de aproximadamente 2 milhões de copos plásticos descartados nos 19 dias do festival – que começa hoje (5) e vai até o dia 23, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. A iniciativa tem o apoio da Veolia, líder global em soluções de gestão de água, resíduos e energia para cidades e indústrias, que este ano tornou-se parceira sustentável do evento. Estima-se que cerca de 150 toneladas de resíduos sejam geradas durante o evento e 100% deles terá uma destinação ambientalmente correta.

G – Plástico 100% Reciclado

O iti, banco digital do Itaú Unibanco, anuncia o lançamento do primeiro cartão brasileiro feito com plástico 100% reciclado, em parceria com a Idemia, empresa líder mundial em emissão de cartões de pagamento. O banco digital já oferece cartões com material 85% reciclado e, ainda este ano, todos os novos pedidos de cartão da conta iti serão emitidos com o material totalmente reciclado, sem nenhum custo para o cliente. O novo cartão manterá os atributos de acessibilidade visual já presentes nas versões físicas dos outros cartões iti, como a escrita em braile e o recorte lateral para identificar o lado que deve ser inserido nas maquininhas.

H – Revista 29Horas

Uma nova edição da Revista 29HORAS está disponível para retirada gratuita nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos de Congonhas (São Paulo/SP), Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ) e Viracopos (Campinas/SP). As três edições diferentes de outubro destacam em suas capas entrevistas exclusivas com o brilhante cantor e compositor Nando Reis, com Caito Maia, CEO da descolada marca de óculos e acessórios Chilli Beans, e com Estevan Sartoreli, CEO da Dengo, marca que produz os refinados e cobiçados chocolates bean to bar. Todas as edições da Revista 29HORAS podem ser conferidas na íntegra no site: (https://www.29horas.com.br/revista-online).

I – Tecnologia e Inovação

Prepare-se para uma experiência incrível de aprendizados, desafios e colaboração
Com as tecnologias digitais em plena aceleração, o futuro dos serviços financeiros convergirá para a hiperconectividade e será criado por quem se antecipar às necessidades de amanhã, enquanto atende às prioridades do mundo atual. Abraçar a inovação é o caminho para o sucesso. Se você tem uma ideia para revolucionar o setor, participe do ‘Hackathon Embedded Finance – Desafio 2022’. Para transformá-la em um protótipo funcional, você terá acesso a uma sandbox com as nossas APIs financeiras. Recomendamos um time de: 2 desenvolvedores; 2 estrategistas; 1 marketing; e 1 designer. Informações e inscrições no link:
(https://rd.mittechreview.com.br/hackathon-embedded-finance).

J – Fomento à Leitura

Entre os dias 3 e 6 de novembro, na cidade mineira de Tiradentes-MG, acontece a 3ª Feira Literária de Tiradentes (FLITI), um encontro de grande autores e temas. Objetiva popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor. A população terá acesso a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros. O evento será em homenagem ao conjunto da obra do escritor e ilustrador Ziraldo e a celebração dos seus 90 anos de idade. A realização da Feira destaca-se como um espaço para apresentações artísticas e culturais, tais como: espaço para autógrafo, ciclo de palestras, contações de histórias, apresentações culturais e eventos artísticos literários paralelos. Mais informações: 21 96404-9863 @flitifeiraliterariatiradentes.

K – Uso do Etanol

A Stellantis, em parceria com o FIEMG Lab, promove a segunda edição do programa de inovação aberta que objetiva testar novas tecnologias que atuem na solução dos desafios propostos pela empresa que é líder global e fornecedora de soluções de mobilidade limpa, conectada, acessível e segura. O tema do desafio é “Como incentivar o uso do etanol em carros flex?”, que busca encontrar soluções tecnológicas para incentivar o abastecimento com etanol e quebrar os mitos relacionados à sua utilização. Busca também encontrar maneiras de obter dados relacionados à escolha do consumidor quanto ao combustível durante o abastecimento de veículos flex das marcas Stellantis. Mais informações e inscrições: (https://fiemglab.com.br/challenge/stellantis-2022/).