Negócios em Pauta 05/01/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 04 de janeiro de 2022

A – Ferrari divulga logotipo de 75 anos

A Ferrari acaba de divulgar o logotipo que usará em homenagem ao seu aniversário de 75 anos. A empresa de Maranello usou os próprios trabalhadores para lançar o design do novo logo. Na gravação, eles destacaram as palavras “paixão”, “orgulho”, “excelência” e “trabalho em equipe”. Em 1947, poucos anos depois do fim da II Guerra Mundial, Enzo Ferrari fundou uma pequena empresa em Maranello, na região da Emilia-Romagna, com o objetivo de construir carros de corrida. O primeiro modelo lançado foi o 125 Sport, que tinha um motor V12 de 1,5 mil cilindradas. Desde o lançamento do carro e os primeiros sucessos da Ferrari nos circuitos, a empresa italiana viu sua comunidade de fãs e clientes aumentar cada vez mais, tendo se tornado um ícone no país europeu e no mundo (ANSA).

B – Mais Médicos

O Ministério da Saúde publicou edital que oferta 4.600 vagas para o programa Médicos pelo Brasil, que substituirá gradativamente o Mais Médicos. São 4.057 vagas para médicos bolsistas, e 595 para tutores. A banca examinadora da prova será do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação). Podem participar os profissionais com registro regular no CRM. A contratação será feita por CLT. O salário base é de R$ 12.600, ampliado por benefícios. Inscrições: (https://www.ibfc.org.br/).

C – Cachorros na Praia

Começou a valer em Santos a lei que autoriza cães na praia em um projeto-piloto, com área delimitada e uma série de regras. O município será o primeiro do estado de São Paulo que terá praia que aceita estes animais, ou seja, pet friendly. As regras definem o local do projeto-piloto, os horários em que serão permitidas a presença dos cães, além de outras medidas. Os cães deverão estar identificados por coleira ou plaqueta própria, constando o nome e o telefone de seu tutor, ter a carteira de vacinação atualizada e comprovante de vermifugação. Necessária a presença de seu tutor maior de idade, comportamento sociável do animal e que ele não esteja no período de cio ou pré-cio. O tutor será obrigado a recolher as fezes de seu cão e descartá-las em local apropriado (ABr).

D – Mercado da Construção

O maior Programa de Inovação para a construção civil, o Vedacit Labs, está com inscrições abertas para o 5º ciclo de aceleração. As participantes, além de receberem investimento para custeio dos pilotos, também contam com uma rede de mentoria referência de mercado e conexões com parceiros e fornecedores. Tudo isso com a chancela da Trutec. O Programa busca construtechs e proptechs que atendam os seguintes desafios: Sustentabilidade; Tecnologias para execução; Uso, operação e manutenção das edificações; Conecte sua startup. Para a seleção serão avaliados: potencial de mercado, tecnologia utilizada, maturidade do plano de negócios e perfil dos empreendedores. Mais informações, acesse: (https://trutec.com.br/vedacitlabs/).

E – Indústria Ferroviária

Na publicação Maiores e Melhores do Transporte, da OTM Editora, a Greenbrier Maxion conquistou a 1ª colocação na categoria Indústria Ferroviária; na 21ª edição do Anuário Valor, alcançou no segmento Veículos e Peças o 6º lugar entre as 10 melhores. Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a Greenbrier Maxion é formada pela união das empresas norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail Inc., além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Hortolândia, com mais de 78 anos de atuação, é considerada a maior operação ferroviária da América do Sul, com capacidade de produção moderna e expertise em projetos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação e modernização de vagões e seus componentes. Saiba mais: (www.gbmx.com.br).

F – Malha Aérea

As companhias aéreas nacionais registraram, em dezembro último, média de 2.036 decolagens diárias, ou 85,3% da malha doméstica que operavam no início de março de 2020, quando haviam em torno de 2,4 mil partidas diárias, época em que a pandemia ainda não havia afetado o setor. É o melhor resultado em 21 meses, desde abril de 2020, quando a oferta diária de voos encolheu para 6,8%, ou apenas 163 voos por dia. “Esses dados mostram a resiliência das companhias aéreas brasileiras, apesar das dificuldades geradas pela pandemia e da alta do querosene e dos constantes recordes de cotação do dólar em relação ao real, já que mais de 50% dos custos do setor são dolarizados”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. Segundo ele, a normalidade da operação aérea deverá ser verificada em março ou abril de 2022.

G – Venda Direta

A Pernambucanas, marca varejista nacional e pioneira em inovações, acaba de ingressar em um novo modelo de vendas. A partir de agora, qualquer pessoa poderá se tornar um Revendedor Pernambucanas, ou seja, um vendedor direto dos produtos comercializados pela marca. A iniciativa tem o compromisso de apoiar as famílias brasileiras, colaborando com novas frentes e oportunidades de renda extra, especialmente diante desse momento delicado que o país vem enfrentando. Todos os produtos podem ser comercializados pelos revendedores, além dos produtos e serviços da fintech Pefisa, braço financeiro da marca. Os ganhos financeiros podem chegar a 15%, correspondente ao tipo de produto e volume vendido. Saiba mais em: (www.pernambucanas.com.br).

H – Mentoria para Mulheres

O Instituto Vasselo Goldoni, instituição que promove programas de ação social com a missão de incentivar e difundir a equidade de gênero, a sororidade, a reintegração e o respeito à diversidade, está lançando uma nova versão de sua mentoria colaborativa gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade. Edna Vasselo Goldoni, fundadora do Instituto, explica que o programa foi ampliado para atender mais cem mulheres por edição. “Por este motivo estamos chamando de Mentoria 5.5.5, pois serão cinco edições, com cinco horas de mentoria e 500 mulheres atendidas”, enumera. “Isso significa que serão 2,5 mil participantes por ano”, completa. Toda essa estrutura é oferecida gratuitamente para as participantes. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site (www.institutoivg.com.br).

I – Relações Internacionais

A Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, do campus de Marília (SP), realiza a sexta edição do Encontro de Pesquisa em Relações Internacionais nos próximos dias 19, 25 e 27, no formato virtual. O evento tem como finalidade promover a oportunidade para que estudantes de graduação e de pós-graduação apresentem seus trabalhos de pesquisa, ao mesmo tempo em que também possam debater e refletir sobre a pesquisa na formação acadêmica e profissional na área de Relações Internacionais. Interessados podem se inscrever pelo site (https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp) e enviar trabalhos até dia 10. O encontro será transmitido a partir das 9 horas, pelo canal da Unesp de Marília no YouTube.

J – Vagas Remanescentes

Estão abertas, até o próximo dia 20, as inscrições para o Vestibular Simplificado da Faculdade Canção Nova (FCN), em Cachoeira Paulista. São 10 vagas remanescentes em cada um dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Administração e 20 vagas no curso de Teologia. A prova será online, no dia 22, das 8h às 10h, e consistirá de uma redação. Para o processo simplificado, não serão aceitas as notas do Enem e as inscrições permanecem gratuitas. No link (https://www.fcn.edu.br/bolsas-e-convenios/) estão disponíveis informações sobre as oportunidades de convênio com empresas, descontos especiais e até Bolsa de Estudo Integral (100%) oferecidas pela FCN.

K – Dinheiro Digital

Com financiamentos provenientes das taxas de transação de uma moeda digital, a EnyCoin (ENY), foi dada a largada para a construção da primeira usina de energia fotovoltaica do Brasil com recursos de criptomoedas, em Itaobim/MG. O ativo, representando uma geração renovável, é visto como uma tendência que deve se intensificar a cada dia, por oferecer retorno financeiro em curto e longo prazo e menor risco que as fontes fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, todos oriundos da decomposição de seres vivos, que trazem a poluição ambiental. A prerrogativa é que, quanto mais se compra a ENY, mais ela será valorizada, um incentivo natural para a descarbonização, a mitigação do aquecimento global e a produção de energia limpa. Saiba mais: (https://energypay.myeedc.com/)