Negócios em Pauta 04/07/2019

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 03 de julho de 2019

A – Cursos Online e Gratuitos

O Arduino é uma placa de circuito com funcionamento semelhante ao de um pequeno computador, ou seja, uma plataforma de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar. O equipamento pode ser usado para controlar robôs, luzes e outros dispositivos eletrônicos. A plataforma “Code IoT”, iniciativa da Samsung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, oferece gratuitamente o curso “Eletrônica: conceitos e componentes básicos” – que mostra o funcionamento de um circuito elétrico – além de outros temas para os interessados em tecnologia objetivando incluí-la como disciplina em sala de aula. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em: (http://www.codeiot.org.br/).

B – Produtos para Casa

A Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes firmou com a Apex-Brasil um convênio para a internacionalização das empresas associadas fabricantes do segmento Casa. O programa setorial visa incentivar e apoiar as empresas através do aporte continuado de inteligência comercial e competitiva internacional. Cria alternativas de promoção comercial e propõe a participação no mercado internacional de produtos de decoração, mesa posta, utilidades domésticas e linha têxtil decorativa. As empresas receberão orientações para as escolhas dos mercados internacionais em que irão atuar ou que pretendem expandir suas atuações. Mais informações em: (www.abup.com.br).

C – Wine Show

A International Wine Show, evento de degustação de vinhos do mundo, realiza sua sexta edição no próximo dia 20 (sábado), das 15h00 às 21h00, no 4º andar do Centro de Convenções Frei Caneca. São cerca de 300 rótulos, nacionais e importados, dos principais países produtores de vinho. Tintos, brancos, rosés e espumantes poderão ser degustados e comprados com descontos especiais no evento. O evento conta com 50 stands de importadoras e vinícolas selecionadas. Será servido um Buffet com mesa de antepastos, queijos variados e pães. Também acontece a palestra de Tasting Taças Riedel, que irá mostrar a diferença que o tipo de taça faz ao vinho, seja pelo formato ou pelo material (www.emporiofreicaneca.com.br).

D – Inovação em Saúde

Ficar por dentro do que existe de mais inovador em saúde nos dias de hoje, por meio de palestras e cases das principais referências nacionais e internacionais, é o que promete o III Encontro Internacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, no dia 10 de setembro, das 8h às 20h. Voltado para empreendedores, investidores, líderes e profissionais de instituições de saúde, setores público e privado, é considerado o mais importante de empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil. A iniciativa objetiva fortalecer a interação entre lideranças do setor de saúde e tecnologia, investidores, hospitais de referência, órgãos públicos e empreendedores, em escala global. Informações: (http://encontroempreendedorismo.inovaeinstein.com.br/ingressos/).

E – Horta Escolar

A Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, patrocina o Projeto Horta Escolar, da ONG Conexão, que promove o plantio e colheita de hortas para incentivo da alimentação saudável nas crianças de escolas públicas. O projeto, que está em 14 escolas da rede pública municipal da cidade de Itapevi, é resultado do Programa Conexão Escola, que surgiu junto com os Objetivos da ONU, que possui metas para promoção de saúde e bem-estar no mundo. Desde 2014, o Projeto Horta Escolar já impactou mais de 6 mil alunos e plantou 14 mil mudas.

F – Mercado de Impressão

O mundo está cada vez mais digital, mas a impressão em papel está longe de acabar. No primeiro trimestre, foram vendidas 633.371 máquinas – entre impressoras (51.665) e multifuncionais (581.706) -, apenas 1,5% a menos do que no mesmo período do ano passado, e 34,4% a mais do que no quarto trimestre de 2018, o mais fraco daquele ano. Os dados são da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de TI e Telecomunicações e fazem parte do estudo IDC Quarterly Hardcopy Tracker Q1/2019 que acaba de ser divulgado. Mais informações, visite (www.idc.com).

G – Amargos Puros

O Brasil está no pódio de uma das competições mais importantes de chocolate do ano. O International Chocolate Awards Americas 2019 divulgou acaba de divulgar os melhores chocolates das Américas do Norte, Central e Latina. Dentre centenas de competidores, a Nugali, de Pomerode/SC, foi a única marca brasileira premiada na categoria amargos puros, considerada a mais importante do segmento. Os produtos Amargo 70% da Linha Premium e Cacau em Flor 70% receberam a medalha de bronze. Já são dez medalhas da marca nos últimos quatro anos. A premiação aconteceu na cidade de Hoboken, em New Jersey. Saiba mais em: (https://www.nugali.com.br/).

H – Pós para Estrangeiros

O Programa Alianzas para la Educación y la Capacitación, uma iniciativa da OEA em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, oferecerá 513 bolsas de mestrado e doutorado para estrangeiros estudarem no Brasil. A previsão é que as atividades comecem no segundo semestre de 2020. O candidato deve ser residente de qualquer um dos estados membros da OEA e não pode ter recebido qualquer auxilio da organização ou do governo brasileiro anteriormente. Os selecionados receberão bolsas no valor de US$ 1.200, além de subsídio para algumas despesas pessoais. Os benefícios estarão disponíveis por até 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado (www.oas.org/es/becas/brasil.asp).

I – Atividades Robóticas

O Instituto Mauá de Tecnologia sediará a palestra Atividades Robóticas na Educação Japonesa no próximo dia dia 17, 9h às 11h30. O professor do Instituto de Tecnologia Nishinippon, Yasunori Takemura, e o professor Yoshifumi Matunaga, do Colégio Técnico de Oita, falarão sobre como as atividades relacionadas a robôs são aplicadas na educação japonesa e o nível dessa tecnologia e suas tendências no Japão. O evento é destinado aos estudantes universitários relacionados à luta de sumô de robôs e tecnologia de robôs, profissionais de instituições de ciência e tecnologia e alguns grupos da sociedade nipo-brasileira. Mais informações: https://maua.br/graduacao/atividades-eventos/atividades-roboticas-educacao-japonesa).

J – Desafios Reais

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Vallourec Open Brasil, programa que seleciona startups aptas a desenvolver projetos em conjunto com as empresas Vallourec no Brasil. Podem participar startups de base tecnológica do Brasil, e as interessadas deverão preencher o formulário no site (www.vallourecopenbrasil.com.br) até o dia 1º de agosto. O processo de seleção terá quatro etapas com a possibilidade de uma fase extra, em caso de empates técnicos entre startups. As selecionadas na primeira fase serão anunciadas no dia 12 de agosto. A edição de 2019 tem como tema a automação de atividades operacionais com foco em ganho de produtividade.