Negócios em Pauta 04/06/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 03 de junho de 2021

A – Certificação Bandeira Azul

A temporada de verão de 2021/2022 no Brasil deve ter um aumento no número de praias e marinas certificadas pelo Programa Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. A informação foi divulgada após avaliação do Júri Nacional da premiação, que contou com a participação do Ministério do Turismo. Ao todo, 28 Bandeiras Azuis foram pré-aprovadas, sendo 22 praias e 6 marinas, o que representa um aumento de 16% em relação ao ano passado, quando 24 locais foram premiados. O objetivo do Programa é elevar o grau de participação e de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental. Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br).

B – Por um Mundo Melhor

O Centro Brasil Design lançou o primeiro prêmio de design com impacto positivo, acessível e direcionado para um público que vai além do universo usual do design. O “Design for a Better World Award” objetiva identificar, reunir e premiar ideias transformadoras, dar voz e visibilidade aos envolvidos na criação de soluções de impacto positivo. A ideia é promover e multiplicar as boas soluções a fim de que alcancem mais lugares e impactem o maior número de pessoas. O prêmio é direcionado às pessoas, aos negócios, startups e organizações que contribuem com soluções para transformar o mundo. Todos podem apresentar iniciativas que visem a um mundo melhor. O foco em cinco áreas: Design, Comunicação, Arquitetura e Construção, Cidades e Maker Kids, para jovens de seis a 18 anos. Inscrições: (www.cbd.org.br/dfbwaward).

C – Novos Canais de Venda

A Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação, oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia, busca parceiros de negócio no Brasil para ampliar sua capilaridade. A meta da companhia é um crescimento de 20% no volume de vendas no atual ano fiscal. O Select Partner Program é o programa global da Fujitsu em operação na América do Sul, que visa garantir a qualificação dos parceiros da marca. O programa é gratuito e oferece uma gama de ferramentas e recursos para impulsionar seus negócios com a Fujitsu, desenvolver sua experiência e ajudar seus clientes a dar o próximo passo em sua jornada de transformação digital. Para mais informações e registro: (https://www.fujitsu.com/br/microsite/spp/index.html).

D – Gestão de Pet Shop

Motivos não faltam para quem deseja empreender no mercado pet. As oportunidades vão desde pet shop, em diversos formatos, a serviços específicos voltados à saúde e à alimentação animal. Todavia, milhares de pequenos empresários não sabem como lidar com a gestão do negócio. Com o objetivo de ajudá-los a buscar soluções mais eficazes, o Grupo Brasil Pet lançou o podcast e o videocast “Papo Pet”. Os temas abordam, de forma objetiva e descomplicada, questões relacionadas à gestão financeira, ações de marketing, projeto da loja ou da clínica veterinária e também sobre a LGPD. O primeiro episódio sobre “Gestão de Pet Shop e Clínica Veterinária” já está no ar e pode ser conferido no Instagram (@rodrigo.albuq) e também no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=4FoTShRUjtg). A cada 15 dias, um novo episódio será divulgado.

E – Unidos pela Vacina

A Brasilux, uma das maiores fabricantes de tintas do País, acaba de confirmar sua adesão ao movimento Unidos Pela Vacina, com a doação de câmaras frias para armazenamento de vacinas à Prefeitura de Matão/SP, onde estão localizadas três, das 5 fábricas da empresa. O movimento surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, para agilizar o processo de vacinação em massa contra o novo coronavírus, no Brasil. Ao todo, a Brasilux doará seis câmaras, sendo quatro de 280 litros e duas câmaras de 420 litros que, juntas, refrigerarão um total de 104 mil doses da vacina. A ação beneficia diretamente o município de Matão (SP) que tem uma população estimada de 83 mil habitantes. Os equipamentos são de última geração e certificados pela Anvisa.

F – Redução do Plástico

Melhor plástico, menos plástico e nenhum plástico. É com base nessa diretriz que a Unilever tem feito esforços conjuntos, com o envolvimento de diferentes áreas e de todas as suas marcas de higiene pessoal, cuidados com a casa e alimentos, para reduzir à metade, até 2025, o uso do plástico de uso único. Oferecer ao mercado embalagens seguras e sustentáveis, que sejam recicláveis e que tenham pelo menos 25% de resina de plástico pós-consumo, também faz parte dos compromissos assumidos pela multinacional. De 2017 para 2019, a companhia incluiu 14% mais resina de plástico pós-consumo de embalagens. No total, a Unilever devolveu para a economia na forma de plástico reciclado quase 11 mil toneladas de resina pós-consumo. A quantidade é equivalente a 68 aviões Airbus A380F Cargo. Outras informações: (www.unilever.com.br).

G – Atuação do MPT

Com o objetivo facilitar o acesso e a difusão de informações sobre atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o país, a instituição lança o novo informativo Radar MPT. O boletim será enviado todas as sextas-feiras para e-mails cadastrados em lista de transmissão e reunirá seleção semanal das principais notícias publicadas no site (www.mpt.mp.br). O conteúdo engloba a atuação institucional da das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho e 108 Procuradorias do Trabalho nos Municípios em temas como meio ambiente do trabalho, trabalho análogo à escravidão, trabalho infantil, eliminação da discriminação no trabalho, liberdade sindical, fraudes trabalhistas, regularização da administração pública e trabalho portuário e aquaviário. A primeira edição será enviada nesta sexta-feira (4). Para fazer o cadastro, envie um e-mail para ([email protected]).

H – Programa de Estágio

A Dow abriu as inscrições para o seu programa de estágio “Jump to the Future 2021”. Estudantes de todo o país poderão se candidatar para uma das 28 vagas disponíveis. O programa trabalha com o slogan “Gente que muda o futuro” e tem a ambição de recrutar, selecionar e desenvolver talentos negros, mulheres e pessoas com deficiência na organização. Há vagas para serem preenchidas nas unidades da Dow em Breu Branco/PA, Hortolândia, Jundiaí, Santos Dumont/MG e São Paulo. A empresa avançou ainda mais na adoção de critérios inclusivos para programa de estágio e abriu portas para que novos perfis de talentos tivessem oportunidades na companhia. As inscrições vão até o próximo dia 22, pelo site do Eureca: (https://bit.ly/3fX60GS).

I – Retirada em Lojas

O serviço ‘Pegue na Loja Hoje’ teve aumento de 363% na Americanas no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Parte das iniciativas O2O (online-to-offline) da companhia, a opção permite que o cliente compre do sortimento das mais de 1.700 lojas físicas da Americanas pelo app ou site e retire na unidade de sua preferência no mesmo dia, com frete grátis. A iniciativa registrou 1,4 milhão de pedidos no período, sendo 55% alavancado pela Páscoa. O resultado representa a aceleração de novos comportamentos de consumo na pandemia e está em linha com a ampliação das iniciativas que conectam o mundo físico e o digital para oferecer ainda mais conveniência e diferentes modalidades de entrega rápida.

J – Ofertas de Voos

Após adequações em sua malha aérea de abril e maio devido ao agravamento da pandemia, a GOL Linhas Aéreas anuncia o aumento da oferta de voos para o mês de junho, em razão da expectativa de acréscimo da demanda por viagens durante a alta temporada de inverno. No total, serão 300 voos diários, um incremento de 36% em relação a maio – número que, em etapas, chegará a 400 decolagens ao dia no final do mês. São mais de 54 mil assentos disponibilizados diariamente. Esse movimento ascendente destaca as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador, respondendo por 62% da sua capacidade de decolagens previstas para o mês. Além disso, a GOL reabre em junho 7 bases aéreas regionais que estavam suspensas: Caldas Novas, Campina Grande, Caxias do Sul, Londrina, Montes Claros, Sinop e Uberlândia.

K – Capacitações Gratuitas

O programa ‘Brasil Mais’ entra em uma nova fase. Nesta etapa, que terá início no próximo dia 28, o Sebrae Rio capacitará 750 micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, com consultorias 100% gratuitas presenciais e on-line. O programa terá duração de quatro meses e a meta é elevar a produtividade das empresas, por meio do aumento do faturamento e da redução de custo. No primeiro ciclo foram atendidas 600 empresas. Até o fim de 2022, a meta é atender 3,3 mil pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro. O programa se baseia em quatro pilares: problema, solução, implantação e avaliação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: (https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-captura-brasil-mais).